A explicação para sua necessidade frequente de fazer xixi

a explicação para sua necessidade frequente de fazer xixi

Sinais clínicos ao fazer xixi podem revelar câncer de bexiga

A necessidade frequente de fazer xixi pode se tornar um grande incômodo no dia a dia, afetando não só a sua rotina diária, mas também a qualidade do seu sono e o bem-estar geral. Esta condição, cientificamente chamada de poliúria, pode ter diversas causas, algumas temporárias e outras que requerem atenção médica.

Créditos: Mintra Kwthijak/istock

Causas comuns da vontade de fazer xixi com frequência

Ingestão excessiva de líquido

A causa mais óbvia da micção muito frequente é a ingestão excessiva de líquidos; muitas vezes são bebidas como água, café, chá e bebidas alcoólicas (a cafeína e o álcool também têm efeitos diuréticos, que estimulam os rins a produzir mais urina).

Você pode facilmente saber se simplesmente bebeu demais observando a cor da sua urina.

Infecção e outros distúrbios do trato urinário

As infecções do trato urinário, especialmente a cistite, estão entre as causas mais comuns de aumento da frequência urinária.

Estas infeções, mais frequentes nas mulheres, podem causar não só um aumento da frequência urinária, mas também uma necessidade urgente de urinar mesmo quando a bexiga não está cheia.

Outros sintomas incluem dor ou ardor ao urinar e urina turva ou com mau cheiro.

Outras condições do trato urinário também podem aumentar a frequência com que você urina, como a presença de cálculos na bexiga ou tumor na bexiga.

Hiperplasia prostática benigna

A hiperplasia prostática benigna, comumente conhecida como próstata aumentada, é uma condição comum em homens à medida que envelhecem. A próstata, uma glândula que circunda a uretra logo abaixo da bexiga, pode aumentar de tamanho e causar vários distúrbios urinários. Entre os sintomas mais comuns estão:

  • necessidade de urinar com frequência ( especialmente à noite)
  • dificuldade em começar a urinar
  • fluxo urinário fraco ou interrompido
  • e a sensação de esvaziamento incompleto da bexiga

Diabetes e outras condições metabólicas

Tanto o diabetes tipo 1 quanto o tipo 2 podem causar aumento da frequência urinária como um sintoma da incapacidade do corpo de regular adequadamente os níveis de açúcar no sangue.

O excesso de glicose no sangue faz com que os rins trabalhem mais para filtrá-la, resultando em maior produção de urina; para compensar as perdas, o sujeito sente consequentemente uma sede contínua e intensa (polidipsia) e muitas vezes manifesta uma chamada polifagia paradoxal (aumento da fome e da quantidade de alimentos consumidos, mas com  perda de peso repentina e inexplicável ).

Bexiga hiperativa

A bexiga hiperativa é uma condição caracterizada pela necessidade urgente de urinar muitas vezes durante o dia, a ponto de alterar a qualidade de vida.

A causa ainda não está completamente clara, mas levanta-se a hipótese de que na maioria dos casos a responsabilidade pelos sintomas se deve à hiperatividade do detrusor, músculo que envolve quase inteiramente a superfície da bexiga.

Veja também: 3 características do xixi que revelam algo de errado com a sua saúde

Veja também: Sabe quais são as partes mais sujas do avião? Comissárias revelam

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World