Carro elétrico ou a combustão? O preço ainda faz diferença

carro elétrico ou a combustão? o preço ainda faz diferença

M1 Numbers – Combustão x elétrico

Até que a diferença de preços diminua, os elétricos continuarão a desempenhar um papel secundário, pelo menos na Europa e nos EUA

A transição dos carros com motor de combustão interna para os veículos elétricos é tão empolgante quanto desafiadora. A pressão dos governos para a adoção de motores menos poluentes, bem como as intenções da China de desempenhar um papel de liderança nesse mercado e o crescimento exponencial da Tesla, aumentaram a demanda por esses carros em todo o mundo.

Os números preliminares para 2023 indicam um total de 9,8 milhões de veículos leves elétricos vendidos globalmente, representando 11% das vendas globais de veículos leves. Tudo positivo, se os preços não forem considerados. De acordo com um estudo realizado pela JATO Dynamics em outubro de 2023, o preço médio de um carro elétrico nos EUA é 35% mais alto do que o de um veículo a gasolina e 39% mais alto na Europa. O mesmo não acontece na China, onde o preço médio de um carro elétrico é 27% menor do que o de um carro a gasolina.

carro elétrico ou a combustão? o preço ainda faz diferença

Comparativo: Fiat 500e vs. Mini Cooper SE

Até que a diferença de preço diminua, os elétricos continuarão a desempenhar um papel secundário, pelo menos na Europa e na América do Norte.

Vivendo com o inimigo

A grande diferença de preço se torna um problema maior quando o mesmo cliente tem que escolher entre elétrico, gasolina ou diesel dentro da mesma marca. Embora a Tesla, a Lucid, a Polestar, a NIO, a Xpeng e muitas outras tenham começado como marcas de carros elétricos, as empresas tradicionais precisam fazer a transição e não é fácil nem simples passar de décadas de produção de carros de combustão interna para veículos elétricos. Sem mencionar a necessidade de adaptar seu know-how e suas estruturas de negócios à nova realidade.

É por isso que continuamos a ver uma grande variedade de carros movidos a gasolina ao lado dos elétricos muito divulgados. Embora todos os fabricantes de automóveis tenham como objetivo produzir e vender somente veículos elétricos nos próximos 10 a 20 anos, a realidade atual é que os carros a combustão respondem por cerca de 80% das vendas (incluindo híbridos-leves e híbridos convencionais).

carro elétrico ou a combustão? o preço ainda faz diferença

Exterior do XPeng G6 2023

Combustão x elétrico

Enquanto isso, os carros elétricos lutam para se estabelecer, em parte devido aos equivalentes a combustão da mesma marca. Essa é uma das razões pelas quais muitos modelos elétricos simplesmente não decolam ou têm dificuldades para vender o suficiente. Os exemplos são muitos:

  • Volkswagen ID.3 x Volkswagen Golf: embora a geração atual do Golf não esteja mais no topo das vendas na Europa, seu equivalente elétrico, o ID.3, não se impõe no continente com volumes significativos. Isso se aplica tanto à Europa quanto à China. Na Alemanha, o popular Golf clássico custa, em média, 17% menos que o ID.3, que também é mais controverso em termos de design.
  • Ford F-150 x Lightning: por que escolher a versão elétrica desse carro se seu preço médio de varejo nos EUA é 41% mais alto do que o mesmo veículo movido por um motor a combustão? O consumidor, nesses casos, está buscando principalmente a capacidade de carga e o conforto interno, não a forma como o veículo é movido.
  • Fiat 500e x Fiat 500: embora o primeiro esteja usando uma plataforma completamente nova desde 2020 e o segundo esteja no mercado desde 2007, estamos falando praticamente do mesmo carro em termos de espaço interno e dirigibilidade na cidade. No entanto, na Itália, o 500 elétrico tem um preço médio duas vezes mais alto que o de combustão. Portanto, mais uma vez perguntamos: quem compra um carro urbano está realmente buscando uma mobilidade “limpa” ou apenas uma solução fácil?
  • Mercedes-Benz EQA x GLA, BMW iX1 x X1: embora a diferença seja menor nos segmentos superiores, ainda há diferenças com as quais encerramos essa reflexão: no caso da Mercedes, a versão elétrica é 9% mais cara do que a versão a combustão (excluindo as versões AMG) e, no caso da BMW, o iX1 custa, em média, 11% a mais do que o X1.

Dois modelos, uma família

Modelo a combustão Marca Modelo elétrico
Golf Volkswagen ID.3
Tiguan Volkswagen ID.4
Passat Variant Volkswagen ID.7 Tourer
Q3 Audi Q4 e-tron
Q3 Sportback Audi Q4 e-tron Sportback
A7 Audi e-tron GT
Q7 Audi Q8 e-tron
Q8 Audi Q8 e-tron Sportback
Leon Cupra Born
Kodiaq Skoda Enyaq
500 Fiat 500e
600 Híbrido Fiat 600e
208 Peugeot e-208
308 Peugeot e-308
2008 Peugeot e-2008
C4 Citroën e-C4
DS 3 DS DS 3 E-Tense
Corsa Opel Corsa-e
Mokka Opel Mokka-e
Astra Opel Astra-e
Avenger Jeep Avenger
Cooper MINI Cooper SE
Countryman MINI Countryman
Série 4 Gran Coupe BMW i4
Série 5 BMW i5
Série 7 BMW I7 i7
X1 BMW iX1
X2 BMW iX2
X3 BMW iX3
GLA Mercedes-Benz EQA
GLB Mercedes-Benz EQB
GLE Mercedes-Benz EQE SUV
GLS Mercedes-Benz EQS SUV
Classe E Mercedes-Benz EQE
Classe S Mercedes-Benz EQS
Clio Renault Zoe
Megane Renault Megane E-Tech
XC40 Volvo XC40
XC90 Volvo EX90
S60 Volvo Polestar 2
F-Pace Jaguar I-Pace
G80 Genesis G80
GV60 Genesis GV60
Kona Hyundai Kona
Sonata Hyundai Ioniq 6
Niro Kia Niro
Sportage Kia EV5
Telluride Kia EV9
X-Trail Nissan Ariya
NX Lexus RX
RAV4 Toyota bZ4X
F-150 Ford F-150 Lightning
Kuga/Escape Ford Mustang Mach E
HR-V Honda E:NY1
Forester Subaru Solterra
Equinox Chevrolet Equinox EV
Blazer Chevrolet Blazer EV
Silverado Chevrolet Silverado EV
Sierra 1500 GMC Picape Hummer EV
XT5 Cadillac Lyriq
Escalade Cadillac Escalade IQ

O autor do artigo, Felipe Munoz, é Especialista do setor automotivo da JATO Dynamics.

Leia também:

    News Related

    OTHER NEWS

    Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

    Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

    Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

    Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

    "Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

    O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

    Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

    Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

    Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

    Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

    MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

    A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

    Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

    Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
    Top List in the World