Trump ameaça não proteger países da Otan contra a Rússia se for eleito presidente

trump ameaça não proteger países da otan contra a rússia se for eleito presidente

Trump ameaça não proteger países da Otan contra a Rússia se for eleito presidente

O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump ameaçou não proteger mais a Otan contra a Rússia, se for vitorioso nas eleições presidenciais americanas de novembro. Em um comício de campanha neste sábado (10) na Carolina do Sul, o republicano também prometeu retomar expulsões em massa de migrantes nas fronteiras do país, já “no primeiro dia” de governo.

Há anos o magnata critica os seus aliados na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) por não financiarem a instituição o suficiente. A ampla maioria dos aportes financeiros ao organismo, cerca de 70%, cabe aos Estados Unidos, num contexto em que poucos países-membros respeitam a cota de doações de pelo menos 2% do seu PIB.

Durante o evento em Conway, na Carolina do Sul, Trump relatou ter tido uma conversa com um dos líderes da organização, mas não disse qual. “Um dos presidentes de um grande país levantou-se e disse: bem, senhor, se não pagarmos e formos atacados pela Rússia, o senhor irá nos proteger? Não, eu iria não protegê-lo. Na verdade, eu os diria a fazer o que quiserem com você. Você deve pagar suas dívidas”, contou.

A declaração ocorre enquanto Trump, provável candidato contra o presidente democrata Joe Biden nas eleições de novembro, pressiona os parlamentares republicanos a enterrarem um projeto de lei que prevê o pagamento de uma nova ajuda financeira e militar à Ucrânia.

Ajuda à Ucrânia bloqueada no Congresso

A Casa Branca respondeu aos comentários elogiando os esforços de Biden para fortalecer alianças em todo o mundo. “Encorajar a invasão dos nossos aliados mais próximos por regimes assassinos é terrível e sem sentido”, respondeu Andrew Bates, porta-voz da Casa Branca, em um comunicado divulgado no sábado à noite.

“Em vez de apelar à guerra e promover o caos, o presidente Biden continuará a apoiar a liderança americana”, acrescentou Bates.

O acordo bloqueado no Congresso previa ajuda adicional à Ucrânia e a Israel. O valor de US$ 95 mil milhões será debatido na próxima semana e inclui, ainda, fundos para um aliado estratégico na Ásia, Taiwan.

A maior parte, no entanto, ajudaria a Ucrânia a reabastecer os seus estoques de munições, armas e outras necessidades essenciais, à medida que o país entra no terceiro ano de guerra. Donald Trump tem questionado com frequência a continuidade da ajuda americana à Ucrânia e até ameaçou deixar a Otan se voltar governar o país.

‘Maior operação de expulsão da história’

O pré-candidato também abordou mais uma vez a questão polêmica da imigração, outro tema importante na campanha eleitoral. Sob a pressão dele, os congressistas republicanos parecem ter decidido bloquear qualquer reforma da política de imigração antes das eleições presidenciais.

“Não esqueçamos que esta semana também conquistamos uma grande vitória que todos os conservadores deveriam comemorar. Esmagamos o projeto desastroso deste vigarista Joe Biden sobre fronteiras abertas”, lançou o bilionário. “Todo o grupo fez um ótimo trabalho no Congresso. Nós enterramos tudo.”

O ex-presidente garantiu que a expulsão dos migrantes seria uma das suas prioridades caso retornasse à Casa Branca. “No primeiro dia, acabarei com todas as políticas de fronteiras abertas da administração Biden e lançaremos a maior operação de deportação doméstica da história dos EUA. Não temos escolha”, disse ele.

Durante o comício ele também criticou Nikky Haley, ex-governadora do estado da Carolina do Sul e sua rival na indicação republicana, salientando a ausência do marido dela durante a campanha. “Onde está o marido dela? Ah, ele se foi, ele se foi. O que aconteceu com o marido dela?”, perguntou, com efeitos de voz.

Atrás na corrida pela nomeação, a ex-embaixadora dos Estados Unidos na ONU respondeu duramente no X, explicando que seu marido, Michael Haley, está envolvido durante um ano em uma missão militar no Djibouti. “Ele está servindo o nosso país, algo sobre o qual você nada sabe. Alguém que desrespeita continuamente os sacrifícios das famílias dos militares não tem nada a ver com o cargo de comandante-em-chefe”, disse ela.

Com informações da AFP

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World