O que significa AM e PM nas horas?

Se você já assistiu a algum filme ou série americana, ou mesmo prestou a atenção em alguns formatos das horas no celular ou no computador, provavelmente já se deparou com a sigla “AM” ou “PM” para indicar horários. Mas afinal, o que essas letras significam e por que os americanos — e os países de língua inglesa — as usam?

Primeiro, vamos entender o significado das siglas. A sigla “AM” vem do latim “ante meridiem”, que se traduz literalmente como “antes do meio-dia”, enquanto “PM” vem de “post meridiem”, que significa “depois do meio-dia”. Ou seja, essas siglas nos ajudam a diferenciar se estamos falando de horas que ocorrem antes ou depois do meio-dia.

A divisão do dia em AM e PM tem raízes antigas, remontando ao tempo dos antigos egípcios e mesopotâmios. A ideia de dividir o dia em duas metades parece ter sido uma prática comum em várias culturas antigas, e ao longo dos séculos, essa convenção foi mantida e adaptada até os dias atuais.

    Dividindo o dia

    o que significa am e pm nas horas?

    Padronizar as horas é muito importante no mundo globalizado. (Fonte: Getty Images/ Reprodução)

    Antes da adoção das siglas “AM” e “PM”, os relógios eram comumente divididos em duas seções: uma que ia de meia-noite ao meio-dia e outra que ia do meio-dia à meia-noite. Essa divisão foi herdada da antiga tradição romana, que dividia o dia em 24 horas começando à meia-noite.

    No entanto, com a crescente necessidade de padronização global, principalmente com a expansão do comércio e dos sistemas de transporte, tornou-se crucial adotar uma convenção universal para expressar horários. Foi aí que as siglas “AM” e “PM” entraram em cena.

    Esse padrão universal é muito importante para diminuir alguns complicadores de horário. Basta lembrar que, aqui no Brasil, algumas pessoas têm dificuldade em raciocinar as horas no formato 24h.

    Se são 21h, por exemplo, muitas vezes a pessoa vai precisar fazer cálculos rápidos nos dedos para identificar que são 9 horas da noite. Ou, de outra maneira, quando alguém define o horário de um compromisso para as 7h, é comum a outra pessoa perguntar “mas 7h da manhã ou da noite?”.

    Por isso, ao contrário da notação de 24 horas, que pode ser confusa para algumas pessoas, especialmente aquelas que não estão acostumadas a ela, as siglas “AM” e “PM” são mais intuitivas. Elas indicam claramente se um horário é antes ou depois do meio-dia, facilitando a compreensão e a comunicação, especialmente em um mundo cada vez mais conectado.

    E o meio-dia e a meia-noite?

    o que significa am e pm nas horas?

    É meio-dia ou meia-noite? (Fonte: Getty Images / Reprodução)

    Mas e quanto ao meio-dia e meia-noite? Esses momentos específicos do dia podem ser um pouco confusos dentro do sistema de AM e PM. Tecnicamente, 12h é considerado meio-dia, e muitas vezes é designado como 12h PM. Já a meia-noite, que marca o início de um novo dia, pode ser referida como 12h AM.

    Embora possa parecer estranho considerar a meia-noite como “antes do meio-dia”, essa convenção linguística foi estabelecida ao longo do tempo para facilitar a compreensão e a organização do tempo.

    Além disso, é importante mencionar que o sistema de AM e PM é amplamente utilizado em países de língua inglesa, mas outras culturas podem ter suas próprias convenções para indicar horas do dia. Por exemplo, o sistema de 24 horas é comum em muitos países europeus e entre os militares, eliminando a necessidade de AM e PM.

    Em resumo, AM e PM são abreviações antigas que nos ajudam a diferenciar entre horas da manhã e da tarde. Embora possa haver alguma ambiguidade em torno de momentos específicos, como meio-dia e meia-noite, essas abreviações continuam a ser uma parte importante da nossa maneira de entender e organizar o tempo no dia-a-dia.

    News Related

    OTHER NEWS

    Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

    Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

    Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

    Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

    Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

    Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

    Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

    Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

    Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

    O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

    "Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

    Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

    Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

    Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
    Top List in the World