Trabalhar para ser pobre?

Mesmo do lado do PS, a solução é paradigmática: o aumento no valor do Salário Mínimo de 2024 não chega para cobrir o aumento dos preços de bens essenciais

trabalhar para ser pobre?

Trabalhar para ser pobre?

Um em cada dez trabalhadores é pobre. Trabalha, tem salário, contribui com o seu esforço para a riqueza do país, mas não sai da pobreza. No total, são quase 500 mil pessoas que trabalham e são pobres. Quase meio milhão de pessoas.

É sabido que os salários portugueses são baixos quando comparado com outros países europeus. E ficam ainda mais pequenos quando colocados em perspetiva com os preços de bens ou serviços elementares: no país dos salários baixos, o custo da habitação bate recordes e até ganha a vários países muito mais ricos do que nós. Mas, meio milhão de pessoas que tendo emprego não conseguem sair da pobreza é subir um patamar acima na desigualdade social e no reconhecimento do falhanço da economia.

Sabemos que estes trabalhadores são fundamentais para a economia, que sem eles o país parava, vemo-los todos os dias nas mais diversas funções. Contudo, é quando termina o turno, quando acaba o dia de trabalho, que a triste realidade se materializa, já mais longe dos nossos olhos. São fundamentais, mas pagos como se fossem descartáveis. São pessoas, mas deixadas para trás desumanizadas de direitos fundamentais.

O lastro desta pobreza é como uma mancha de óleo que se infiltra e alastra. Destes números da pobreza, há filhos e pais que se somam. Em particular nos mais jovens, um em cada cinco vive em situação de pobreza. É o ciclo que não se rompe, a prova do elevador avariado que a economia deixou sem conserto.

Se olharmos para os programas eleitorais partidários não vemos soluções para este problema vindas da direita. Entre a selvajaria do mercado ou promessas sem fundamento, a certeza é de que o salário de muitos continua a ser sinónimo de pobreza. O crescimento real dos salários ainda é visto como uma ameaça – o pensamento ainda não saiu da caixa da austeridad. Se hoje não estamos bem, a certeza é de ficarmos pior.

Mas, mesmo do lado do PS, a solução é paradigmática: o aumento no valor do Salário Mínimo de 2024 não chega para cobrir o aumento dos preços de bens essenciais, as promessas para anos futuros são certezas de passarem os quatro anos de mandato sem sequer levar o salário mínimo ao que hoje é praticado em Espanha. Desistência.

Desde 2015 ficou provado que melhores salários dão mais equilíbrio às contas públicas e puxam pela economia. É preciso dar passos que sejam maiores do que a inflação, que garantam a saída da pobreza. Só essas propostas são certeza de futuro.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World