Dragão faz cair campeão da Youth League e segue para os quartos de final

dragão faz cair campeão da youth league e segue para os quartos de final

Dragão faz cair campeão da Youth League e segue para os quartos de final

Emoção, (alguma sorte), eficácia e crença: o FC Porto superou os campeões em prova, AZ Alkmaar, nas grandes penalidades (3-4), após empate a uma bola no tempo regulamentar e está nos quartos de final da prova. É caso para dizer que os neerlandeses provaram um pouco do seu veneno após terem eliminado os leões na época passada, em moldes semelhantes.

Com os melhores marcadores da competição algo desinspirados – Candé falhou o único penálti portista – e Mora saiu aos 55′, foram António Ribeiro – com um golo aos 90+3 – e Diogo Fernandes, da marca dos 11 metros, os melhores em campo.

Em relação ao jogo, os dragões, após um remate perigoso logo ao primeiro minuto de Jayden Addai – o mais agitador do lado da casa -, assumiram as rédeas, pressionaram alto e criaram as primeiras grandes oportunidades da partida.

Heróis na defesa

5 anos depois, o FC Porto está nos quartos de final da UEFA Youth League – é a 5.ª presença dos portistas nesta fase da prova:

2014/15

2016/17

2017/18

2018/19🏆

2023/24

⚠Os portistas afastaram o campeão AZ, que tinha ganho os 5 jogos realizados na prova pic.twitter.com/VaRGcug8mS

— Playmaker (@playmaker_PT) February 27, 2024

António Ribeiro, Rodrigo Mora e Jorge Meireles – de forma cronológica – criaram perigo em apenas três minutos. O primeiro, disparou forte – de longe – mas Kuijsten agarrou; o segundo, na cara do guardião neerlandês, rematou ligeiramente ao lado e o terceiro, por fim, teve a oportunidade mais clamorosa: depois de cabecear de forma potente, a bola sobrou para o avançado que, com a oportunidade de fuzilar as redes, fez um «passe» para o guarda-redes.

Depois destes sustos, o AZ voltou a respirar com bola e acabou por chegar ao golo: Julian Oerip – num lance rápido – picou a bola sobre a defensiva portista e Yoel van den Ban, com Diogo Fernandes na frente, fez o mesmo e picou a bola – com grande classe – por cima de Diogo Fernandes.

Na segunda parte, tudo muito diferente. O AZ Alkmaar – agressivo e concentrado – conseguiu segurar o resultado e teve a partida bem controlada e sem grandes sobressaltos, contudo, numa bola parada… tudo mudou.

Gil Martins cruzou tenso para o seio da área e Tristan Kuijsten – com uma falha inacreditável – acabou por «oferecer» o golo a António Ribeiro que, sem marcação, só teve de empurrar a bola para dentro. Nas grandes penalidades, Tristan Kuijsten até defendeu primeiro – Candé vacilou -, contudo, a partir daí, Diogo Fernandes foi melhor e defendeu dois penáltis: o suficiente para levar o FC Porto aos quartos da competição.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World