EUA dizem que novos assentamentos israelenses na Cisjordânia são “inconsistentes” com lei internacional

eua dizem que novos assentamentos israelenses na cisjordânia são “inconsistentes” com lei internacional

Secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken 23/02/2024 REUTERS/Agustin Marcarian

Por Simon Lewis e Humeyra Pamuk

(Reuters) – O governo do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse nesta sexta-feira que a expansão dos assentamentos de Israel na Cisjordânia ocupada é inconsistente com a lei internacional, sinalizando um retorno à posição histórica dos EUA quanto ao assunto, algo que tinha sido revertido no governo passado, do presidente Donald Trump.

Em coletiva de imprensa durante visita a Buenos Aires, o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, afirmou que os EUA estão “decepcionados” com o anúncio israelense com planos de construir mais moradias na Cisjordânia ocupada, dizendo que a política é contraproducente em relação à paz duradoura na região.

“Eles (assentamentos) também são inconsistentes com a lei internacional. Nosso governo mantém uma oposição firme à expansão dos assentamentos, que ao nosso juízo apenas enfraquece, e não fortalece, a segurança de Israel”, afirmou.

Em novembro de 2019, o secretário de Estado norte-americano à época, Mike Pompeo, anunciou que Washington não via mais os assentamentos israelenses na Cisjordânia — que o país capturou durante a Guerra dos Seis Dias, em 1967 — como “inconsistentes com a lei internacional”, o que reverteu quatro décadas da posição norte-americana.

Meses depois, em janeiro de 2020, o governo Trump anunciou um plano de paz para o conflito entre Israel e Palestina, que foi aceito pelos israelenses e rejeitado pelos palestinos, em partes porque dava a Israel a maior parte daquilo que buscou durante décadas de conflito, incluindo praticamente toda a terra ocupada na qual construiu assentamentos.

O anúncio norte-americano ocorre após o ministro das Finanças israelense, Bezalel Smotrich, que é de extrema-direita, ter afirmado que o primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, e outros membros do gabinete concordaram em montar um plano para construir cerca de 3.300 casas nos assentamentos, após um ataque com armas feitos por palestinos, na Cisjordânia, na quinta-feira.

A maioria das unidades sob discussão fica em regiões a leste de Jerusalém, e algumas outras ao sul da cidade palestina de Belém, disse Smotrich.

O Ministério das Relações Exteriores palestino condenou o anúncio de assentamentos israelenses, dizendo nas redes sociais que a iniciativa prejudica as chances de uma solução de dois Estados. A maioria dos países considera os assentamentos, que em muitos lugares cortam as comunidades palestinas ao meio, uma violação da lei internacional. Israel reivindica direito bíblico à terra.

(Reportagem de Simon Lewis, Humeyra Pamuk e Ismail Shakil; reportagem adicional de Nandita Bose em Washington e Ali Sawafta em Ramallah)

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World