Eleições/Açores: BE pede reforço do partido e rutura com políticas de direita

eleições/açores: be pede reforço do partido e rutura com políticas de direita

EDUARDO COSTA/LUSA

Ponta Delgada, Açores, 18 jan 2024 (Açores) – O coordenador do BE/Açores, António Lima, alerta que é preciso haver uma rutura com as políticas que têm conduzido a região para “problemas sérios” e pede um reforço do partido nas eleições antecipadas regionais de 04 de fevereiro.

“A região está mais pobre. As pessoas estão pior, a saúde está com problemas muito sérios. Há maiores desigualdades sociais. Na educação, o abandono escolar precoce degradou-se no último ano. E precisamos alterar isto”, considera António Lima, em entrevista à agência Lusa.

O deputado na Assembleia Legislativa dos Açores, desde outubro de 2017, encabeça o círculo por São Miguel e o círculo de compensação, os dois em que o BE assegurou mandatos nas anteriores regionais, em 2020.

Licenciado em Biologia e Geologia, António Manuel Raposo Lima, 42 anos, professor, é natural do concelho de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, onde reside.

Coordenador regional do Bloco de Esquerda nos Açores desde julho de 2018 (é militante desde 2011), acredita no reforço do partido nas eleições, sublinhando que um maior número de deputados permite ter “mais força” e “mais apoio social” para implementar medidas fundamentais para o desenvolvimento do arquipélago.

Na sua opinião, os Açores estiveram “muito condicionados” nos últimos três anos de governo PSD/CDS-PP/PPM, com o apoio do Chega e da Iniciativa Liberal no parlamento. Atira também responsabilidades à “longa governação” socialista (de mais de 20 anos consecutivos), inclusive com maiorias absolutas.

“Essa responsabilidade e lastro de problemas vêm de trás, mas com a direita no Governo [Regional] este problemas não se resolveram, pelo contrário, eles acentuaram-se”, sublinha António Lima.

E prossegue: “É por isso que não serve uma continuação deste governo, com ou sem Chega no governo. Sabemos que isso é aquilo que está mais ou menos previsto, caso José Manuel Bolieiro [candidato do PSD/CDS-PP/PPM e atual presidente do executivo] ganhe as eleições.”

Por outro lado, considera que “também não serve um regresso à política” do Partido Socialista.

Como “duas grandes prioridades estratégicas” no programa eleitoral, a candidatura define “a resposta imediata às pessoas e às crises” – desde logo na habitação, onde quer mais apoio às rendas – e a “preparação do futuro”, para mudanças profundas.

Propõe que “em grandes empreendimentos imobiliários haja uma percentagem de 25% que seja contratualizada com os privados” para disponibilizar casas a preços acessíveis.

A saúde é outra das preocupações do Bloco, que alerta para a “situação de subfinanciamento gritante” do setor no arquipélago, propondo incentivos permanentes à fixação de clínicos e “um regime de exclusividade facultativo para os médicos, que lhes garanta um aumento do salário base de 40%”.

Na educação, o BE quer incentivos à fixação de docentes e “integrar automaticamente aqueles que têm mais de três anos de serviço”. Para combater o abandono escolar precoce, apresenta “um plano articulado”, envolvendo “toda a sociedade”.

“Quando 26% dos jovens entre os 18 e os 24 anos abandona a escola antes de terminar o ensino secundário, estamos a esquecer a educação”, refere, condenando a “economia de baixos salários” que “serve alguma elite e algum tecido económico” em domínio nos Açores desde há muitos anos.

Questionado sobre o cenário pós-eleições, António Lima volta a rejeitar qualquer apoio “a um governo de direita”.

“Sobre as soluções para o futuro, a partir de 04 de fevereiro falaremos nesta altura”, rematou.

Nas regionais de 2020, a abstenção fixou-se em 54,59%. Entre os votos validamente expressos, o PS obteve 40,65% (25 mandatos, com perda da maioria absoluta), o PSD 35,05% (21 mandatos) e o CDS-PP 5,73%, com três mandatos (o partido integrou ainda uma coligação com o PPM no Corvo que conseguiu eleger um deputado monárquico).

O Chega foi a quarta força mais votada, com 5,26% (dois mandatos), seguindo-se o BE, com 3,96% (dois), o PPM, com 2,41% (um, a que se somou o deputado eleito em coligação com o CDS-PP), a IL 2,01% (um) e o PAN 2% (um).

Às eleições de 04 de fevereiro concorrem, no total, 11 candidaturas, incluindo três coligações. O Bloco candidata-se em todos os círculos.

*** Ana Cristina Pereira (texto) e Eduardo Costa (foto), da agência Lusa ***

APE // ROC

Lusa/Fim

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World