Quatro pessoas morrem afogadas no litoral de SP; bombeiros buscam dois desaparecidos

Quer se manter informado, ter acesso a mais de 60 colunistas e reportagens exclusivas?Assine o Estadão aqui!

Em um período de dez horas deste sábado, 13, quatro pessoas morreram afogadas no mar do litoral do Estado de São Paulo. O Corpo de Bombeiros ainda busca dois desaparecidos na manhã deste domingo, 14.

Desde janeiro deste ano, 51 pessoas morreram afogadas em praias do litoral de São Paulo. Conforme os bombeiros, com as mudanças climáticas as correntes marítimas estão mais fortes, aumentando o risco para banhistas.

quatro pessoas morrem afogadas no litoral de sp; bombeiros buscam dois desaparecidos

Bombeiros dizem que várias ocorrências foram atendidas em áreas sinalizadas com placas vermelhas, indicando que o local é perigoso Foto: GBMar/Divulgação

Com o dia quente em pleno outono, estação de temperaturas mais amenas, milhares de banhistas lotaram as praias desde a manhã de sábado. Segundo o Grupamento de Bombeiros Marítimos do Estado de São Paulo (GBMar), na maioria dos casos as vítimas foram apanhadas por correntes de retorno, correntezas que se formam no refluxo das ondas em direção ao mar. Essas correntes estão mais fortes e trazem maior risco para os banhistas, segundo a corporação.

Cronologia das ocorrências

  • 8h40 – Na praia central de Mongaguá, um homem de 57 anos foi socorrido após ser arrastado por uma correnteza. Ele foi levado para a Unidade de Pronto Atendimento de Agenor de Campos, mas não resistiu. A vítima era moradora de Várzea Paulista, região de Jundiaí.
  • 9h45 – Os bombeiros foram acionados para socorrer um homem de 38 anos que se afogava na Praia do Suarão, em Itanhaém. Ele estava na companhia de um filho de 14 anos e de um sobrinho de 13, quando os três foram arrastados por uma corrente de retorno. Os dois adolescentes foram resgatados com vida, ficaram em observação em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e tiveram alta. O homem, morador de Embu das Artes, não resistiu.
  • 11h00 – Um jovem de 22 anos desapareceu no mar após se afogar na praia do bairro Balneário Maracanã, em Praia Grande. O Grupo de Bombeiros Marítimos foi acionado para realizar as buscas.
  • 12h30 – Os bombeiros foram chamados para atender um caso de afogamento na Praia das Pitangueiras, em Guarujá. Retirada da água com parada cardiorrespiratória, a vítima foi submetida a manobras de reanimação, mas não resistiu. O óbito foi confirmado pela equipe médica do Hospital Santo Amaro, para onde a mulher de 40 anos foi levada.
  • 13h00 – Os guarda-vidas retiraram da água um adolescente de 14 anos que havia caído em uma corrente de retorno no bairro Tupi, em Praia Grande. Ele contou que tinha entrado no mar com um amigo de 13 anos, que não conseguiu sair da água. As buscas foram iniciadas.
  • 18h40 – Um homem de aproximadamente 40 anos desapareceu no mar quando se banhava na Praia de Maranduba, em Ubatuba. Outros banhistas acionaram os guarda-vidas. O corpo foi encontrado na chamada zona de varrido, local onde as ondas atingem a faixa de areia. Como não havia parentes com ele, o corpo foi levado para o Instituto Médico Legal (IML).

Desde janeiro deste ano, 51 pessoas morreram por afogamento em praias do litoral paulista, segundo dados do GBMar. Esse total não inclui o jovem de 22 anos e o adolescente de 13 que desapareceram no mar e estão sendo procurados.

De acordo com os bombeiros, várias ocorrências foram atendidas em áreas sinalizadas com placas vermelhas, indicando que o local é perigoso para os banhistas. Pontos da praia onde são frequentes as ondas de retorno também foram sinalizadas com placas.

Bombeiros pedem cuidado

Entre as principais recomendações para evitar afogamentos e sair das ondas de retorno estão:

  • Não entre no mar em praias sem sinalização
  • Se não souber nadar ou tiver ingerido bebidas alcoólicas não entre na água
  • Fique com a água do mar abaixo da linha da cintura
  • Se cair em corrente de retorno, nade para o lado mais próximo da areia
  • Se não conseguir nadar peça socorro e economize energia boiando até a chegada da ajuda
News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World