Lewandowski tira ministério de embate político, mas não consegue marca após 3 meses

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O ministro Ricardo Lewandowski impôs um novo estilo à pasta da Justiça e Segurança Pública após três meses à frente do cargo no governo Lula (PT).

Com perfil mais discreto, o substituto de Flávio Dino –que dava entrevistas recorrentes e assumiu a linha de frente no embate público entre governo e oposição– tem encampado um discurso mais burocrático com foco no papel de liderar nos bastidores o diálogo e a harmonia entre os Poderes, segundo a leitura de integrantes do governo, estudiosos da área e parlamentares.

Mantém a gestão petista, porém, sem marca positiva na segurança pública –os 50 primeiros dias à frente do cargo foram dominados pela fuga no presídio de Mossoró (RN) e pela dificuldade na recaptura dos foragidos.

Aliados de Lula afirmam que a escolha por um perfil distinto do de Dino foi o objetivo ao nomear Lewandowski. Enquanto Dino era considerado um político experimentado, o ex-magistrado carrega a bagagem de ministro aposentado do STF (Supremo Tribunal Federal).

Nesses três meses, o ministro ainda não apresentou avanço concreto sobre o programa de Dino para o programa de enfrentamento do crime organizado, o Enfoc.

Em uma das pautas positivas, o avanço na investigação do assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ), Lewandowski fez uma entrevista coletiva para anúncio do acordo de delação do ex-PM Ronnie Lessa e acabou sendo alvo de reclamações da classe política e de procuradores.

A falta de marca na segurança faz uma ala de colegas da Esplanada criticar a atuação por entender que o governo federal perdeu o protagonismo que tentava impor com Dino.

O ministro costuma afirmar que a atribuição constitucional sobre o tema é dos governadores e que é difícil a União resolver os problemas do setor. A tese de parte dos ministros, porém, é que se trata de um erro no discurso político se apegar à Constituição e tentar eximir o governo federal de responsabilidade, uma vez que seria impossível evitar que os problemas do país recaiam sobre o presidente da República.

A gestão de Dino na segurança recebeu críticas por promessas não cumpridas, como mostrou a Folha de S.Paulo. No entanto, o agora ministro do Supremo viajou o país para anunciar programas e assumiu a frente do debate sobre a segurança pública. O antecessor também era considerado mais próximo da cúpula da Polícia Federal do que o atual.

Outra ala do Executivo acredita que a mudança no ministério era fundamental para melhorar a imagem de Lula. A avaliação desse grupo é que Dino cumpriu papel importante após os atos golpistas de 8 de janeiro, mas que o perfil combativo alimenta a polarização e leva para o colo do Planalto os problemas da área.

Além disso, aliados de Lewandowski ponderam que o ministro assumiu a pasta e, menos de dez dias depois, enfrentou a crise da fuga dos detentos em Mossoró, o que dificultou a implementação de seus projetos. Esses aliados dizem que após essa crise e o desfecho da investigação sobre Marielle, as políticas da pasta ficarão mais evidentes.

Um exemplo citado é que o ministro passou a defender de forma enfática uma mudança na Constituição para dar mais poderes à União. A ideia é permitir que o governo federal elabore o plano nacional de segurança previsto na lei do Susp (Sistema Único de Segurança Pública), espécie de SUS do setor, e possa obrigar os outros entes a cumpri-lo. Hoje, o governo federal não tem essa ascendência sobre estados e municípios.

A intenção é também prever a vinculação de recursos para a área no Orçamento federal, como ocorre com a saúde e na educação.

Ainda assim, aliados e opositores de Lula apontam dificuldade do governo federal para encontrar um discurso palpável para a população sobre segurança pública.

Um exemplo foi a posição do governo no projeto de lei que breca as saídas temporárias de presos em regime semiaberto. Lewandowski pediu veto ao trecho que impedia essas saídas para visitas a familiares. O governo, porém, evitou se posicionar durante a tramitação da proposta, já que ela tinha o apoio majoritário do Congresso, com perfil conservador.

Um episódio destacado por aliados e opositores que marca uma mudança no estilo do ministério foi a participação em audiência no último dia 16 na Comissão de Segurança Pública da Câmara. O ministro foi elogiado ao final da sessão.

O deputado Alberto Fraga (PL-DF), presidente da comissão, diz que o diálogo com o ministério melhorou após a saída de Dino, mas reclama da demora em atender pleitos dos parlamentares.

“Ampliou o diálogo, inclusive com a bancada da bala. Eu prometi que ele não seria desrespeitado e tivemos quatro horas de audiência sem nenhum incidente. É uma mudança importante”, diz.

Fraga diz que Lewandowski não teria atendido a pedidos feitos na audiência, como alterações no decreto das armas. Na ocasião, o ministro admitiu rediscutir pontos como a restrição de clubes de tiro próximos de escolas. Na mesma sessão, porém, ele ressaltou que o decreto está sob jurisdição do Exército e só retomará para a análise do ministério no final do ano.

O presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Renato Sérgio de Lima, também ressalta a diferença nos estilos do comando da pasta.

“O que caracterizou o Dino foi colocar dinheiro em operações e ir administrando as crises. O bom: pautou o assunto. O ruim: pautou o assunto e acabaram na conta do governo cobranças pelo problema dos estados, como a alta letalidade em São Paulo e na Bahia”, diz.

Segundo ele, Lewandowski tira “o ministério da agenda cultural” e a audiência no Congresso mostrou “um recuo tático na forma de diálogo”.

Lima diz que é cedo para avaliar o desempenho do ministro na segurança pública e elogia a iniciativa de propor uma PEC para discutir o Susp, vista como fundamental por ele.

Procurado, o Ministério da Justiça afirmou que uma das principais diretrizes do ministro é integrar os atores que compõem a segurança pública para formular políticas públicas.

A pasta destaca a ideia de mudar a Constituição como contraponto à ideia de que Lewandowski eximira a União de responsabilidades.

Ressalta ainda que o trabalho de inteligência é “prioridade absoluta” e que tem atuado para haver “trabalho integrado” dos agentes de segurança das esferas estadual, municipal e federal para melhorar os índices de segurança pública.

A pasta também ponderou que o ministério repassa verba de quatro fundos a estados e municípios e tem organizado oficinas e outras iniciativas para os gestores responsáveis por esse dinheiro.

OTHER NEWS

3 minutes ago

Nicole Williams English makes jaws drop in SHEER gold beaded dress as she hits the red carpet at the 2024 Sports Illustrated Swimsuit Issue launch party in NYC

3 minutes ago

Labour’s breach of the ‘blue barricade’ in North Yorkshire is seismic - Yorkshire Post Letters

3 minutes ago

It’s time to leave Netflix’s binge-release model behind for good

3 minutes ago

NBA playoffs: Timberwolves run roughshod over Nuggets to force Game 7

3 minutes ago

Teenagers could soon qualify as train drivers on £60k a year in bid to ease staffing shortages across Britain's railways

3 minutes ago

Ministers knew about carer’s allowance problems three years ago, report reveals

3 minutes ago

Paul Merson shares major Arsenal concern ahead of title showdown with Man City

6 minutes ago

Katie Holmes and Suri Coordinate in Baggy Denim for Rainy Day in NY

6 minutes ago

Ron DeSantis DELETES mentions of 'climate change' from Florida's laws

6 minutes ago

Megalopolis review: Sadly, this may be the great Francis Ford Coppola's Mega-flopolis, writes BRIAN VINER

6 minutes ago

Elle King reveals she hadn't eaten or slept in days before her drunken Grand Ole Opry performance for Dolly Parton's birthday... adding she SOBBED in the dressing room after

6 minutes ago

Rowville, Melbourne: Mother and baby abducted from Stud Park Shopping Centre by knifeman

6 minutes ago

I found out my best friend did the unthinkable with my husband on his bucks night - and you won't believe how I caught her

6 minutes ago

Mark Ray Haydon: Bodies-in-the-barrel accomplice of Snowtown serial killers freed from prison to 'undisclosed location'

6 minutes ago

Will Smith reveals how his Bad Boys: Ride or Die co-star Vanessa Hudgens' pregnancy impacted production on the action sequel

6 minutes ago

Video: Revealed: Pensioner poet, 71, accused of shooting Slovakian PM was filmed chanting 'long live Ukraine!' - after he gave up his steady life and book club to form anti-violence party when he was attacked at the supermarket by a drunk man

7 minutes ago

Marks and Spencer's £39.50 dress hailed as 'absolutely beautiful'

7 minutes ago

Canadian cannabis stocks rally as U.S. takes another step toward reclassifying pot

7 minutes ago

Video: Molly Sims makes jaws drop in sheer gold gown at Sports Illustrated Swimsuit 2024 Issue Release and 60th Anniversary Celebration

7 minutes ago

ACM Awards 2024 Winners: Lainey Wilson hails women of country music as she accepts Female Artist of the Year AND Entertainer of the Year

7 minutes ago

Miranda Lambert, 40, looks loved-up with husband Brendan McLoughlin,  31, on the red carpet at the 2024 ACM Awards in Texas

7 minutes ago

Texas and Florida are now buyers’ markets. Here’s why it could be time to move to the South

7 minutes ago

Rams News: NFL Veteran Announces Retirement, Closes Chapter on Decorated 11-Year Career

7 minutes ago

National weather forecast for Friday April 17

7 minutes ago

I left JPMorgan and escaped the 'golden handcuffs.' I have no regrets.

7 minutes ago

No need to reduce cattle numbers to hit carbon emissions target – Taoiseach

7 minutes ago

Who is 'The Golden Bachelorette'? ABC taps 'Golden Bachelor' alum Joan Vassos.

8 minutes ago

American version of Have I Got News For You landing in the US this autumn

8 minutes ago

Baby bump: Canucks’ Di Giuseppe scores in first game since child’s birth

8 minutes ago

Manchester United injury update: Harry Maguire, Luke Shaw and Raphael Varane latest news and return dates

8 minutes ago

Scientists spot 60 stars appearing to show signs of alien power plants

8 minutes ago

Bill Shorten and Peter Dutton clash over Opposition's response to federal budget

8 minutes ago

Boeing supplier Spirit AeroSystems to lay off hundreds of staff days after whistleblower’s sudden death

8 minutes ago

Gap Fixers of South Africa backing MK Party

8 minutes ago

EasyJet to open new UK base with routes to Italy, Turkey, Tunisia and Morocco

8 minutes ago

HSBC falls 3% amid reports that top shareholder Ping An is looking to trim its stake

8 minutes ago

Alaphilippe silenced his own team during monstrous breakaway: "Passion and grinta!'

8 minutes ago

More fire ants found outside containment zone

8 minutes ago

Half of men think they can land passenger plane in case of emergency

8 minutes ago

Man City dealt major injury blow for Premier League title decider & FA Cup final