Estudo indica dois alimentos que reduzem risco de diabetes

estudo indica dois alimentos que reduzem risco de diabetes

Cogumelo branco ajuda a regular o açúcar no sangue, segundo estudo

Beber um copo de leite ou comer um potinho de iogurte todos os dias pode ser o suficiente para prevenir o diabetes tipo 2.

Ao menos é o que prevê um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Nápoles Federico II, na Itália.

De acordo com os pesquisadores, os produtos lácteos são ricos em nutrientes, vitaminas e outros compostos bioativos que podem influenciar favoravelmente o metabolismo da glicose, ou seja, o processamento do açúcar pelo organismo.

estudo indica dois alimentos que reduzem risco de diabetes

Iogurte pode prevenir diabetes tipo 2: o que diz a ciência?

Créditos: iLexx/istock

A médica Annalisa Giosuè, principal autora do estudo, explicou o que eles observaram durante a pesquisa.

“Os probióticos também são conhecidos por exercerem efeitos benéficos no metabolismo da glicose, o que pode explicar por que descobrimos que o consumo regular de iogurte está associado a um risco reduzido de diabetes tipo 2”.

Detalhes do estudo

Para chegar aos resultados, o estudo se baseou em dados de 13 revisões científicas anteriores.

Essas revisões envolviam um total de 175 estudos que buscaram relação entre o consumo de 12 alimentos de origem animal e o desenvolvimento de diabetes tipo 2.

Créditos: nensuria/iStock

Além de iogurte e leite, os pesquisadores analisaram o papel da carne vermelha, carnes brancas, carnes processadas, como bacon e salsichas, e peixe.

Ademais, eles também avaliaram queijo e ovos. Por outro lado, os pesquisadores concluíram que o consumo de carne vermelha e carne processada aumenta em aproximadamente 20% o risco de desenvolver a doença.

O que leva uma pessoa a ter diabetes?

Predisposição genética

Uma história familiar de diabetes aumenta significativamente o risco de uma pessoa desenvolver a doença. Dessa forma, se um dos pais ou ambos têm diabetes, as chances de seus filhos desenvolverem a condição também são maiores.

Estilo de vida sedentário

A falta de atividade física regular e um estilo de vida sedentário podem aumentar o risco de diabetes. Por outro lado, o exercício regular ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue e a sensibilidade à insulina, reduzindo assim o risco de desenvolver diabetes tipo 2.

Dieta pouco saudável

Uma alimentação rica em alimentos processados, açúcares adicionados, gorduras saturadas e pobre em frutas, vegetais e grãos integrais pode contribuir para o desenvolvimento de diabetes tipo 2. Da mesma forma, o consumo excessivo de calorias e o ganho de peso também aumentam o risco.

Obesidade e excesso de peso

O excesso de peso, especialmente quando concentrado na região abdominal, está fortemente associado ao desenvolvimento de diabetes tipo 2. O tecido adiposo abdominal produz hormônios e substâncias químicas que podem interferir no metabolismo da glicose e da insulina.

Resistência à insulina

A resistência à insulina ocorre quando as células do corpo não respondem adequadamente à insulina, o hormônio responsável por regular o açúcar no sangue. Por consequência, isso pode levar a níveis elevados de glicose no sangue e, eventualmente, ao desenvolvimento de diabetes tipo 2.

Veja também: 10 motivos para visitar São Pedro (SP) no outono

Veja também: Associação de brasileiros no exterior oferece bolsas de estudo

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World