Manuel Luís Goucha questiona Jacques Costa: “De que é que você vive?”

manuel luís goucha questiona jacques costa: “de que é que você vive?”

Manuel Luís Goucha questiona Jacques Costa: “De que é que você vive?”

Jacques Costa foi expulsa no passado domingo da casa do “Big Brother” e esteve, esta sexta-feira, à conversa com Manuel Luís Goucha, na TVI.

A dada altura da conversa, o apresentador perguntou: “De que é que você vive?”.

Jacques Costa é formada em Relações Internacionais e confessou que tem procurado emprego, mas “tem sido difícil”. A ex-concorrente, que disse já ter trabalhado “muitos anos sem receber”, afirmou que não tenta parecer outra pessoa quando vai a uma entrevista de emprego: “Isso seria uma violência demasiado grande! Eu sei que tenho capacidades para… portanto, não, não me mascaro. Não seria verdade e eu, quando quero fazer o meu trabalho, sei que consigo fazê-lo com a minha verdade”.

“Eu passei a imagem de menina rica, mas olhe que não é bem assim. Às vezes, as imagens enganam e o ‘Big’ disse logo que os livros não se leem pela capa e eu posso vestir-me de uma certa forma e falar bem, mas as coisas não querem dizer necessariamente que foi assim tão fácil aceder a coisas que sejam naturais”, explicou Jacques Costa.

“Vivi de ajuda de muitos amigos, de muito tipo de solidariedade e de algumas poupanças que tinha”, referiu ainda. Jacques Costa disse ainda que espera para o futuro algo semelhante a uma célebre expressão de Cláudio Ramos: “Saúde, paz e trabalho e o resto… [o Universo traz]”.

“Gosto muito de conhecer pessoas, gosto muito de falar de Política, gosto muito de Política. Poderia trabalhar em algum tipo de instituição… gosto muito de Cultura. O meu trabalho final de faculdade foi sobre ‘Museus como atores das Relações Internacionais’, sobre Neocolonialismo e construções de identidade comunitária, resumindo”, contou Jacques Costa.

“Fui uma pessoa que atuava durante muitos anos. Procurei emprego… Uma das professoras que mais gostava de mim e que me deu um 18 disse-me: ‘Olha, Diplomacia não é para ti’. Eu percebi, não precisava de explicar”, recordou Jacques Costa.

“Eu acho que sou uma pessoa, na verdade, muito empática e que consegue conversar com muita gente e eu acho que só por uma questão de eu ser assim… Há um contexto e o contexto é, de facto, conservador. Eu tenho todas estas características boas e capazes, mas há muita gente que é da comunidade trans e que não tem formação nem que seja, algum tipo de privilégio cultural, não têm isso e, depois, vão trabalhar para onde? Para os call centers”, afirmou ainda Jacques Costa.

“A maior parte das pessoas trans em Portugal, se calhar, trabalha em call centers, quando é visível que são pessoas trans. Nenhum atendimento ao público aceita esse risco, infelizmente, e eu vejo nas pessoas trans uma beleza enorme na verdade e um orgulho enorme e um exemplo de amor, em geral, e de superação e de autorrespeito e de comunidade”, declarou também Jacques Costa.

Veja aqui uma parte da conversa.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World