Qualquer tropa francesa na Ucrânia terá o destino do exército de Napoleão, dizem aliados de Putin a Macron

qualquer tropa francesa na ucrânia terá o destino do exército de napoleão, dizem aliados de putin a macron

Presidente da França, Emmanuel Macron, em Paris 26/02/2024 REUTERS/Gonzalo Fuentes

Por Andrew Osborn

(Reuters) – Aliados do presidente da Rússia, Vladimir Putin, advertiram nesta quarta-feira o presidente da França, Emmanuel Macron, que qualquer tropa que ele enviar à Ucrânia terá o mesmo fim que o Grande Armée de Napoleão Bonaparte, cuja invasão da Rússia em 1812 terminou em morte e derrota.

Macron abriu a porta na segunda-feira para que as nações europeias enviem tropas para a Ucrânia, embora tenha advertido que não havia consenso até o momento.

Seus comentários levaram uma série de outros países ocidentais, incluindo os Estados Unidos e o Reino Unido, a dizer que não tinham tais planos, enquanto o Kremlin advertiu que o conflito entre a Rússia e a aliança militar ocidental Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), liderada pelos EUA, seria inevitável se os membros europeus da Otan enviassem tropas para lutar na Ucrânia.

Vyacheslav Volodin, presidente da Duma, a câmara baixa do Parlamento russo e um aliado próximo de Putin, disse que Macron parecia se ver como Napoleão e o advertiu contra seguir os passos do imperador francês.

“Para manter seu poder pessoal, Macron não poderia pensar em nada melhor do que deflagrar uma terceira guerra mundial. Suas iniciativas estão se tornando perigosas para os cidadãos da França”, disse Volodin em seu perfil oficial de mídia social.

“Antes de fazer tais declarações, seria correto que Macron se lembrasse de como terminou para Napoleão e seus soldados, mais de 600.000 dos quais foram deixados caídos na terra úmida.”

A invasão de Napoleão à Rússia em 1812 teve um rápido progresso no início e capturou Moscou. Mas as táticas russas forçaram seu Grande Armée a uma longa retirada e centenas de milhares de seus homens morreram em decorrência de doenças, fome e frio.

O ex-presidente russo Dmitry Medvedev, agora vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia, sugeriu que Macron tinha delírios perigosos de grandeza e disse que sua declaração era um exemplo de como o pensamento político ocidental havia se tornado falho.

“Os herdeiros mesquinhos e trágicos de Bonaparte, experimentando as dragonas douradas arrancadas há 200 anos, estão ansiosos por vingança com magnitude napoleônica e estão proferindo absurdos ferozes e extremamente perigosos”, disse ele.

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, disse que a declaração de Macron revelou que outros países ocidentais, ao contrário de Macron, entendiam os riscos de um confronto direto entre as tropas da Otan e a Rússia.

“Os líderes de muitos governos europeus disseram rapidamente que não estavam e não estão planejando nada do tipo”, disse ela.

“Isso mostra que eles entendem o perigo”

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World