Estados Unidos detetam pequeno balão sob o oeste do país

estados unidos detetam pequeno balão sob o oeste do país

Os Estados Unidos detetaram um pequeno balão, que consideram inofensivo, a voar alto sobre as montanhas do oeste do país, que foi intercetado por um caça na sexta-feira.

Os pilotos enviados pelo Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte (NORAD, na sigla em inglês) determinaram que o balão “não era manobrável” e não representa uma ameaça à segurança dos Estados Unidos, disse o porta-voz John Cornelio.

O balão permanece no ar, a uma altitude variável entre 13.100 e 13.700 metros, sob observação atenta do NORAD e da Administração Federal de Aviação norte-americana, acrescentou Cornelio.

O NORAD, um comando militar conjunto encarregado de defender o espaço aéreo dos EUA e do Canadá, não disse de onde veio o balão ou por que está a sobrevoar os estados do Utah e do Colorado, mas garantiu que não foi enviado por um país estrangeiro.

A preocupação com relatos de balões a sobrevoar os Estados Unidos aumentou desde janeiro de 2023, quando um balão chinês foi avistado e mais tarde derrubado pelos militares norte-americanos.

O Pentágon acusou a China de enviar balões espiões como parte de um programa de vigilância global conduzido há “vários anos”, uma acusação negada por Pequim, que alegou tratar-se de um balão meteorológico que se tinha acidentalmente desviado da rota.

O Governo do Presidente Joe Biden disse que o balão chinês estava equipado com tecnologia avançada de recolha de informações.

O incidente causou tensões entre os dois países e levou ao cancelamento de uma viagem do secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, à China.

Balões ligados ao Exército de Libertação Popular — o braço militar do Partido Comunista Chinês — foram detetados em cinco continentes.

No mês passado, o Ministério da Defesa de Taiwan detetou quatro balões chineses, incluindo três a voar perto de uma importante base da força aérea da ilha.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World