Turista encontra diamante durante visita a parque de... diamantes

turista encontra diamante durante visita a parque de... diamantes

Julien Navas mostra a sua descoberta no Parque Estadual Crater of Diamonds (Cratera de Diamantes), no Arkansas, EUA. Arkansas State Parks

Um desvio de última hora levou a uma “grande aventura” para um visitante parisiense nos Estados Unidos.

Julien Navas, que estava de visita aos EUA vindo de França para assistir ao lançamento da primeira missão americana de aterragem na Lua em décadas a partir do Cabo Canaveral, na Florida, também se aventurou em Nova Orleães. Pelo caminho, ficou a conhecer o Parque Estadual Crater of Diamonds (Cratera de Diamantes), no Arkansas, de acordo com um comunicado de imprensa dos Parques Estaduais do Arkansas.

Tendo já procurado ouro e fósseis de amonite, o parque despertou o seu interesse.

turista encontra diamante durante visita a parque de... diamantes

Visitantes remexem a terra no Parque Estadual Crater of Diamonds, no Arkansas. Arkansas State Parks

Em 11 de janeiro, Navas chegou ao parque, comprou seu ingresso e alugou um kit básico de caça aos diamantes, segundo o comunicado.

“Cheguei ao parque por volta das nove horas e comecei a cavar”, disse Navas. “É um trabalho árduo, por isso, à tarde, estava a procurar principalmente no topo do solo qualquer coisa que se destacasse.”

Para sorte de Navas, o parque tinha recebido mais de 2,5 cm de chuva alguns dias antes de chegar, por isso estava molhado e lamacento.

“Quando a chuva cai no campo, lava a sujidade e descobre rochas pesadas, minerais e diamantes perto da superfície”, explicou o superintendente assistente do parque, Waymon Cox.

Muitos dos maiores diamantes do parque são encontrados na superfície, indicou Cox, e o parque periodicamente remexe a área de busca de 15 hectares para soltar o solo e promover a erosão natural.

Por fim, Navas chegou ao Diamond Discovery Center do parque com as suas descobertas. Lá, foi-lhe dito que tinha encontrado um diamante castanho de 7,46 quilates.

turista encontra diamante durante visita a parque de... diamantes

O diamante de 7,46 quilates descoberto por Julien Navas, de Paris, França, aquando da sua visita ao Parque Estadual Crater of Diamonds, no Arkansas, a 11 de janeiro de 2024. Arkansas State Parks

Navas ficou atordoado, de acordo com o comunicado, e disse que só conseguia pensar em contar à sua noiva o que tinha encontrado. A pedra é castanho chocolate profundo e arredondada como um mármore, e tem o tamanho aproximado de uma chiclete.

O turista francês deu ao seu diamante o nome de Diamante Carine, em homenagem à sua noiva, e planeia dividir a pedra em dois diamantes, um para oferecer à sua futura mulher e o outro para a sua filha.

O diamante Carine é o oitavo maior diamante encontrado no Crater of Diamonds desde que este se tornou um parque estadual em 1972. Em média, os visitantes do parque encontram um ou dois diamantes por dia. Os diamantes formaram-se há centenas de milhões de anos, a cerca de 60 a 100 quilómetros de profundidade.

Os geólogos explicam que, há cerca de 100 milhões de anos, houve uma erupção vulcânica que levou os diamantes para a superfície, de acordo com o site do parque.

Navas apelidou o parque de “lugar mágico, onde o sonho de encontrar um diamante pode tornar-se realidade”. “Foi uma grande aventura”, garantiu Navas, que espera voltar ao parque com a sua filha quando ela for mais velha.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World