Mais um. Aston Martin adia primeiro elétrico em prol de soluções menos extremadas

Numa altura em que o mercado aponta à mobilidade 100% elétrica, a Aston Martin volta a aplicar os travões naquele que será o seu primeiro modelo desportivo zero emissões, desta feita, em detrimento de opções menos extremadas. Como é o caso dos híbridos plug-in.

Depois de ter anunciado, em junho último, a intenção de lançar quatro novos modelos, totalmente elétricos, em quatro anos, a começar já em 2025, a Aston Martin recua, agora, nesta intenção, apontando como razão uma procura, no entender do fabricante, ainda insuficiente e que, por isso, continua sem justificar um forte investimento na tecnologia.

Recorde-se que a Aston Martin celebrou, em 2023, uma parceria com o fabricante de veículos elétricos Lucid Group, detido em grande parte pelo fundo soberano da Arábia Saudita, para utilização da sua tecnologia, nos seus futuros automóveis elétricos da marca de Gaydon. Opção que, recordou o CEO do construtor britânico, Lawrence Stroll, durante a apresentação dos resultados relativos ao ano transacto, obrigou ao pagamento de 33 milhões de dólares (mais de 38,4 milhões de euros, à cotação atual) à start-up norte-americana.

mais um. aston martin adia primeiro elétrico em prol de soluções menos extremadas

O Valhalla é o próximo Aston Martin na calha, já para 2024… mas com motorização híbrida plug-in

“A procura dos consumidores [por veículos elétricos a bateria], nomeadamente na faixa de preço da Aston Martin, ainda não é aquilo que previmos cerca de dois anos”, reconheceu Stroll, defendendo que, neste momento, “existe uma procura muito maior” por veículos híbridos plug-in. Sendo que os clientes de marcas como a Aston Martin, “querem um pouco de eletrificação… mantendo o cheiro, as sensações e o ruído de um automóvel desportivo”.

Assumido o adiamento, o fabricante britânico de desportivos de luxo fixa agora em 2026 o momento em que o primeiro Aston Martin exclusivamente elétrico poderá ser apresentado ao mundo. Com o mesmo gestor a deixar a garantia de que a decisão agora tomada nada tem a ver com questões técnicas, uma vez que a empresa está satisfeita não só a tecnologia de baterias desenvolvida pela Lucid, como com as plataformas que servirão de base aos seus futuros elétricos.

LEIA TAMBÉM

Mais do que um restyling. Aston Martin renova Vantage com foco na condução

Vale a pena também recordar que a marca britânica não é a primeira a reajustar os seus planos de adopção e transição para a mobilidade elétrica, pois, já no início deste mês de fevereiro, também a Mercedes-Benz anunciou um adiamento, em cinco anos, para a concretização do objectivo de tornar-se exclusivamente elétrica. Isto, ao mesmo tempo que garantia que e ao contrário do que tinha inicialmente anunciado, continuará a desenvolver modelos com motores de combustão.

Entretanto, o CEO da Aston Martin anunciou, igualmente, um investimento, na ordem dos 350 milhões de libras, em desenvolvimento de novos produtos, durante o ano de 2024. Período em que a marca britânica tem também previsto arrancar com a produção do seu primeiro superdesportivo híbrido, com o nome de Valhalla.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World