Partido de extrema-direita alemão AfD perde eleição regional

partido de extrema-direita alemão afd perde eleição regional

O partido de extrema-direita Alternativa para a Alemanha (AfD) perdeu hoje as eleições no distrito de Saale-Orla, na região da Turíngia (leste), as primeiras desde os protestos contra os seus noticiados planos de deportação de imigrantes.

Na segunda volta desta eleição local, o candidato da AfD, Uwe Thrume, obteve 47,6% dos votos (mais 1,9 pontos do que na primeira volta), enquanto o rival democrata-cristão (CDU) Christian Herrgott ganhou quase 20 pontos face à anterior votação, ficando com 52,4%.

A derrota do AfD, que partiu favorito, foi obtida “graças à mobilização da sociedade civil”, estimou o número dois da região de Turingía, o social-democrata Georg Maier.

Nas últimas duas semanas, o AfD tem sido alvo de forte contestação, com manifestações um pouco por todo o país.

Durante o fim-de-semana, mais de 800 mil pessoas saíram à rua em centenas de cidades e aldeias do país para denunciar os perigos que a ascensão do partido representa para a democracia.

Em Düsseldorf, a polícia contabilizou 100 mil manifestantes no sábado e em Hamburgo (norte) o movimento ambientalista Fridays for Future também reclamou a presença de outras cem mil pessoas na manifestação de hoje.

As manifestações surgem após a divulgação pela imprensa de um plano, que estaria a ser desenhado pelos membros do AfD, para a expulsão em massa de estrangeiros e “cidadãos não assimilados”.

Depois de meses a subir nas sondagens, o partido anti-imigração desceu nas intenções de voto após as primeiras manifestações, passando de 23% para 21,5% das intenções de voto.

Estas eleições locais realizaram-se numa região onde, tradicionalmente, o partido consegue os seus melhores resultados (nos `Länder` do leste da Alemanha, caso da Turíngia).

O impulso da AfD é alimentado precisamente pelo aumento da imigração e pela impopularidade do governo do chanceler social-democrata Olaf Scholz, no poder desde dezembro de 2021.

O partido já governa um cantão na Alemanha desde a vitória em junho no distrito de Sonneberg, também na Turíngia.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World