"Quase metade da riqueza poderá vir a ser produzida fora de impostos"

A Associação Católica Empresários e Gestores (ACEGE) avisou hoje, em vésperas de eleições legislativas “da maior importância”, que sem o desagravamento da carga fiscal quase metade da riqueza poderá vir a ser produzida fora de impostos.

A Associação Católica Empresários e Gestores (ACEGE) avisou hoje, em vésperas de eleições legislativas “da maior importância”, que sem o desagravamento da carga fiscal quase metade da riqueza poderá vir a ser produzida fora de impostos.

“Nas vésperas das eleições legislativas, a ACEGE dá o alerta de que o eventual não desagravamento da carga fiscal fará avançar Portugal para uma economia em que, tendencialmente, quase metade da riqueza poderá vir a ser produzida fora de impostos, e lembra a todos os líderes empresariais para as obrigações de cumprir todas as obrigações legais e éticas”, defendeu, em comunicado.

A associação lembrou que as eleições, marcadas para 10 de março, decorrem num quadro de “falta de esperança coletiva no futuro”, de um “perigoso declínio demográfico”, de “enorme pobreza” e num contexto de manipulação dos serviços públicos e de polarização política.

Neste sentido, defendeu que as empresas, “geridas com responsabilidade e ética”, são um factor de esperança para o desenvolvimento do país.

“Os investidores, empresários e líderes empresariais têm uma missão essencial a desempenhar com o seu trabalho, em convergência com o Estado, que devem garantir o clima e as condições permitidas à atividade econômica: serviços públicos eficientes, um sistema de educação competente, segurança pública , justiça célere e previsibilidade legal e fiscal”, sublinhou, lamentando que o Estado não tenha assegurado tais condições.

Para a ACEGE, a escolha é, sobretudo, entre um “pensamento estatista e uma visão neo-social, com abordagem na proteção do Estado social, na valorização das famílias e da sociedade civil, na valorização do rendimento dos mais desfavorecidos e no respeito pelo princípio de subsidiariedade, princípio está consagrado na Constituição e na Doutrina Social da Igreja”.

A associação vincou ainda que todos os líderes empresariais tenham uma “responsabilidade especial” nesta escolha, que notou que deve ser “clara e consistente com as suas vidas, com a forma como trabalhar e liderar, com a forma como decidir e se posicionar no mercado e perante o Estado”.

Constituída em 1952, a ACEGE junta cerca de 1.200 líderes empresariais cristãos.

Leia Também: Bispo de Viseu apela ao voto nas legislativas de 10 de março

Seja sempre o primeiro a saber. Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online. Descarregue a nossa App gratuita. iOS

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World