Manchetes do g1 confirmando a presença de Milei e Trump em ato pró-Bolsonaro são falsas

O g1 não publicou matérias afirmando que o presidente da Argentina, Javier Milei, e o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump estarão na manifestação convocada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no dia 25 de fevereiro, em São Paulo. Publicações com centenas de compartilhamentos usam imagens com elementos visuais semelhantes ao do portal para alegar que Milei confirmou sua presença e que órgãos brasileiros de aviação informaram que Trump pousará no Brasil nesta data. Mas os conteúdos foram fabricados e não há nenhuma confirmação oficial sobre a presença desses políticos no ato.

“INFRAERO e ANAC confirmam agendamento de pouso em Guarulhos avião do ex Presidente dos EUA”, lê-se na captura de tela de uma suposta matéria, com elementos visuais semelhantes ao do portal g1, que circula no Facebook, no X, no Instagram e no TikTok.

O conteúdo também foi encaminhado ao WhatsApp do AFP Checamos para análise.

Algumas publicações também compartilham outra versão de uma suposta matéria do site de notícias do Grupo Globo que diz: “Javier Milei e Donald Trump confirmam presença em ato na Paulista em apoio a Jair Bolsonaro”.

As imagens começaram a circular após o ex-presidente Jair Bolsonaro convocar uma manifestação na Avenida Paulista, em São Paulo, para o dia 25 de fevereiro, com o objetivo de se defender das investigações de tentativa de golpe de estado que motivaram uma operação da Polícia Federal no último dia 8.

manchetes do g1 confirmando a presença de milei e trump em ato pró-bolsonaro são falsas

Captura de tela feita em 19 de fevereiro de 2024 de uma publicação no Facebook

Contudo, os conteúdos não foram publicados pelo g1 e as presenças de Trump e Milei no ato não foram confirmadas.

Imagens fabricadas

O AFP Checamos não localizou as supostas matérias em buscas no portal g1 pelos nomes de Trump e Milei (1, 2). Ambas as imagens apresentam a assinatura de um repórter chamado “João da Silva”. Contudo, o nome do jornalista não foi encontrado em nenhuma matéria recente no portal e tampouco aparece na página institucional que informa a composição de sua equipe.

Outro indício de que os conteúdos são falsos está na hora da publicação. As duas matérias teriam sido publicadas no último dia 14 de fevereiro às 15h45 pela mesma pessoa.

Além disso, as imagens virais apresentam inconsistências quando comparadas com um texto que, de fato, foi publicado pelo g1 em fevereiro de 2024. Como é possível ver na comparação abaixo, entre outros elementos, a fonte usada nas editorias, a forma como o nome dos repórteres é apresentado e o formato do horário da publicação são diferentes.

manchetes do g1 confirmando a presença de milei e trump em ato pró-bolsonaro são falsas

Comparação feita em 19 de fevereiro de 2024 entre uma captura de tela de um texto publicado pelo g1 (E) e as publicações virais

Procurada pelo Checamos, a assessoria de imprensa da Globo confirmou que o “g1 nunca publicou essas matérias e não tem nenhum repórter chamado João da Silva”.

Trump e Milei

O conteúdo viral sobre a suposta confirmação da vinda de Trump ao Brasil cita como fontes a Infraero e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O texto diz que “Tiago Sousa Pereira presidente da ANAC e o presidente da INFRAERO Rogério Amado Barzellay confirmaram que o avião do empresário e ex Presidente dos EUA Donald Trump pousará no Aeroporto Internacional de Guarulhos”.

Após a repercussão das publicações, a Infraero e a Anac emitiram uma nota em 16 de fevereiro afirmando que não é verdadeira a informação “que atribui ao presidente da Infraero, Rogério Amado Barzellay, e ao diretor-presidente da Anac, Tiago Sousa Pereira, a confirmação de que o avião do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pousará no Aeroporto Internacional de Guarulhos no próximo dia 25”.

“Ademais, a Infraero não administra o Aeroporto de Guarulhos desde julho de 2012 e a Anac não é a responsável por confirmar esse tipo de informação”, completou a nota.

Até o momento de publicação desta checagem não há confirmação oficial de que Donald Trump ou Javier Milei estarão no ato convocado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.

Referências 

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World