"Demonstração de indignação". Polícias em vigílias nos aeroportos e porto de Lisboa

As forças de segurança retomaram esta quinta-feira os protestos com a realização de vigílias em diferentes aeroportos do país. Em causa está ainda o subsídio atribuído apenas à Polícia Judiciária.

Ouvido pela equipa de reportagem da RTP no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, o porta-voz da plataforma sindical das forças de segurança, Bruno Pereira, afirmou que as iniciativas previstas para as próximas horas visam “consciencializar as pessoas deste país” para “o que move o protesto”.

“Porquê a escolha dos aeroportos e portos internacionais de Portugal? Exatamente porque a segurança ocupa um espaço vital do ponto de vista daquilo que é a área de soberania e esse espaço vital tem sido hasteado como bandeira para nós podermos dizer que Portugal é um país pacífico”, prosseguiu.###1550792###”É bem que não esqueçamos a importância das forças de segurança, em primeira linha, de que os principais produtores dessa segurança sejam respeitados e as pessoas lá fora percebam a forma como Governo tratou de forma secundária, ou não tratou, com omissão, com apatia, até um certo paradoxo, quando embelezamos o discurso e dizemos que temos um Portugal seguro e esquecemos quem gere, em primeira linha, essa mesma segurança”, rematou Bruno Pereira, que é também presidente do Sindicato Nacional dos Oficiais de Polícia.Na sequência das manifestações de janeiro em Lisboa e no Porto, que juntaram milhares de efetivos das forças de segurança, a plataforma que agrega sete estruturas sindicais da PSP e da GNR leva agora a cabo vigílias nos aeroportos de Lisboa, Porto, Faro, Ponta Delgada e Funchal, a que se soma o porto marítimo da capital. Já no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, Paulo Santos, presidente da Associação Sindical dos Profissionais da Polícia, afirmou que esta é mais “uma demonstração de indignação por parte dos polícias”.

“A reestruturação do SEF traduziu-se num aumento de missões para as polícias, neste caso para a PSP, os aeroportos estão a ser um impecilho em muito do que é o muito serviço que já temos, sem qualquer reconhecimento, sem dignificação da carreira”, vincou o dirigente sindical.###1550794###”Continuamos a nossa luta até que o próximo governo dê respostas àquilo que andamos a dizer há muito tempo”, prometeu.

A plataforma sindical tem marcada para a próxima segunda-feira uma concentração na Praça do Comércio, em Lisboa. A 2 de março, vai promover um encontro nacional de agentes da PSP e militares da GNR.

O Ministério da Administração Interna cancelou na quarta-feira uma reunião com os representantes das forças de segurança. Uma decisão tomada depois de todos os sindicatos e associações da PSP e da GNR se terem recusado a comparecer, acusando a tutela de simular respostas. Sobre a mesa estaria a regulamentação do regime dos serviços remunerados.

Vários operacionais da PSP e militares da GNR apresentaram baixas médicas nas últimas semanas, o que ditou o cancelamento de jogos da I e da II liga de futebol, embora a plataforma não assuma que tal constitua uma forma de protesto. O ministro cessante da Administração Interna, José Luís Carneiro, determinou a abertura de um inquérito por parte da Inspeção Geral da Administração Interna.

c/ Lusa

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World