Manifesto pede "sobressalto" para obrigar políticos a reforma na justiça

Um grupo de 50 personalidades de diversos quadrantes assina um manifesto em defesa de um “sobressalto cívico” que acabe com a “preocupante inércia” dos agentes políticos relativamente à reforma da Justiça, num apelo ao Presidente, Governo e parlamento.

Um grupo de 50 personalidades de diversos quadrantes assina um manifesto em defesa de um “sobressalto cívico” que acabe com a “preocupante inércia” dos agentes políticos relativamente à reforma da Justiça, num apelo ao Presidente, Governo e parlamento.

Os signatários “instam o Presidente da República, a Assembleia da República e o Governo, bem como todos os partidos políticos nacionais a tomarem as iniciativas necessárias para a concretização de uma reforma no setor da Justiça, que, respeitando integralmente a independência dos tribunais, a autonomia do Ministério Público e as garantias de defesa judicial, seja inequivocamente direcionada para a resolução dos estrangulamentos e das disfunções que desde há muito minam a sua eficácia e a sua legitimação pública”.

Assinam a petição, entre outros, os ex-presidentes do parlamento Augusto Santos Silva, Ferro Rodrigues e Mota Amaral, os anteriores líderes do PSD e do CDS, Rui Rio e Francisco Rodrigues dos Santos, os ex-ministros Leonor Beleza, David Justino, Fernando Negrão, António Vitorino, José Vieira da Silva, António Barreto, Correia de Campos, Alberto Costa, Pinto Ribeiro, Maria de Lurdes Rodrigues, o ex-presidente do Tribunal Constitucional João Caupers.

O almirante Melo Gomes e general Pinto Ramalho, o ex-governador do Banco de Portugal Vitor Constâncio e a juíza-conselheira Teresa Pizarro Beleza, subscrevem o documento, tal como Isabel Soares, Manuel Sobrinho Simões, Álvaro Beleza e os sociais-democratas Paulo Mota Pinto, André Coelho Lima e Pacheco Pereira.

No texto considera-se que “a Justiça funciona quase inteiramente à margem de qualquer escrutínio ou responsabilidade democráticos, apesar de ser constitucionalmente administrada em nome do Povo” e que “o sentimento de impunidade que a ineficácia do sistema, por si só, já transmite para a sociedade, é, assim, agravado pelo défice dos mecanismos de avaliação interna existentes e pela falta de mecanismos de escrutínio externo descomprometido com o próprio aparelho judiciário”.

“A prolongada passividade perante esta iníqua realidade permitiu que tivéssemos atingido o penoso limite de ver a ação do Ministério Público gerar a queda de duas maiorias parlamentares resultantes de eleições recentes, apesar de, em ambos os casos, logo na sua primeira intervenção, os tribunais não terem dado provimento e terem mesmo contrariado a narrativa do acusador”, argumentam.

“A agravar a situação, o país continuou a assistir ao inconcebível, quando, tendo decorrido longos cinco meses entre o primeiro-ministro se ter demitido, na sequência do comunicado da PGR, e a sua cessação de funções, o Ministério Público nem sequer se dignou informá-lo sobre o objeto do inquérito nem o convocou para qualquer diligência processual. Além de consubstanciarem uma indevida interferência no poder político, estes episódios também não são conformes às exigências do Estado de Direito democrático”, sustentam.

Entre os problemas identificados, os subscritores referem “as recorrentes quebras do segredo de justiça, com a participação ativa de grande parte da comunicação social” que “dão azo a julgamentos populares, boicotam a investigação e atropelam de forma grosseira os mais elementares direitos de muitos cidadãos, penalizando-os cruelmente para o resto das suas vidas, mesmo quando acabam judicialmente inocentados”.

“Um regime que aceita essa forma de proceder perde uma parte significativa da sua autoridade moral perante aqueles de quem se quer distinguir em termos éticos e de respeito pelos Direitos Humanos. A violação das regras constitucionais da investigação penal é realmente um problema de regime”, defendem.

Abordando a investigação penal, o texto aponta “graves abusos na utilização de medidas fortemente restritivas dos direitos, liberdades e garantias dos cidadãos, designadamente com a proliferação de escutas telefónicas prolongadas, de buscas domiciliárias injustificadas e, mesmo, de detenções preventivas precipitadas e de duvidosa legalidade”.

“As montagens do já habitual espetáculo mediático, nas intervenções do Ministério Público contra agentes políticos, a par da colocação cirúrgica de notícias sobre investigações em curso, têm confundido intencionalmente a árvore com a floresta, formatando a opinião pública para a ideia de que todos os titulares de cargos públicos são iguais e que todos são corruptos até prova em contrário”, indicam.

Para os subscritores, “esta forma perversa de atuar, com contornos mais políticos do que judiciários, tem produzido um óbvio desgaste no regime e, por consequência, reforça o descontentamento popular e abre as portas ao populismo e à demagogia, tanto mais que muitos processos se eternizam sem conclusão ou acabam sem acusação ou sem condenação judicial”.

É “necessária uma reforma que, embora não desconsiderando as legítimas aspirações dos agentes de Justiça, não seja desenhada à medida dos interesses corporativos dos diversos operadores do sistema, mas que tenha o cidadão e a defesa do Estado de Direito democrático como eixo central das suas preocupações”, dizem.

“Instituir e fazer aplicar exigências de ponderação, rigor, proporcionalidade e concreta fundamentação, quer na abertura da investigação penal, quer no uso dos meios de investigação especialmente intrusivos como as escutas e as buscas domiciliárias, bem como na sua revisão periódica, fazendo prevalecer desde o início o princípio constitucional da presunção de inocência” é uma das prioridades apontadas pelos subscritores.

Leia Também: Plataforma considera reposição das Scut medida de justiça para o interior

Seja sempre o primeiro a saber. Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online. Descarregue a nossa App gratuita. iOS

OTHER NEWS

12 minutes ago

Jofra Archer’s comeback for Sussex welcomed by England team-mate Jos Buttler

12 minutes ago

Why cheap renewables are stalling

12 minutes ago

OPINION - John Darlington on London Monuments: the tangled history of Marble Arch

12 minutes ago

How the King made wearing pink acceptable for men again

12 minutes ago

Firefighters in California rescue dog from inside the wall of a home

12 minutes ago

Scottie Scheffler briefly detained and handcuffed at PGA Championship after incident: reports

12 minutes ago

0517 Today in History

12 minutes ago

Vermont passed a bill making Big Oil pay. Now comes the hard part.

12 minutes ago

PIP whistleblowers expose ‘horrific’ target system used to decide benefit claims

12 minutes ago

Toshiba cutting thousands of jobs as restructuring continues

12 minutes ago

Company deploys old oil and gas equipment to solve modern energy storage problem: 'It's a very simple system'

12 minutes ago

Hurricane Katrina victim identified using DNA technology nearly 20 years after devastating storm

12 minutes ago

Quick-thinking police officers rescue man from subway tracks

12 minutes ago

Anthony Gordon and Callum Wilson injury updates ahead of Newcastle's trip to Brentford

12 minutes ago

Dubliner Jake Carroll signs for Bohs after decade in England and Scotland

12 minutes ago

Stephen Colbert takes dig at Trump over infamous inauguration photo after Cohen testimony at hush money trial

12 minutes ago

‘I’m not the only one’ – Fernando Alonso doubles down on ‘strange’ FIA steward decisions

12 minutes ago

To aim for £1,000 a month in passive income, should I buy growth shares or value shares?

12 minutes ago

Chelsea Flower Show 2024: Celebrities to look out for - as King and Queen royal visit confirmed

12 minutes ago

Billionaire surprises college graduates with big gift

12 minutes ago

VA Disability Conditions List: What are the 23 presumptive conditions when applying for VA benefits?

12 minutes ago

US plans to end leasing in its largest coal-producing region

12 minutes ago

Satellite Image Shows Plans For Vast New Solar Farm in US

14 minutes ago

Semi truck driver recalls harrowing details of Louisville bridge rescue

14 minutes ago

John Oates opens up about legal battle with Daryl Hall over joint business

16 minutes ago

Human arm found at Waukegan beach could be connected to death of Milwaukee woman, authorities say

18 minutes ago

Giants news, 5/17: New uniforms, Mike Kafka, Malik Nabers, more headlines

18 minutes ago

Barron Trump prepares to stand tall (er): How Donald's 6ft 7ins Arsenal-loving 'mommy's boy' grew up shielded from White House glare by Melania - as 'kind-hearted' 18-year-old graduates from top Florida school

18 minutes ago

Contractor Shares Hack for Making Concrete Cut Lines a Total Breeze

18 minutes ago

Post Office stripped of crime reporting status in Scotland over Horizon scandal

18 minutes ago

Aston Villa vs Crystal Palace predicted line-ups: 13 ruled out and two doubts ahead of Premier League clash

18 minutes ago

“I’m not Ja Morant, Westbrook” - Gilbert Arenas believes Bronny James is unafraid of making a name for himself

18 minutes ago

Aaron Motsoaledi and SIU raid Home Affairs offices

18 minutes ago

Smiling James Franco attends Cannes party after disappearing from the limelight five years ago when he was accused by his students of inappropriate behaviour

18 minutes ago

Nicola Coughlan wows in a scarlet leather dress and corset as she reunites with Bridgerton co-star Luke Newton in NYC after THAT racy carriage scene

18 minutes ago

I tested two of the best antivirus services. Here’s which one you should get

18 minutes ago

Putin says Russia wants buffer zone in Kharkiv but has no plans to capture city

18 minutes ago

Popular Perth pop band who performed with G-Flip announce break up after six years together

18 minutes ago

Inside 'billionaire' gypsy Alfie Best's family-run empire: Children of mobile home mogul (who is actually worth £947million) helped run his business and starred in reality TV - before his son found 'inner peace' by converting to Islam

18 minutes ago

Jurgen Klopp shares his FAVOURITE moments at Liverpool - including the best performance, goal and save during his reign as he prepares for his final game in the Anfield dugout