"La Casa de Papel" regressa sexta-feira: tudo a postos para a guerra

© TVI24 “La Casa de Papel” regressa sexta-feira: tudo a postos para a guerra

“Perderam uma batalha, conseguirão vencer a guerra?” Esta foi a pergunta deixada no ar nas redes sociais quando foram reveladas as primeiras imagens da nova temporada da série espanhola “La Casa de Papel”. Em breve ficaremos a saber a resposta.  A primeira parte da terceira e última temporada chega esta sexta-feira, 3 de setembro, à Netflix. São disponibilizados cinco episódios agora e os restantes cinco só a 3 de dezembro.

Na página oficial de Twitter, as analogias bélicas são frequentes: “Isto é mais do que um assalto. É uma guerra”, lê-se no perfil. E numa das publicações a garantia: “A rendição nunca fez parte dos planos”.

Rendirse nunca ha sido parte del plan.

Surrendering has never been part of the plan. #LCDP5 pic.twitter.com/fVPTZlh8TE

  — La Casa de Papel (@lacasadepapel) August 17, 2021

Preparemo-nos, então, para a guerra.

As armas: “Bella Ciao” e o incentivo à rebelião

A série espanhola, criada por Álex Pina, acompanha um grupo de criminosos em dois grandes assaltos: primeiro, à Casa da Moeda (na primeira temporada, com duas partes) e, depois, ao Banco Central de Espanha (contado na segunda e terceira temporadas, em quatro partes).

Inicialmente planeada como uma minissérie de 15 episódios, que foram exibidos na televisão espanhola Antena 3, “La Casa de Papel” foi cancelada por falta de audiência, mas acabou, inesperadamente, por tornar-se um sucesso mundial quando foi disponibilizada pela Netflix no final de 2017. É, desde então, a série não falada em inglês mais vista deste serviço de streaming.

Ao som de “Bella Ciao”, a canção italiana popularizada pelos antifascistas nos anos de 1940, ficámos a conhecer este grupo de assaltantes liderados pelo Professor, cada um apresentado-se com o nome de uma cidade: Tóquio (a narradora), Rio, Berlim, Denver, Oslo, Moscovo, Nairobi e Helsínquia, a que depois se juntaram Palermo, Lisboa, Manila, Estocolmo… 

Vestidos com macacões vermelhos e com uma máscara do pintor espanhol Salvador Dalí, na primeira temporada os oito elementos do grupo tomaram a Casa da Moeda e forçaram 67 reféns a imprimirem 2,4 mil milhões de euros para depois fugirem por um túnel secreto, seguindo as indicações do Professor, que coordenava toda a operação à distância.

Na Casa da Moeda viveram-me momentos tensos. Houve muita ação e tiroteios, discussões filosóficas, alguma violência e até beijos apaixonados. Cá fora, os espectadores ficaram presos à história, torcendo para que os vilões, que na verdade aqui eram os heróis, se safassem.

Estamos preparados para la guerra desde el primer capítulo de la primera temporada.

We’ve been ready for war since season 1, episode 1.#LCDP5 pic.twitter.com/gq7Bp6PDkK

  — La Casa de Papel (@lacasadepapel) August 2, 2021

Mas a reação do público superou todas as expectativas. As roupas e as máscaras dos ladrões começaram a aparecer nas ruas: tornaram-se disfarces do carnaval do Rio de Janeiro, eram usadas pelos adeptos de futebol e até em manifestações de grupos que protestavam contra a opressão dos governos ou o sistema capitalista. As máscaras e a música “Bella Ciao” tornaram-se comuns em manifestações democráticas, ambientalistas ou feministas. Assaltar a Casa da Moeda era visto como um ato de rebeldia contra o sistema. Afinal, eles estavam a roubar os ricos e poderosos que nos “roubam” a todos.

“Um barco de uma ONG resgata um grupo de migrantes e quando eles se encontram em segurança começam a cantar Bella Ciao… isso é mais importante do que tudo o resto”, recoda Álvaro Morte, o ator que interpreta o Professor, no documentário “La Casa de Papel: o Fenómeno” (também disponível na Netflix), mostrando como o impacto da série se tornou incontrolável.

Na verdade, estes assaltantes não eram nenhuns “Robin Wood” dos tempos modernos, e tinham sonhos bastante prosaicos: queriam morar em ilhas paradisíacas, viajar em jatos privados e desfrutar da “boa vida”. Curiosamente, os espectadores não se sentiram defraudados com isso. Afinal, os rebeldes eram como qualquer um de nós. 

Na quarta parte, a série terá tido mais de 65 milhões de visualizações em todo o mundo. E as expetativas para a quinta parte são bastante elevadas: a poucos dias da estreia, “La Casa de Papel” já é um dos tópicos mais populares na internet.

O exército: as personagens da quinta temporada

Berlim já tinha morrido no final do primeiro assalto. Com a morte de Nairobi no final da quarta parte, o grupo principal ficou desfalcado e, por isso, surgem novas personagens. Estas são as que iremos ver de certeza:

O Professor (Sergio Marquina) –  interpretado por Álvaro Morte

Lisboa (Raquel Murillo) – interpretada por Itziar Ituño

Tóquio (Silene Oliveira) – interpretada por Ursula Corbero

Rio (Aníbal Cortés) – interpretado por Miguel Herrán

Denver (Daniel Ramos) – interpretado por Jaime Lorente

Helsínquia (Mirko Dragic) – interpretado por Darko Perić

Estocolmo (Mónica Gaztambide) – interpretada por Esther Acebo

Palermo (Martín Berrote) – interpretado por Rodrigo de la Serna

Inspetora Alicia Sierra – interpretada por Najwa Nimri

Arturo Román – interpretado por Enrique Arce

Ángel Rubio – interpretado por Fernando Soto

César Gandía – interpretado por José Manuel Poga

Coronel Tamayo – interpretado por Fernando Cayo

Outras personagens irão aparecer em flashbacks, como por exemplo, Berlim (Pedro Alonso). Também poderemos contar com as presenças de Bogotá (Hovik Keuchkerian), Marselha (Luka Peros) e Manila (Belén Cuesta).

Entre as personagens novas, teremos Rafael (interpretado por Patrick Caiado), filho de Berlim, que é agora um jovem brilhante que estudou no MIT.

O ator José Manuel Seda chega à série como Sagasta, comandante das Forças Especiais do Exército Espanhol.

E Miguel Ángel Silvestre (que conhecemos de “Narcos”) entra na série como ex-namorado de Tóquio, René

 

A estratégia: e agora o que vai acontecer?

A quinta parte “é a mais épica de todas as que filmámos”, assegurou o criador da série Álex Pina em declarações à Entertainment Weekly, em julho do ano passado. Sem revelar pormenores, Pina explicou que a história passa de um “jogo de xadrez”, de “uma mera estratégia intelectual para uma estratégia de guerra: ataque e contenção”.

O criador da série refere que sempre se tentou que os “protagonistas fossem carismáticos, inteligentes e brilhantes”. “Neste caso, no género de filme de guerra puro, também procurámos personagens cuja inteligência pudesse rivalizar com a do Professor”, afirmou Álex Pina.

 

“Passámos quase um ano a pensar em como separar o grupo. Como colocar o professor na corda bamba. Como colocar algumas personagens em situações irreversíveis. O resultado é a quinta parte de La Casa de Papel. A guerra atinge níveis mais extremos e selvagens, mas também é a temporada mais épica e emocionante”, garante o comunicado da Netflix.

Continuando de onde a quarta temporada tinha ficado, a quinta temporada decorre principalmente no Banco da Espanha, com o gangue a tentar roubar o ouro e sair em segurança. Já lá estão há 100 horas e o assalto parece estar longe de terminar. O plano é derreter o ouro – 50 toneladas já estão, ainda faltam 40.

A inspetora Alicia Serra (que está grávida) deteve o Professor e parece que, desta vez, ele não conseguirá escapar. “É possível que esta seja a última vez que vou falar com todos vocês”, diz o Professor ao grupo. Entretanto, o exército entra em cena para tentar pôr fim ao assalto.

Entre as batalhas, as paixões continuam acesas. Tanto Rio e Tóquio quanto Estocolmo e Denver parecem ter tudo para reconciliar-se. Mas o futuro de Lisboa e do Professor não é tão promissor.

Finalmente, o descanso dos guerreiros?

Este será mesmo o fim de “La Casa de Papel”?, é o que todos os fãs perguntam. A verdade, segundo os produtores, é que os atores da série estão a ser requisitados para fazer outros trabalhos e será difícil manter por mais tempo um elenco tão extenso.

E, depois, torna-se cada vez mais difícil justificar os assaltos e manter o interesse do enredo.

#LCDP5 Vol.1

5 capítulos. Viernes.

5 episodes. Friday. pic.twitter.com/ZiANXrCewM

  — La Casa de Papel (@lacasadepapel) August 30, 2021

No entanto, há outras hipóteses. Numa entrevista recente, Álex Pina deixou uma porta aberta:

Temos muitas oportunidades de spin-offs. Isto deve-se ao facto de as personagens terem identidades muito fortes. Sempre tentámos ter personagens complexas, então acho que quase todas têm um lado que gostaríamos de ver num spin-off [uma série nova a partir de uma personagem que já existe].” 

Internet Explorer Channel Network
News Related

OTHER NEWS

Metallica vuelve a la Argentina en 2022: cómo conseguir entradas para el show más esperado

© Metallica ¡La espera terminó! Finalmente se anunció la reprogramación del show de Metallica para el 30 de abril de 2022 en el Campo Argentino de Polo de la Ciudad de Buenos ... Read more »

Hacienda ultima un cambio legal para que la plusvalía municipal sobreviva al golpe del Constitucional

© Efe Tribunal Constitucional. El Tribunal Constitucional acaba de asestar una tercera, y aparentemente definitiva, estocada al articulado del conocido como impuesto de plusvalía municipal que amenaza con dar la ... Read more »

Confira a preparação do Nova Serrana Forgeds para a liga MGFL Hinova 2021

Com a melhora do cenário pandêmico, os esportes no Brasil vão voltando aos poucos. O futebol americano está de volta em Minas Gerais e virá a retornar no dia 06/11 ... Read more »

A reação do FC Porto à eliminação da Taça da Liga: "Desperdício"

© Elson Correia santa_clara_fcporto_2 Através da sua newsletter Dragões Diário, o FC Porto reagiu à eliminação da Taça da Liga diante do Santa Clara. Veja também: Classe de Conceição na ... Read more »

Nas notícias lá fora: Prendas de Natal, Al Gore e Evergrande

© Swipe News, SA volta ao mundo, revista internacional As compras de Natal dos britânicos vão ser mais caras este ano. Os grupos retalhistas alertaram para aumentos de preços antes ... Read more »

Australia levanta las restricciones de salida del país para los vacunados

© Proporcionado por Agencia EFE Sídney (Australia), 27 oct (EFE).- El Gobierno de Australia anunció este miércoles que levanta a partir del próximo lunes para las personas vacunadas con la ... Read more »

China detecta 59 nuevos casos de coronavirus, 50 de ellos por contagio local

© Proporcionado por Agencia EFE Pekín, 27 oct (EFE).- La Comisión Nacional de Sanidad de China anunció hoy la detección de 59 nuevos positivos del coronavirus SARS-CoV-2 este martes, 50 ... Read more »

Irán: ciberataque afectó a todas las gasolineras del país

© AP MOR-GEN IRÁN-CIBERATAQUE Un ciberataque afectó a las 4.300 gasolineras existentes en Irán dijo un alto funcionario, algunas de las cuales seguían teniendo problemas el miércoles, un día después ... Read more »

Gilberto Braga (1945-2021)

© Divulgação/Globo Gilberto Braga, um dos mais famosos autores de novelas do Brasil, morreu nesta terça-feira (26/10). O escritor, que completaria 76 anos na próxima segunda-feira, estava internado no Hospital ... Read more »

Orlando Bloom assinala data especial com declaração de amor a Katy Perry

O ator partilhou uma fotografia ao lado da companheira e desfez-se em elogios. © Reprodução de Instagram, DR Katy Perry comemorou o seu 37º aniversário esta segunda-feira, dia 25 de ... Read more »

Helena Coelho: saiba onde comprar as peças deste look de outono

Helena Coelho recebeu uma onda de elogios nas redes sociais, assim que mostrou uma das mais recentes apostas em looks de outono. © Selfie Helena Coelho: saiba onde comprar as ... Read more »

Depois da vitória ao Torino com golo de Giroud, Milan regista melhor arranque na Serie A desde 1954/55

Com o internacional português Rafael Leão de início, os rossoneri, que na próxima semana recebem o FC Porto para a Liga dos Campeões, somaram a sexta vitória seguida na Serie ... Read more »

Milan venció por la mínima a Torino y toma diferencia en la punta de la Serie A

© Getty. Este martes, oficialmente se abrió la 10ª jornada de la Serie A de Italia, en el juego de fondo, disputado en el estadio San Siro, Milán venció 1-0 ... Read more »

Los depósitos de familias suben 5,2 % en septiembre y los de empresas 2,8 %

© Proporcionado por Agencia EFE Madrid, 27 oct (EFE).- Los depósitos que las familias españolas tenían en los bancos al cierre de septiembre se situaron en 940.600 millones de euros, ... Read more »

Manifestantes contra o golpe de Estado no Sudão continuam nas ruas da capital

© TVI24 Manifestantes contra o golpe de Estado no Sudão continuam nas ruas da capital As manifestações mantêm-se nas ruas do Sudão em protesto contra o golpe de Estado militar e ... Read more »

Riqueza das famílias portuguesas é inferior à das da Zona Euro – há muitas desigualdades

© Jornal de Negócios Riqueza das familias portuguesas As famílias em Portugal têm uma riqueza média, e mediana, abaixo da verificada na Zona Euro. Segundo dados do Banco de Portugal ... Read more »

Icelandair prevê realocar Boeing arrestado em Cabo Verde nos próximos meses

© Fornecido por Lusa Icelandair reporst second drop of shares in 2018 Praia, 27 out 2021 (Lusa) – O grupo Icelandair, que até julho liderou a companhia Transportes Aéreos de ... Read more »

México regista quase 400 mortos por covid-19 num só dia

77% da população adulta está vacinada com pelo menos uma dose. O México registou 392 mortos por covid-19 nas últimas 24 horas, apesar de 77% da população adulta estar vacinada ... Read more »

Banco Mundial doa 129 ME para projeto de governação e economia digital

© Fornecido por Lusa World Bank proposes 3 billion dollars for Ukraine Maputo, 27 out 2021 (Lusa) – O Banco Mundial anunciou hoje em comunicado a doação de 150 milhões ... Read more »

Cámara de Comercio de la UE: China habla de apertura pero la sensación es que se está cerrando

© Proporcionado por Agencia EFE Shanghái (China), 27 oct (EFE).- Pese a que las autoridades chinas “siempre hablan de apertura”, la sensación entre las empresas europeas que operan en el ... Read more »

Polícia perdeu o rasto ao namorado de Gabby Petito após confundir suspeito com a mãe durante vigia

© TVI24 Polícia perdeu o rasto ao namorado de Gabby Petito após confundir suspeito com a mãe durante vigia As autoridades da Florida confudiram Brian Laundrie com a mãe durante ... Read more »

Cabo Verde aprovou investimentos de 545 M€ no primeiro semestre para gerar 4.300 empregos

© Fornecido por Lusa Covid-19: PM de Cabo Verde anuncia Orçamento Retificativo e pedido para aumentar défice Praia, 27 out 2021 (Lusa) – O Governo cabo-verdiano aprovou quase 545 milhões ... Read more »

Las verduras más caras que el cerdo preocupan a los consumidores chinos

© Reuters/Jason Lee FOTO DE ARCHIVO: Un carnicero corta una pieza de cerdo en un mercado de Pekín Por Dominique Patton PEKÍN, 27 oct (Reuters) – Los precios de las ... Read more »

Último modelo com V12 puro. Lamborghini Aventador Ultimae já voou!

© Fornecido por Turbo.pt A Automobili Lamborghini tem um problema entre mãos – a procura pelos seus modelos não pára de aumentar! A demonstrá-lo, não somente a constante subida nas ... Read more »

Com Carille ameaçado, Santos inicia série de 11 decisões contra a inédita queda

Quer se manter informado, ter acesso a mais de 60 colunistas e reportagens exclusivas?Assine o Estadão aqui! Com o técnico Fábio Carille ameaçado, o Santos inicia, nesta quarta-feira, diante do ... Read more »

Morre o novelista Gilberto Braga

A dramaturgia brasileira se despede de Gilberto Braga, autor de novelas clássicas da TV brasileira, como “Dancin’ Days” (1978), “Vale Tudo” (1988) e “Celebridade” (2003), e criador de vilões inesquecíveis. ... Read more »

Golden Lions intensifica a preparação para a estreia na liga MGFL Hinova

Com o avanço da vacinação no estado de Minas Gerais, os esportes vão retornando aos poucos e um deles é o futebol americano, que tem data marcada para o reinício ... Read more »

Este sumo básico trata a prisão de ventre (e é simples de fazer)

É ‘tiro e queda’. Contudo, não substitui a visita a um especialista. © Shutterstock É ‘tiro e queda’. Contudo, não substitui a visita a um especialista. Sente uma dificuldade persistente ... Read more »

É esta a forma mais natural de reduzir os níveis de colesterol

Por norma, quando a dieta e a alteração dos estilos de vida não resultam ou quando os valores de colesterol são muito elevados, a solução passa pelo uso de estatinas, ... Read more »

Países de leste retomam restrições face ao agravamento da pandemia

© Swipe News, SA Bulgária – 2º Posição (4,28 euros por cada 100km) A pandemia está a agravar-se na Europa, com especial incidência nos países de leste que têm baixas ... Read more »

Cerca del 90 por ciento de las jugadoras en Chile no recibe sueldo o gana menos de 100 mil pesos al mes

© Proporcionado por Al Aire Libre Cerca del 90 por ciento de las jugadoras en Chile no recibe sueldo o gana menos de 100 mil pesos al mes La Asociación ... Read more »

Brasil: relatório parlamentar sobre gestão da crise da covid-19 pede punição de Bolsonaro por nove crimes, incluindo contra a humanidade

De acordo com o relatório final, Bolsonaro “incentivou de forma reiterada a população a violar o distanciamento social, opôs-se ao uso de máscaras, promoveu aglomerações e tentou desqualificar as vacinas”. ... Read more »

Covid-19: consultores da agência do medicamento dos EUA recomendam vacinação de crianças dos 5 aos 11 anos

Entre os riscos avaliados pelo painel está um efeito secundário relacionado com o coração, que é muito raro em adolescentes e jovens adultos que recebem uma dose maior da vacina ... Read more »

Condições de crédito habitação endurecem na Zona Euro

© Gtres Bancos começam a dificultar a concessão de crédito habitação O Banco Central Europeu (BCE) considera que os bancos da Zona Euro mantiveram os padrões para os empréstimos às ... Read more »
On free-english-test.com you will find lots of free English exam practice materials to help you improve your English skills: grammar, listening, reading, writing, ielts, toeic