Já são um milhão: Portugal precisa de mais imigrantes?

Todos os partidos abordam a imigração nos seus programas eleitorais, entre um maior controlo e restrição de entradas à Direita ao enfoque na integração e solidariedade à Esquerda. Em comum a ideia de que Portugal precisa dos estrangeiros – e todos, até o Chega, o colocam por escrito -, em áreas como a agricultura, a restauração ou os lares. Ou pelos milhões com que engordam a Segurança Social. Ou pelos bebés que rejuvenescem a natalidade em perda. É na integração e na representação política que mais se falha

já são um milhão: portugal precisa de mais imigrantes?

Já são um milhão: Portugal precisa de mais imigrantes?

São já mais de um milhão. O número oficial, confirmado pela Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) ao Expresso, ainda não está explanado em nenhum relatório mas é já certo que os cidadãos estrangeiros com autorização de residência em Portugal são atualmente cerca de 10% da população nacional – fazendo fé arredondada que entre entradas e saídas, nascimentos e mortes, o país mantém-se com os dez milhões de moradores.

A marca, a mais elevada desde sempre, foi atingida ainda no fim de 2023, e desde então só cresceu, sendo as nacionalidades mais representativas, por ordem de importância, o Brasil, a Ucrânia, o Reino Unido, Angola e Cabo Verde. Em matéria de entradas anuais – cerca de 300 mil no ano passado – crescem em representatividade o Nepal, o Bangladesh e a Índia. Por dia há cerca de mil novos pedidos de legalização.

São muitos imigrantes? Poucos? São precisos mais? As respostas variam consoante o quadrante político que as dá. É preciso preciso pegar em dados, enquadrar, contextualizar ao pormenor pequenino, quase ao jeito de polígrafo, pois este é um tema bipolar que muda facilmente de rosto, caso seja olhado pela direita ou pela esquerda, e sujeito a efabulações quando o discurso vem dos extremos.

Para ler este artigo na íntegra clique aqui

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World