Kiev garante ter inutilizado ponte ferroviária, Moscovo desmente

Os serviços secretos russos (FSB) na região de Samara, citados pela agência noticiosa russa Ria Novosti, anunciaram a abertura de um inquérito por “sabotagem” em “grupo organizado”.

kiev garante ter inutilizado ponte ferroviária, moscovo desmente

Kiev garante ter inutilizado ponte ferroviária, Moscovo desmente

Os serviços secretos militares ucranianos (GUR) reivindicaram, nesta segunda-feira, o ataque contra uma ponte ferroviária na região russa de Samara (Volga), a mais de 750 quilómetros da fronteira ucraniana, assegurando que a ação vai dificultar o transporte de material militar.

“O GUR confirma que a ponte ferroviária sobre o rio Tchapaievka, na região russa de Samara, ficou inutilizável”, indicou a mesma fonte, precisando que a ponte foi danificada pelas 06:00 (hora local, 02:00 em Lisboa), pela “explosão” de parte da sua estrutura.

“Esta linha ferroviária era utilizada pelo Estado agressor para transportar material militar, designadamente explosivos produzidos na fábrica Polimer na cidade de Tchapaievsk”, prosseguiu o GUR em comunicado, ao considerar que a ponte ficará inutilizada “durante um longo período”.

Por sua vez, os serviços secretos russos (FSB) na região de Samara, citados pela agência noticiosa russa Ria Novosti, anunciaram a abertura de um inquérito por “sabotagem” em “grupo organizado”.

O FSB acrescentou que “a ponte foi inspecionada e a linha foi considerada como não danificada e utilizável”.

“O tráfego ferroviário foi restabelecido”, assegurou ainda.

Previamente, a sociedade regional dos caminhos-de-ferro indicou que o incidente não provocou feridos e resultou da “intervenção de pessoas não-autorizadas”, a fórmula utilizada pelas autoridades russas neste género de situações.

“Um engenho explosivo danificou um pilar da ponte ferroviária” sobre o rio Tchapaievka, num troço que liga a localidade de Zvezda a Tchapaievsk, referiu por sua vez uma fonte dos serviços de emergência citados pela agência oficial russa TASS.

O engenho explosivo terá sido colocado num dos apoios da via-férrea no distrito de Chapevsk. O Medusa, um portal independente de notícias russo, assegurou que a ponte era utilizada para transportar munições e também assinalou que os pilares da estrutura não registaram danos significativos.

Numerosas sabotagens em vias férreas na Rússia, em particular descarrilamentos de comboios, têm sido assinaladas desde a invasão russa da Ucrânia em fevereiro de 2022. Kiev reivindicou diversos destes incidentes.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World