Falta de etiqueta prejudica Geração Z no mercado de trabalho

falta de etiqueta prejudica geração z no mercado de trabalho

Mais de 30% dos recrutadores preferem contratar trabalhadores mais velhos aos candidatos da Geração Z, segundo um estudo realizado em janeiro pelo software para currículos ResumeBuilder. A pesquisa também mostra que 30% tiveram que demitir um Gen Z após 30 dias do início do trabalho.

Essa nova geração, que contempla os nascidos entre 1995 e 2010, deve ultrapassar os Baby Boomers na força de trabalho este ano, de acordo com dados do Glassdoor, site americano onde funcionários atuais e ex-funcionários avaliam anonimamente as empresas – e isso preocupa alguns gestores.

  • Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida

O problema parece começar durante o recrutamento: profissionais de RH afirmam que os candidatos da Geração Z não se vestem adequadamente (58%), não fazem contato visual (57%), têm exigências salariais irracionais (42%), não se comunicam bem ( 39%) e não parecem muito interessados ​​ou engajados (33%).

Depois, uma vez contratados, os trabalhadores da Geração Z tendem a se comportar de forma arrogante (60%) e são difíceis de gerir (26%), entre outras coisas.

Qual o problema da Geração Z?

É claro que isso tudo faz parte da perspectiva dos gestores, que provavelmente vêm de gerações mais velhas, onde prevalecem normas diferentes. Mas não é absurdo assumir que há algum motivo para isso – especialmente se 3 em cada 10 recrutadores estão evitando contratar candidatos da Geração Z com base nessas experiências anteriores.

Mas também existe a parte boa desta geração: eles têm fome de aprender. E podem contribuir com a organização – se as empresas estiverem dispostas a investir para ajudá-los a desenvolver o seu verdadeiro potencial.

Leia também:

Etiqueta versus caráter

Os desafios comportamentais dos profissionais da Geração Z tendem a se enquadrar em uma das duas categorias a seguir.

Alguns têm questões de etiqueta simples (embora relevantes), como dificuldade de fazer contato visual, vestir-se adequadamente para entrevistas, estar preparado para a conversa, fazer boas perguntas e usar linguagem apropriada ao local de trabalho.

Mas outros desafios vão mais além. Envolvem, por exemplo, as mentiras dos trabalhadores da Geração Z (relatada por 21% dos gestores), falta de ética de trabalho (57%), dificuldade de se relacionar bem com os colegas de trabalho (22%) e atrasos para ​o trabalho (34%) e para reuniões. (25%).

Problemas de etiqueta são mais fáceis de resolver do que possíveis questões de caráter. E é aí que os recrutadores devem aprimorar a sua capacidade de ler um jovem candidato.

Por isso, é preciso olhar mais de perto o candidato da Geração Z que se atrapalha na entrevista e nos primeiros dias de emprego. Além das questões de etiqueta, ele possui as características essenciais que podem ser moldadas e se desenvolver? Como as capacidades de aprendizagem, disposição para receber críticas construtivas, ambição, curiosidade e mentalidade construtiva.

Embora haja esperança para os profissionais com problemas mais profundos, os que terão mais vantagem no mercado são aqueles cujos maiores obstáculos estão no domínio da etiqueta.

Leia também:

Defendendo a Geração Z

De modo geral, ser um Boomer (os nascidos entre 1945 e 1964), significa acreditar na ética de trabalho e no esforço extra. Essa geração chegava cedo e ficava até tarde no escritório. Isso fazia parte das pessoas desde cedo e é assim que acreditavam ter sucesso. Mas é preciso ser, também, suficientemente realista para compreender que as gerações mais jovens não foram criadas dessa forma. E é aqui que as pessoas das gerações mais velhas podem ter de enfrentar uma verdade incômoda: os jovens são como são porque foi assim que foram criados.

Além disso, as realidades socioeconômicas e culturais também os moldaram. Sem dar uma colher de chá para a Geração Z, é justo lembrar que muitos deles estavam apenas concluindo seus estudos ou iniciando suas carreiras quando surgiu a pandemia de Covid-19.

Muitos jovens da Geração Z simplesmente não tiveram a experiência de trabalhar lado a lado com profissionais experientes no início da carreira. E isso – passar os primeiros anos passados ​​na companhia de trabalhadores mais velhos – pode dar a um profissional uma enorme vantagem. Você não passa de estudante a um bom empregado sem muita orientação e crescimento. Mas é isso que se esperava que eles fizessem.

Além da pandemia (e talvez por causa dela) muitos jovens foram atraídos para os chamados “lazy girl jobs”, funções totalmente remotas que oferecem flexibilidade, mas ainda pagam bem.

Para a geração Baby Boomers, o sucesso foi definido em termos de conquistas profissionais. A Geração Z traz uma versão diferente do que é sucesso, baseada mais na realização pessoal e na liberdade do que na ascensão corporativa.

Assim, antes de dizermos que eles estão totalmente errados, é preciso considerar que talvez sejam apenas diferentes.

Leia também:

O futuro é sempre jovem

Evitar contratações da Geração Z simplesmente não é sustentável. Eles já vão ultrapassar os Baby Boomers na força de trabalho este ano e, em algum momento da década de 2040, começarão a superar os Millennials também. O futuro é sempre jovem. Então, as empresas precisam fazer algo a respeito.

Algumas já estão criando programas de mentoria e oferecendo oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento. E a Geração Z quer isso. Os jovens de hoje compreendem a realidade da rapidez com que o mundo está se transformando e já esperam adquirir novas habilidades para permanecerem relevantes. Os líderes devem capitalizar essa atitude desde o início, percebendo que a base de competências dos trabalhadores mais jovens é diferente das gerações anteriores.

Eventualmente, as empresas terão de enfrentar os trabalhadores da Geração Z – e quanto mais cedo, melhor. Treinamento intencional e abrangente, orientação e oportunidades de crescimento podem ajudá-los a preencher suas lacunas de etiqueta e desempenho e começar a desenvolver seu verdadeiro potencial.

*Mark C. Perna é colaborador da Forbes USA. Ele é dono de uma empresa de consultoria corporativa e escreve sobre a transformação geracional do mercado de trabalho.

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World