Fósseis descobertos por criança serão do maior réptil marinho de sempre

Trata-se de um tipo de ictiossauro, que viveu durante o tempo dos dinossauros, no final do período Triásico, há cerca de 202 milhões de anos.

Uma menina de 11 anos encontrou ossadas numa praia de Somerset, em Inglaterra, em maio de 2020. Quase quatro anos depois, uma equipa de especialistas acredita tratar-se de um fóssil do “maior réptil marinho” que alguma vez existiu.

Segundo o jornal The Guardian, a espécie foi batizada de ‘Ichthyotitan severnensis’, que significa “peixe-lagarto gigante do Severn”, rio que desagua no canal de Bristol. Trata-se de um tipo de ictiossauro, que viveu durante o tempo dos dinossauros, no final do período Triásico, há cerca de 202 milhões de anos.

“Este gigante representa provavelmente o maior réptil marinho formalmente descrito”, afirmou o Dr. Dean Lomax, paleontólogo da Universidade de Bristol e coautor da investigação.

O responsável explicou que as comparações com fósseis de outros ‘ictiossauros’ sugerem que o animal teria cerca de 25 metros de comprimento.

“É claro que temos de ter cuidado com estas estimativas porque estamos a lidar com fragmentos de ossos gigantes”, acrescentou. “Mas, mesmo assim, é comum usar uma escala simples para estimar o tamanho, especialmente quando o material comparativo é escasso.”

Os primeiros pedaços da mandíbula foram descobertos por Justin Reynolds e a sua filha Ruby, então com 11 anos, em 2020, na praia de Blue Anchor, em Somerset. A família decidiu então contactar Lomax, que com a sua equipa partiu em busca de mais ossos.

A revista científica Plos One contou a história esta quarta-feira e acrescentou que à procura juntou-se também Paul de la Salle, um especialista do Museu da Vida Marinha Jurássica em Dorset que, em 2016, encontrou um osso maxilar que, em 2018, se descobriu pertencer ao maior animal marinho de sempre.

Quando a equipa de Lomax estudou e comparou as ossadas encontradas por De la Salle e por Justin Reynolds e Ruby, verificou que pertenciam à mesma espécie.

“Quando a minha equipa descreveu o primeiro espécime em 2018, este apresentava caraterísticas invulgares que sugeriam que poderia representar algo novo. No entanto, abstivemo-nos de lhe dar um nome, considerando que estava incompleto e também parcialmente erodido”, explicou Lomax.

“Ter dois exemplos do mesmo osso com as mesmas características únicas da mesma zona de tempo geológico apoia as nossas identificações de algo novo, especialmente quando combinado com o facto de estes dois ossos aparecerem cerca de 13 milhões de anos após os seus últimos parentes geológicos com um nome”, acrescentou.

Leia Também: Paleontólogos identificam na Lourinhã nova espécie de dinossauro

Seja sempre o primeiro a saber. Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online. Descarregue a nossa App gratuita. iOS

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World