Fim do IVA zero? Este produto aumentou 21% em (apenas) 6 dias

O cabaz alimentar aumentou 7,96 euros para 149,93 euros com o fim desta medida.

Desde que o IVA zero terminou, o óleo alimentar passou a ser taxado a 13% e, desde então, o preço deste produto disparou mais de 21%, de acordo com dados da DECO Proteste divulgados esta quinta-feira. O cabaz alimentar aumentou 7,96 euros para 149,93 euros com o fim desta medida.

“O óleo alimentar foi o produto cujo preço mais aumentou desde que a isenção de IVA num cabaz com mais de 40 alimentos terminou. Entre 4 de janeiro, o último dia da isenção deste imposto nos bens essenciais, e 10 de janeiro, o preço deste produto subiu 21,35%, para 2,33 euros”, pode ler-se no site da organização de defesa do consumidor.

O preço total do cabaz alimentar de 41 alimentos monitorizado pela DECO Proteste aumentou 7,96 euros (mais 5,60%), para 149,93 euros. “Esta subida está, ainda assim, ligeiramente abaixo dos 6% de IVA que agora acrescem aos preços de quase todos os produtos”, conclui a organização.

Que preços mais subiram?

“Embora o aumento no preço total do cabaz não chegue ainda aos 6% que agora acrescem aos preços da maioria dos produtos, em 18 dos 41 produtos monitorizados pela DECO PROteste o preço subiu acima desta percentagem, entre o último dia da isenção do imposto e 10 de janeiro”, refere a organização.

Além do óleo alimentar, é também o caso também do pão de forma sem côdea, do iogurte líquido, do atum posta em azeite ou do leite meio-gordo.

Porém, nem tudo está a ficar mais caro, diz a DECO Proteste: “A massa em espirais, que durante várias semanas de 2023 registou subidas de preço, ficou 2 cêntimos mais barata (menos 1,27%), entre 4 e 10 de janeiro. Passou a custar 1,47 euros. O mesmo aconteceu com a couve-flor, que durante meses viu o seu preço subir durante semanas consecutivas, mas entre 4 e 10 de janeiro, ficou mais barata 3 cêntimos por quilo (menos 0,91%), e custa agora 2,88 euros”.

Leia Também: BEI e BCP acordam empréstimos de 400 milhões de euros a empresas

 

Seja sempre o primeiro a saber. Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online. Descarregue a nossa App gratuita. iOS

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World