Os 2 cânceres mais difíceis de detectar e seus sintomas silenciosos

os 2 cânceres mais difíceis de detectar e seus sintomas silenciosos

Os sintomas silenciosos destes tipos de câncer

Créditos: iStock/koto_feja

O diagnóstico precoce é essencial para o sucesso do tratamento de diversos tipos de câncer. No entanto, nem todos apresentam sintomas evidentes na fase inicial, o que dificulta a identificação.

os 2 cânceres mais difíceis de detectar e seus sintomas silenciosos

Algumas vezes os sintomas de câncer de cólon podem não receber a atenção que precisam

Segundo as estatísticas de 2021 do Instituto Nacional do Câncer (INCA), mais de 230 mil pessoas perderam a vida para a doença no Brasil.

os 2 cânceres mais difíceis de detectar e seus sintomas silenciosos

Sintomas de câncer de pâncreas podem ser inespecíficos no início

Dessa forma, a ênfase a respeito dos tipos de câncer com sintomas silenciosos se torna cada vez mais crucial.

Tipos de câncer com sintomas silenciosos

Os cânceres silenciosos são aqueles que na fase inicial não apresentam sintomas claros. Isso significa que, no momento em que surgem sintomas evidentes, o câncer já pode ter avançado para um estágio mais grave.

Portanto, o uso do termo “silencioso” não indica a ausência de sintomas, mas sim que os primeiros sinais podem ser semelhantes aos de outras condições de saúde menos graves.

Veja os tipos de câncer que são mais difíceis de serem detectados, seja por sua evolução silenciosa ou por seus sintomas iniciais serem semelhantes aos de outros problemas de saúde.

1) Câncer de cólon

O câncer de cólon é um desses que, muitas vezes, não apresenta muitos ou nenhum sintoma no início. Os sinais silenciosos da doença podem incluir:

  • arrotos contantes;
  • desconforto ou dor persistente na região abdominal;
  • emagrecimento sem causa aparente;
  • sensação de cansaço constante e falta de energia;
  • deficiência de ferro, causada por perda de sangue nas fezes.

A doença também pode apresentar sintomas mais claros, como sangramento pelo ânus e alterações nos hábitos intestinais normais, incluindo evacuações mais frequentes ou constipação.

Créditos: iStock/ChrisChrisW

2) Câncer de pâncreas

O câncer de pâncreas é outro tipo de câncer silencioso que é notoriamente difícil de diagnosticar. No início do seu desenvolvimento, os sintomas podem ser indistintos e incluir:

  • dor na parte superior do abdômen;
  • perda de apetite;
  • náuseas e vômitos;
  • perda de peso sem motivo aparente;
  • fraqueza ou fadiga;
  • inchaço e acúmulo de gases;
  • Icterícia (pele amarela);
  • urina escura (colúria);
  • problemas para engolir;
  • gordura nas fezes;
  • coceira.

Créditos: libre de droit/istock

Importância da detecção precoce

É claro que esses sintomas podem aparecer por outros motivos. Mas a prevenção e a detecção precoce são fundamentais na luta contra o câncer.

Por isso, é crucial manter as consultas de rotina e exames periódicos em dia, a fim de identificar doenças em seu estágio inicial e aumentar as chances de um tratamento de sucesso.

Se você notar quaisquer mudanças anormais no seu corpo ou comportamento, entre em contato com um profissional de saúde imediatamente.

Veja também: Praia de Ipanema é eleita a 2ª melhor do mundo; veja ranking

Veja também: Compre no Bom Retiro com estas 21 lojas virtuais do bairro

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World