Kremlin usou ‘armas biológicas’ enquanto ‘torturava’ Alexei Navalny por três anos.

kremlin usou ‘armas biológicas’ enquanto ‘torturava’ alexei navalny por três anos.

Kremlin usou ‘armas biológicas’ enquanto ‘torturava’ Alexei Navalny por três anos.

Alexei Navalny foi repetidamente jogado em uma cela de punição minúscula durante os três anos que passou em uma colônia penal remota (Imagens: Arquivo). Alexei Navalny foi ‘torturado’ com tratamentos cruéis, incluindo ‘armas biológicas’, de acordo com relatos antes de sua morte em uma colônia penal no Círculo Ártico. Guardas prisionais colocaram outro detento com gripe na mesma cela que o crítico vocal do Kremlin, fazendo com que ele adoecesse em meio a condições severas na prisão remota do norte da Rússia. Também é dito que ele foi mantido deliberadamente em frente a um homem que gritava quase o tempo todo e foi repetidamente jogado em uma cela de punição minúscula ‘SHIZO’. Sua morte enquanto cumpria uma sentença de 19 anos por extremismo foi descrita como ‘assassinato’ por seus apoiadores, com a culpa sendo atribuída diretamente a Vladimir Putin.

A colônia penal IK-3 onde o político de oposição russo Alexei Navalny foi mantido antes de sua morte (Imagem: Reuters). Embora a causa da morte ainda não tenha sido confirmada, o tratamento brutal sofrido pelo homem de 47 anos na chamada prisão ‘Lobo Polar’ em Kharp, situada em condições congelantes a cerca de 1.900 km a nordeste de Moscou, teria causado um grande impacto em sua saúde. Um relatório da Fundação Anti-Corrupção (ACF) de Navalny diz: ‘Eles o mantêm em condições semelhantes à tortura, o enviam constantemente para o SHIZO e inventam novos métodos sofisticados de pressão. No SHIZO, a cama é presa à parede o dia todo – e praticamente não há mais nada lá dentro.

Alexei Navalny é visto por videoconferência da colônia penal corretiva IK-2 em Pokrov antes de uma audiência judicial em maio de 2022 (Imagem: Reuters). ‘Um homem com problemas mentais que grita quase o tempo todo foi deliberadamente colocado na cela oposta. ‘Uma pessoa aleatória está sendo atormentada apenas para privar Alexei de sono.’ O relatório, publicado em janeiro de 2023, afirmava que métodos para ‘levar Navalny à morte lentamente’ estavam sendo empregados pelos responsáveis da prisão. ‘Eles também usaram “armas biológicas” contra Navalny na forma de outra pessoa viva – um homem com gripe foi colocado na mesma cela que ele’, disse a ACF.

Uma réplica da cela de punição em que Alexei Navalny foi repetidamente jogado (Foto: Slot Loevestein / Fundação Anti-Corrupção)”Alexei também ficou doente – febre e tosse são difíceis de suportar quando você não pode deitar e não recebe nenhum remédio, exceto antibióticos e duas xícaras de água fervente por dia, pelas quais também tivemos que lutar.

“Estamos certos de que eles querem levar Navalny à morte aos poucos.”

Em agosto de 2020, o Sr. Navalny sobreviveu por pouco a um envenenamento com o agente nervoso Novichok, o que o levou a adoecer em um voo entre a Sibéria e Moscou e entrar em coma.

Após ser preso no ano seguinte, ele passou um total de 283 dias na cela de punição por “pretextos inventados” até sua morte, de acordo com a ACF.

A viúva do Sr. Navalny, Yulia, prometeu que revelará em alguns dias por que seu marido foi morto na colônia penal IK-3 e quem foi o responsável.

Siga-nos para receber as últimas atualizações de notícias de

“Alexei morreu na prisão depois de ser torturado e atormentado por três anos”, disse ela. “Ele não foi apenas preso, não foi preso como os outros são presos, ele foi torturado.

“Ele foi mantido em uma cela de punição, em uma caixa de concreto de seis ou sete metros quadrados, sem nada além de um banquinho, uma pia, um buraco no chão no lugar de um vaso sanitário e uma cama presa à parede para que você não possa deitar nela.

“Uma xícara, um livro e uma escova de dentes – isso é tudo que ele tinha.”

Alexei Navalny aparece em uma videoconferência durante uma sessão do tribunal (Foto: AP)

O porta-voz do Sr. Navalny, Kira Yarmysh, descreveu sua morte como “assassinato”. A Sra. Yarmysh disse que as autoridades russas estão “nos levando em círculos e encobrindo seus rastros” enquanto sua esposa, mãe Lydumila e colegas tentam localizar seu corpo. Sua mãe fez um apelo em vídeo diretamente a Putin, pedindo-lhe que “finalmente me deixe ver meu filho”.

Escrevendo no X na segunda-feira, a Sra. Yarmysh disse que foram informados por um comitê de investigação em Salekhard, uma cidade próxima à prisão, que o corpo será submetido a “exame químico” por mais 14 dias.

“Eles mentem, ganham tempo para si mesmos e nem mesmo o escondem”, disse ela.

Líder da oposição russa Alexei Navalny olha para os fotógrafos durante uma audiência no Tribunal do Distrito de Babuskinsky em Moscou (Foto: AP)

A notícia da morte do Sr. Navalny foi divulgada na sexta-feira, com o serviço penitenciário russo afirmando em um comunicado que ele “se sentiu mal após uma caminhada, quase perdendo a consciência”.

Tentativas de ressuscitação foram realizadas antes que “médicos de emergência confirmassem a morte do condenado”, de acordo com o relato oficial.

O porta-voz do governo russo, Dmitry Peskov, disse que está ocorrendo uma investigação oficial.

De acordo com a fonte metro.co.uk

O conteúdo Kremlin usou ‘armas biológicas’ enquanto ‘torturava’ Alexei Navalny por três anos. aparece primeiro em FoFoca.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World