IBC-Br, ‘prévia do PIB’ do BC, registra alta de 0,4% em fevereiro

Quer se manter informado, ter acesso a mais de 60 colunistas e reportagens exclusivas?Assine o Estadão aqui!

BRASÍLIA – O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) subiu 0,4% em fevereiro, na série livre de efeitos sazonais. No primeiro mês de 2024, a alta foi de 0,52% (após ajuste feito pelo BC).

De janeiro para fevereiro, o índice de atividade calculado pelo Banco Central passou de 148,08 pontos para 148,67 pontos na série dessazonalizada. Com isso, o resultado é o melhor desde abril de 2023, quando o indicador pontuou 148,88 – o maior nível da série histórica iniciada em janeiro de 2003.

O dado do IBC-Br veio um pouco acima da mediana das expectativas coletadas pelo Projeções Broadcast, de avanço de 0,3% no indicador no mês. No geral, o intervalo aguardado ia de queda de 0,60% a crescimento de 1%.

Já na comparação entre os meses de fevereiro de 2024 e de 2023, houve crescimento de 2,59% na série sem ajustes sazonais. Esta série registrou 144,61 pontos no segundo mês do ano, o melhor desempenho para meses de fevereiro da série histórica. Até então, a pontuação mais alta (143,53) havia sido registrada em 2014.

ibc-br, ‘prévia do pib’ do bc, registra alta de 0,4% em fevereiro

IBC-Br, do Banco Central, é usado para avaliar o ritmo da atividade econômica Foto: André Dusek/Estadão

Conhecido como uma espécie de “prévia do BC” para o Produto Interno Bruto (PIB), o IBC-Br serve como parâmetro para avaliar o ritmo da economia brasileira ao longo dos meses. Atualmente, o BC prevê crescimento de 1,8% para o PIB deste ano, enquanto o governo projeta avanço de 2,2%.

Avaliação

Para o economista-chefe do banco Sicredi, André Nunes, o crescimento de 0,4% do IBC-Br em fevereiro corrobora o cenário de que a atividade doméstica neste início de ano está mais aquecida de que o inicialmente projetado.

“Imaginávamos que após o PIB rodar perto de zero no segundo semestre do ano passado, haveria uma retomada da atividade agora, mas com menos ímpeto do que vem ocorrendo”, resume o economista, que cita que as pesquisas mensais de alta frequência da atividade têm apontado para a retomada do consumo doméstico e do investimento.

“O mercado parece ter absorvido o impacto no início do ciclo de queda de juro. Já vemos alguma queda na inadimplência e a retomada das concessões de crédito”, diz Nunes. “Essa parte de investimentos é importante, e podemos notar a melhora da indústria e da construção civil.”

A projeção do Sicredi é de crescimento de 0,6% do PIB no primeiro trimestre deste ano, estimativa que não foi alterada após a divulgação do IBC-Br de hoje. Para o ano como um todo, o banco também não alterou a projeção, de alta de 1,9% do PIB na comparação com 2023.

A dúvida em relação ao desempenho do primeiro trimestre, acrescenta Nunes, se concentra na incerteza com o desempenho do setor agropecuário, que segundo ele é difícil de dimensionar. “O que sabemos é que houve uma produção mais baixa no centro-oeste neste ano e temos uma base de crescimento elevada herdada do ano passado”, diz. / Colaborou Daniel Tozzi Mendes

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World