Lembra-se dos passageiros de cruzeiro que ficaram retidos numa ilha? Voltou a acontecer

lembra-se dos passageiros de cruzeiro que ficaram retidos numa ilha? voltou a acontecer

Norwegian Cruise Line (CNN)

Um mês depois de oito passageiros da Norwegian Cruise Line terem ficado retidos em África quando o seu navio partiu sem eles porque demoraram a regressar depois de uma excursão, um casal norte-americano – com 84 e 81 anos – também foi agora deixado para trás pela mesma empresa de cruzeiros, desta vez em Espanha.

Richard e Claudene Gordon, de Salt Lake City, no Utah, viajavam num cruzeiro pelo Mediterrâneo a bordo do Norwegian Viva, juntamente com familiares e amigos, ansiosos para comemorar o 85.º aniversário de Richard ainda esta semana.

Na segunda-feira, enquanto o navio estava atracado em Motril, Espanha, o casal decidiu fazer uma excursão independente à cidade histórica de Granada, não organizada pela empresa de cruzeiros. No regresso, o autocarro atrasou uma hora devido a uma tempestade, começou por contar Richard Gordon à CNN, numa conversa por telefone.

Richard Gordon considera-se “um viajante muito experiente”, apontando que ao longo da sua vida fez dezenas de viagens de cruzeiro. “Nunca chegámos ao porto sem tempo de embarcar. Portanto, não somos alguém que abusa do sistema”, sublinha.

O casal acabou por perder o horário de embarque do navio, às 17:30 (hora local) para partir aproximadamente às 18:00. Richard Gordon recorda que, por volta das 17:45, falou com um familiar que estava a bordo do navio, avisando-os de que estavam atrasados, mas perto de chegar ao porto. Apesar do aviso, a Norwegian Cruise Line indicou que não podia fazer nada, uma vez que tinha de cumprir o horário.

Segundo o casal, ambos chegaram ao cais de táxi às 18:10, hora em que o navio já tinha partido. O casal ficou assim sem medicação que levava a bordo, bem como baterias extra de aparelhos auditivos e carregadores de telemóvel, arriscando-se a ficar incontactáveis.

“O nosso cruzeiro partiu em Lisboa cerca de uma hora e meia depois do horário previsto de partida, às 16:00”, diz Richard Gordon, argumentando, por isso, que “ficou claro que eles nem sempre partem no momento exato que está programado”.

Marilee Barker, filha do casal, que também reside em Utah, conta à CNN os momentos de aflição dos pais naquela altura. “Eles olharam em volta e não estava lá ninguém. Apanharam um táxi para uma esquadra, onde os polícias os ajudaram a contactar o cais, onde lhes disseram ‘não há nada que possamos fazer'”, relata.

O casal diz que não recebeu nenhum tipo de ajuda por parte da Norwegian Cruise Line naquele momento, quer no navio, quer em terra.

Sem medicamentos, sem baterias para aparelhos auditivos

“Felizmente o meu pai tem experiência em viagens, mas já tem 85 anos”, lembra Marilee Barker. Ora, como o cruzeiro só voltaria a atracar na terça-feira na ilha de Ibiza, o casal “apanhou um autocarro até Granada e encontrou estadia barata” naquela cidade, acrescenta a filha dos Gordons.

Por essa altura Marilee Barker e o marido conseguiram agendar um voo para Palma de Maiorca, onde estava prevista uma paragem do navio às 8:00, esta quarta-feira.

Entretanto, Claudene Gordon enviou uma mensagem à filha já no final da tarde de terça-feira para informar que a Norwegian Cruise Line entrou em contacto com eles pela primeira vez desde o incidente, tendo-lhes oferecido uma viagem de táxi do hotel onde estavam em Palma de Maiorca com destino ao cais, para regressar ao navio.

“Eles foram buscar-nos ao hotel numa limusina BMW preta para nos levar de volta ao navio. Lá, fomos recebidos pelo chefe dos serviços do cruzeiro, que nos acompanhou até ao gerente geral do navio, com quem tomámos o pequeno-almoço e depois acompanharam-nos até à nossa cabine”, conta Richard Gordon, já no cruzeiro, dois dias depois do desembarque em Montril.

“Dissemos que fomos simplesmente abandonados no cais, sem ninguém para nos receber ou nos dizer para onde ir, e eles disseram que já reclamaram do capitão do porto, que dizem ser o responsável disso. Mas é claro que o navio não nos contactou durante dois dias, o que não lhes fica nada bem”, acrescenta.

Do lado da Norwegian Cruise Line, um porta-voz da empresa esclarece que o casal desembarcou “de forma independente” e chegaram ao cais “com aproximadamente uma hora de atraso”

“Um navio de cruzeiro segue um itinerário definido com horários de chegada e de partida designados. Os itinerários são cuidadosamente coordenados e planeados com bastante antecedência para garantir que todos os nossos hóspedes possam ter a experiência que desejam”, sublinha o porta-voz.

“Depois de várias tentativas para entrar em contacto com os hóspedes através dos números de telefone fornecidos à empresa, quer os pessoais, quer os de emergência, não conseguimos falar diretamente com eles. No entanto, trabalhámos sempre em estreita cooperação com os agentes portuários locais para garantir que os passageiros voltassem ao navio”, acrescenta-se no comunicado da Norwegian Cruise Line.

No mês passado, a mesma empresa de cruzeiros esteve envolvida numa situação semelhante, quando oito passageiros se atrasaram no regresso ao navio da Norwegian Cruise Line na ilha africana de São Tomé, no dia 27 de Março.

Nesse caso, a empresa argumentou que os passageiros que perderam o cruzeiro tinham feito uma excursão privada que não foi organizada pela empresa.

OTHER NEWS

13 minutes ago

Number of tents along Dublin’s Grand Canal grows overnight again to nearly 75

13 minutes ago

IPL 2024: Will there be reserve day for RCB vs CSK league match at Chinnaswamy?

13 minutes ago

Horoscope Today - May 16, 2024

14 minutes ago

Scrap VAR? Wolves explain their reasons as Gary O’Neil’s side demand vote on technology’s future

14 minutes ago

Virus soup: The five things making Sydney sick

14 minutes ago

Injured Black Caps Allen, Conway on course for T20 World Cup

17 minutes ago

Three virtual GPs told 29-year old woman she had a UTI. In fact it was ovarian cancer and the tumour was so large that you could feel and SEE it

17 minutes ago

The perfect spot to barbecue this summer! £3million Surrey mansion with outdoor kitchen, fireplace and BBQ and £100,000 cash could be yours in latest £10 Omaze raffle draw

17 minutes ago

Video: Will Smith and Martin Lawrence make surprise appearance at early screening of Bad Boys 4 in Los Angeles

18 minutes ago

More than two years after the LIV revolution, golf is still floundering to find common ground

18 minutes ago

4 reasons your SME should embrace sustainability

18 minutes ago

Advice From Harvard Health Publishing And 3 More Doctors: What Does Endometriosis In Lung Feel Like?

18 minutes ago

Jennifer Garner shares funny videos of her mother Pat Garner in honor of her 86th birthday

18 minutes ago

Joy Corrigan bares her washboard abs and teases new content as she bakes her 'favorite healthy brownies'

18 minutes ago

Bridgerton FINALLY returns for highly-anticipated third series - but critics claim Netflix period drama is 'losing its bite' and 'even the sex scenes are dull' after fans were promised the raciest series yet

18 minutes ago

Dean McDermott goes Instagram official with girlfriend Lily Calo as couple cozy up in sweet photos... and estranged wife Tori Spelling shows her support amid divorce

18 minutes ago

Boeing faces ‘nuclear-level’ legal threat that could see people jailed

18 minutes ago

Coalition ‘said no to everything for two years’: Albanese

18 minutes ago

Donald Trump is supportive of AUKUS defence pact, former Australian PM says

18 minutes ago

First Nations people face racism surge after voice vote

19 minutes ago

Japan provides $1.8B contribution for refugees in Jordan

19 minutes ago

Israel’s Slow-Walk In Rafah Opens Door to Full-On Offensive

19 minutes ago

BBD unveils Cloud Retrospective 2024: Navigating the ins and outs of cloud computing

19 minutes ago

Putin and Xi’s new world order is emerging – it could be catastrophic

19 minutes ago

UFC roundup: Cormier takes shot at Buckley after ‘worst call-out in history’

19 minutes ago

Ryobi's ONE+ Vs. DeWalt's Flexvolt 6-1/2" Track Saw: How Do They Compare?

20 minutes ago

Luka Doncic focuses on game, not refs, as Mavs take Game 5

20 minutes ago

University of Western Australia forced to back pay staff more than $10m in super payments

20 minutes ago

US soldier detained in Russia 'admitted guilt,' state media reports

20 minutes ago

Slovakian leader is in stable but serious condition after assassination attempt, hospital says

20 minutes ago

California college professor to stand trial in death of pro-Israel protester last year

22 minutes ago

DDA Bolsters Awards Offering With Hire Of AMPAS Exec Carola Ash

22 minutes ago

Honorary doctorate to renowned African studies and history scholar Professor Toyin Falola

22 minutes ago

'Getting a start and trying to get a lead': Keys to Avalanche must-win Game 5 against the Dallas Stars

22 minutes ago

Prescriptions company MediSecure hacked in major breach

22 minutes ago

Furiosa: A Mad Max Saga review – Anya Taylor-Joy is tremendous as chase resumes

23 minutes ago

Chelsea news: Cole Palmer makes thoughts on sacking Mauricio Pochettino clear

23 minutes ago

How to check for $1 coin worth $75

23 minutes ago

Slovakia's Prime Minister Robert Fico 'not in life-threatening situation' after being shot several times

23 minutes ago

Teenager pleads guilty over death of motorist killed by rock