Menino de 9 anos morto pela mãe. Foram feitos mais de 60 pedidos de ajuda

Foram feitos 64 pedidos de ajuda por pessoas que estavam preocupadas com a situação do menino, que morreu em 2021, após anos de abusos por parte da mãe e do padrasto.

Alfie Steele, um menino de nove anos, morreu em fevereiro de 2021 após “sofrer os mais horríveis abusos físicos e emocionais às mãos da mãe” e do padrasto, em Droitwich, Inglaterra, segundo um relatório divulgado, esta sexta-feira, pela Polícia de West Mercia.

Já de acordo com uma investigação da BBC, foram feitas mais de 60 chamadas para as autoridades e serviços sociais a alertar para a situação da criança.

A estação britânica revelou que foram feitos 64 pedidos de ajuda por pessoas que estavam preocupadas: Os serviços sociais do Condado de Worcestershire e a Polícia de West Mercia foram contactados 36 e 28 vezes, respetivamente, entre 2018 e 2020.

“Cada uma dessas vezes é uma altura em que podiam ter impedido o meu neto de morrer”, lamentou o avô do menino, Paul, à BBC, acrescentando que não se trata “apenas de um número”.

“Os serviços sociais agiram como se a culpa fosse nossa, pela forma como estavam a lutar connosco”, afirmou.

A mãe de Alfie, Carla Scott, foi condenada a 27 anos pelo crime de homicídio involuntário em junho de 2023 e o padrasto, Dirk Howell, foi a 32 anos condenado pelo crime de homicídio.

De acordo com o relatório, a família e os vizinhos começaram a manifestar preocupação com o longo histórico criminal, a agressividade e o consumo de drogas de Howell, o que levou a uma discussão sobre a estratégia de proteção. O homem estava ainda a ser investigado por um assalto a um idoso e terá ameaçado os vizinhos, que se tinham manifestado preocupados com o uso de armas de fogo.

“Disseram que não queriam apresentar queixa porque estavam preocupados com as repercussões”, afirmou o relatório, concluindo que “podia ter sido feito mais para os apoiar”.

Também o avô contou que denunciou o genro “várias vezes aos serviços sociais e nada foi feito”. “Ninguém se preocupou em ligar os pontos, perderam-se tantas oportunidades. Sabem que desiludiram o Alfie”, contou.

Alfie morreu após anos de abuso por parte da mãe e do padrasto. Segundo ficou provado em tribunal, a criança era sujeita a “castigos sádicos” como ficar nua na rua enquanto lhe era atirada água gelada ou ser obrigada a ficar imóvel “como uma estátua”.

Na altura da morte, tinha mais de 50 ferimentos no corpo.

Leia Também: Luso-guineense condenado a reclusão em hospital por ataque em Nottingham

Seja sempre o primeiro a saber. Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online. Descarregue a nossa App gratuita. iOS

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World