TAP atualiza salários desfasadamente e há trabalhadores que terão de esperar até maio

Assinados os acordos de empresa na TAP, um processo complexo, a atualização das novas grelhas salariais não é simultânea para todos os trabalhadores. O presidente da TAP, Luís Rodrigues, avisa que, ao contrário do que tinha anunciado, o pagamento não será feito em fevereiro, mas nos próximos dois ou três meses

tap atualiza salários desfasadamente e há trabalhadores que terão de esperar até maio

Luís Rodrigues, o presidente da TAP, aguarda luz verde para estabilizar a Comissão Executiva

Numa altura em que falta enviar apenas um Acordo de Empresa (AE) para publicação no Boletim do Trabalho e Emprego, Luís Rodrigues, presidente da TAP, veio comunicar aos trabalhadores que as alterações decorrentes dos novos acordos “implicam um processo massivo de parametrização dos sistemas, de um número gigantesco, nunca antes visto ou feito, de alterações simultâneas e ajustes complexos aos processamentos salariais”, pelo que o processo vai demorar mais do que esperava. Ou seja, as atualizações salariais não vão estar concluídas em fevereiro, como o previsto, mas vão demorar mais “dois ou três meses”, o que atira a conclusão do processo para maio.

O gestor detalha o problema e as questões que se levantam, numa nota interna, enviada esta quarta-feira aos trabalhadores, onde explica que não se trata de um mecanismo automático, lamentando a demora, e reconhecendo que os AE foram fundamentais para a recuperação da atividade.

“Os novos AE preveem ajustes na situação individual de cada trabalhador dependentes de condições de várias naturezas, o que deve ser avaliado com minúcia e a individualidade que cada um apresenta perante as novas condições. Aliado a esse fator, há novas formas de cálculo de inúmeras variáveis salariais que implicam a atualização dos nossos sistemas informáticos. Estamos agora em fase de auditoria desta informação e introdução da mesma no sistema”, salientou.

Pagamentos pagos com retroativos

Um processo que tem consequências e que obriga a uma revisão dos prazos da atualização salarial, reconhece Luís Rodrigues. “Decorrente destes factos sou obrigado a atualizar aquilo que escrevi antes. É humanamente impossível respeitar o calendário de implementação na íntegra em fevereiro como anunciado e desejado. Vai assim estender-se por mais dois ou três meses até estar tudo devidamente regularizado”.

O pagamento pelas novas regras será feito, naturalmente, com retroativos. “Quero assegurar que a demora na implementação não tem implicações no pagamento do que for devido a cada um, como é princípio da nossa organização desde sempre”, salienta.

Há, recorde-se, trabalhadores que já estão a receber em linha com o novo AE, e há vários meses como é o caso dos pilotos, cujo acordo de empresa foi assinado em julho de 2023.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World