Julgamento de Trump entra em fase crítica com deliberação do júri

julgamento de trump entra em fase crítica com deliberação do júri

O ex-presidente dos EUA, Donald Trump, deixa a Trump Tower para comparecer ao julgamento do processo de difamação movido contra ele pela escritora E. Jean Carroll, em 26 de janeiro de 2024

O líder republicano Donald Trump saiu furioso do tribunal de Nova York nesta sexta-feira (26), onde os argumentos finais foram ouvidos no julgamento por difamação movido pela escritora E. Jean Carroll, que o acusa de arruinar sua reputação.

O ex-presidente (2017-2021) abandonou a sala quando a Promotoria apresentou seus argumentos neste caso que Trump considera uma “caça às bruxas” orquestrada pela “esquerda radical” para impedir seu retorno à Casa Branca nas eleições de novembro.

Carroll, uma escritora e jornalista de 80 anos, exige 10 milhões de dólares (49,2 milhões de reais na cotação atual) ao republicano por danos à sua reputação após declarações feitas em 2019 pelo ex-presidente, depois que ela publicou um livro e um artigo em que afirmava que o magnata a estuprou em uma loja de departamentos na década de 1990.

Trump, que costuma chamá-la de “louca” e “doente”, afirmou então que a jornalista “não fazia seu tipo” e que ela inventou o estupro para “vender seu novo livro”.

“Isso destruiu a minha reputação”, disse a escritora no julgamento.

Após os argumentos finais e um recesso para o almoço, o júri iniciará as deliberações no início desta tarde para determinar se “o Sr. Trump agiu maliciosamente, por ódio, má vontade, ou rancor, de forma vingativa ou por indiferença imprudente ou deliberada aos direitos da Sra. Carroll” e, em caso positivo, o montante que acreditam que o ex-presidente deveria pagar à escritora.

Em maio do ano passado, outro júri considerou o republicano culpado de agressão sexual e difamação, e ele foi condenado a pagar 5 milhões de dólares (24,6 milhões de reais na cotação atual) a Carroll, embora tenha recorrido da decisão.

– ‘Como Monica Lewinsky’ –

Trump não demorou muito para criticar, em sua plataforma Truth Social, o juiz, a demandante e sua advogada.

Após comparar o caso com o de Monica Lewinsky, a estagiária que teve uma relação com o então presidente Bill Clinton, repetiu que E. Jean Carroll, “que estava em crise e fracassando na vida, […] ganhou o dinheiro e a fama que tanto desejava”.

“Um presidente dos Estados Unidos foi acusado de fazer algo que não fez por uma mulher DESCONHECIDA, PARA ELE, que buscava fama, fortuna e publicidade para seu livro ridículo”, escreveu Trump, que também arremeteu furioso contra o sistema judicial, que, segundo ele, é “um caos”.

Após insistir em comparecer ao tribunal para se defender, Trump conseguiu finalmente fazê-lo na quinta-feira, mas o juiz de instrução Lewis Kaplan limitou sua declaração a três perguntas, às quais tinha que responder com sim ou não.

“Ela diz algo que considero falso”, começou Trump, antes que Kaplan o interrompesse. “Isso não é os Estados Unidos”, gritou o bilionário ao sair do tribunal, visivelmente irritado.

Na noite de quarta-feira, em sua plataforma Truth Social, Donald Trump lançou uma enxurrada de ofensas à denunciante. O magnata reiterou que “jamais tinha visto ela em sua vida”, apesar de, no primeiro julgamento, a defesa de Carroll ter apresentado uma foto em que os dois aparecem sorridentes, com seus respectivos companheiros da época.

Esta é uma das muitas frentes judiciais que o ex-presidente deve enfrentar em plena corrida eleitoral. Trump considera que esses processos são parte de uma “caça às bruxas” para evitar seu retorno à Casa Branca.

Sobre o ex-presidente pesam 91 acusações penais em diversos tribunais, a maioria relacionada com suas tentativas de permanecer no poder após as eleições de 2020, vencidas pelo democrata Joe Biden, um triunfo que ele insiste em não reconhecer.

gw-af/llu/gm/aa/tt/rpr/am

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World