Queres fazer um dos melhores pães do mundo? Temos a receita

queres fazer um dos melhores pães do mundo? temos a receita

Fotografia: reprodução do filme ‘When Harry Met Sally’

Os portugueses têm um problema: haja pão na mesa, e principalmente molho no prato, e não descansam até acabar com os dois. Não é assim de estranhar que entre os melhores 50 pães do mundo haja um português.

A seleção foi feita pelo crítico da CNN Internacional Jen Rose Smith, que colocou a broa camponesa do Norte de Portugal no ranking dos 50 melhores pães do mundo. Esta broa é feita com milho e o trigo sarraceno que, à moda antiga, são “moídos na pedra, peneirados e amassados numa gamela de madeira”.

Depois de cozinhado no forno, melhor ainda se num forno de lenha, o resultado é um pão que abre fendas crocantes no topo, enquanto por dentro a côdea fica densa.

Contudo, há formas mais simples de fazer aquele que é um dos pães mais tradicionais em Portugal. Noutras regiões do país, há quem faça a broa de milho apenas com farinha de milho branca e, por exemplo, na Beira Alta, o mais comum é usar-se farinha de milho amarela.

Se queres seguir uma receita tradicional portuguesa, deixamos a sugestão dos autores do blogue A Senhora do Monte, Cláudia Costa e Tiago Lucena, que da beleza à cozinha, não deixam morrer as tradições portuguesas. E esta ganha forma no forno.

Broa de milho tradicional portuguesa 

Ingredientes:

  • 2 kg de farinha de milho branco; 
  • 250 gramas de farinha de trigo; 
  • 250 gramas de farinha de centeio; 
  • +/- 1,5 L de água a ferver; 
  • +/- 0,25 L de água fria; 
  • 50 gramas de sal grosso; 
  • 50 gramas de levedura fresca; 
  • 3 folhas de couve; 
  • Farinha de milho q.b para polvilhar  

Modo de preparação:

Começa por aquecer água. Numa taça grande, mistura as farinhas. Abre uma cavidade no centro. De seguida, numa chávena, junta a levedura esfarelada, o sal e um pouco de água quente. Mexe até dissolver.

Deita esta mistura na cavidade. Deita água quente e amassa. A seguir, vai acrescentando água fria aos poucos para facilitar o manuseamento da massa. Quando toda a massa estiver ligada, espalma-a contra um lado do recipiente. Cobre a massa com um pouco da farinha.

Antigamente, depois da massa preparada, era feito o sinal da cruz em baixo relevo, com o topo inferior da mão. Depois era feita a tradicional benção: “Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo/ São Vicente te acrescente/ São Mamede te levede/ e São João te faça pão/ Amén.”.

A seguir, tapa a massa com um pano e deixa-a a levedar durante duas horas. Quando a massa apresentar ranhuras profundas, é sinal de que está pronta a ser trabalhada.

Divide a massa em três porções. Num recipiente de formato oval e de preferência com asas, coloca uma porção (previamente arredondada com as mãos). Atira ao ar algumas vezes.

Limpa e enfarinha uma folha de couve. Coloca por cima a bola de massa. Espalma um pouco. Não muito, pois convém que a broa fique alta.

Polvilha com um pouco de farinha de milho e leva ao forno pré-aquecido a 180ºC, durante cerca de 60 a 80 minutos. Evita abrir o forno. Se achares que precisa de cozer mais um pouco, deixa estar mais uns minutos.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World