Pix desperta interesse externo e pode se tornar global

(Bloomberg) — O sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central rapidamente se tornou um sucesso nacional, com mais de 160 milhões de usuários desde que foi lançado no final de 2020. Agora o plano é torná-lo global.

Com autoridades do G-20 reunidas em São Paulo esta semana, o Banco Central está discutindo como tornar os pagamentos internacionais mais rápidos e mais baratos, e considera o Pix como parte da resposta.

O Pix já supera cartões de crédito e débito como forma de pagamento preferida no país, despertando interesse na América Latina, Europa e África, onde autoridades tentam compreender a chave para a popularidade da plataforma.

pix desperta interesse externo e pode se tornar global

Brazil Central Bank Expected to Deliver Fourth Rate Cut

O Banco Centra estuda acordos para conectar o Pix com plataformas em todo o mundo, o que permitiria que o sistema chegasse muito além das fronteiras do Brasil. A Itália vem estudando o Pix e demonstrou interesse em um acordo bilateral.

“Muitas jurisdições nos procuraram para explicar a infraestrutura, seu design e seu sucesso”, disse Mayara Yano, uma das analistas por trás do Pix, em entrevista.

O Banco de Compensações Internacionais, ou BIS na sigla em inglês, publicou um estudo de caso sobre o Pix no ano passado. E é um dos sistemas domésticos de pagamento instantâneo que pretende conectar por meio de seu projeto Nexus.

pix desperta interesse externo e pode se tornar global

Brazilians Mostly Pay With Pix | Central bank’s system replaced debit and credit cards

Cinco países asiáticos estão testando o Nexus, uma plataforma destinada a facilitar transações internacionais instantâneas, segundo o BIS. O Banco Central considera o sistema um “caminho promissor” para o Pix ganhar escala global além dos acordos bilaterais, disse Yano.

Mas o Pix já está se espalhando para países que recebem grandes números de viajantes brasileiros. Nos vizinhos Argentina e Uruguai, algumas fintechs e bancos regionais estão permitindo que turistas brasileiros paguem contas de restaurantes e hotéis com o sistema.

Os brasileiros pagam em reais por meio de um código QR vinculado a uma carteira digital ou processador de pagamentos, e as empresas recebem instantaneamente em moeda nacional, dólar ou stablecoin.

O presidente do BC, Roberto Campos Neto, disse que a tecnologia pode ajudar a construir um sistema financeiro mais eficiente e inclusivo em um país onde cerca de 30% da população não tinha conta em banco antes do Pix. Após o seu lançamento, mais de 70 milhões de clientes fizeram a primeira transferência digital e agora apenas 16% não possuem conta em banco.

“O Pix desempenhou um papel fundamental na inclusão financeira de milhões de brasileiros”, disse Campos Neto durante discurso de abertura da presidência do Brasil do G-20, em dezembro.

More stories like this are available on bloomberg.com

©2024 Bloomberg L.P.

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World