Steve Forbes: Uma nova era para a energia nuclear

steve forbes: uma nova era para a energia nuclear

Avanços tecnológicos fascinantes estão promovendo o renascimento da energia nuclear. Já não era sem tempo. A necessidade de mais energia é grave. A alta tecnologia tem um enorme apetite por energia. Hoje, a nuvem consome duas vezes mais energia do que todo o Japão. Com o crescimento dos países em desenvolvimento, também crescerá a necessidade de fornecer eletricidade a centenas de milhões de casas modernas.

É por isso que a demanda de energia nuclear vem aumentando rapidamente. Cada vez mais formuladores de políticas estão finalmente encarando o fato de que a energia nuclear é mais segura do que os combustíveis fósseis e as fontes renováveis. Também é mais limpa, já que não há emissão de dióxido de carbono.

Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida

As preocupações de fundo emocional que prejudicam há muito tempo o desenvolvimento e a expansão da energia nuclear vêm diminuindo. As emissões de radiação nos desastres de Three Mile Island, em 1979, e Fukushima, em 2011, foram mínimas, menores do que a exposição que se tem em um voo de longa distância. A catástrofe de Chernobyl foi causada por um design ruim e por problemas encobertos pelo governo soviético.

A Europa está se curando rapidamente de sua alergia a essa fonte de energia. Grã-Bretanha, Suécia, França e Hungria anunciaram planos de forte expansão da energia nuclear. Na recente cúpula climática da ONU, os países prometerem triplicar a energia nuclear até 2050.

Que mudança de postura! Mais de uma dezena de reatores nucleares foram fechados desnecessariamente nos EUA a partir de 2012.

Novas abordagens da produção de energia nuclear estão sendo usadas. Elas têm possibilitado a criação de pequenos reatores modulares (SMRs, na sigla em inglês), que são muito mais fáceis de construir, o que poupa um tempo considerável e reduz os custos. Os SMRs podem fornecer energia para áreas pequenas e específicas, como uma cidade, um campus, uma base militar ou um data center.

Uma grande nuvem negra, no entanto, paira sobre os avanços atuais: a regulamentação governamental os está sufocando ao adicionar custos excessivos que aniquilam os projetos. A Comissão Reguladora Nuclear dos EUA (NRC, na sigla em inglês) impõe regras estapafúrdias e desnecessárias. Por exemplo, suas normas de exposição à radiação são 100 vezes mais rigorosas do que as regras da Agência de Proteção Ambiental (EPA) para exposição à poluição do ar.

O processo da NRC para aprovar novos designs é extremamente complexo. Uma empresa levou seis anos para obter o sinal verde para um design de SMR. Outro projeto de SMR relevante foi cancelado devido à morosidade regulatória.

O Congresso determinou que a NRC atualize suas regras de modo que correspondam à realidade atual, e não à de décadas atrás. O próximo presidente deve travar uma guerra total contra as regulamentações absurdas, sem mencionar as barreiras que atualmente emperram todos os projetos de infraestrutura.

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World