Governo "cumpriu sempre, sempre, sempre a lei" no lítio e hidrogénio, diz Ana Catarina Mendes

Ana Catarina Mendes (António Pedro Santos/Lusa)

A ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares defendeu esta quinta-feira que o Governo “cumpriu sempre, sempre, sempre a lei” nos negócios do lítio e do hidrogénio e acusou o Chega de marcar um debate por “urgência eleitoral”.

“O Governo em momento algum, na defesa do interesse público, ultrapassou aquilo que é o estritamente legal. Cumpriu sempre, sempre, sempre a lei”, salientou Ana Catarina Mendes.

A ministra falava no parlamento, durante o debate de urgência requerido pelo Chega sobre o  centro de dados de Sines e os negócios relacionados com o lítio e o hidrogénio verde.

“Aliás, é um desígnio que o Governo sempre teve, e que é firmado naquilo que são os resultados, que é atrair investimento para Portugal, investimento estrangeiro que desenvolva o país e é por isso hoje podemos falar de cerca de 56 mil milhões de investimento estrangeiro que criou 640 mil postos de trabalho”, indicou.

Ana Catarina Mendes apontou também que “o Governo continua firme na defesa do interesse público e firme no respeito pelas instituições e pela lei, porque de outra forma não podia ser”.

Na sua primeira intervenção, a ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares acusou o Chega de ter agendado este debate na Assembleia da República por ter uma “urgência claramente eleitoral, e não para esclarecimentos”.

A ministra acusou também o líder do partido, André Ventura, de querer “fazer o seu momento de redes sociais” e não “debater estratégias” para o país.

Ana Catarina Mendes defendeu que o debate devia ser político e “não de insinuações”, em resposta às acusações de “conluio” e “compadrio” do presidente do Chega.

Na abertura do debate, André Ventura tinha questionado se o Governo poderia assegurar que “os negócios do lítio, do hidrogénio e do ‘datacenter’ foram feitos em consonância com a lei, cumprindo a lei, a Constituição e as regras da contratação administrativa” e também se o “licenciamento foi feito em áreas protegidas”.

“Devemos tentar perceber se podemos estar tranquilos enquanto país com os negócios de centenas de milhares de milhões de euros do lítio, do hidrogénio e do ‘datacenter’, ou se isto vai ser o maior escândalo e o maior polvo de corrupção dos próximos anos”, afirmou.

O presidente do Chega reiterou também que se tiver “votos e deputados para isso” após as eleições legislativas de 10 de março, o partido vai avançar “no primeiro dia da próxima legislatura com uma comissão parlamentar de inquérito” sobre estes negócios.

Pelo PSD, o deputado Hugo Carvalho distanciou-se do Chega, afirmando que o seu partido não precisa de se “encavalitar em processos judiciais para diminuir o adversário político”.

O social-democrata disse também não ter “interesse nenhum em discutir este ou aquele governante nem embarcar no vale tudo político” e acusou o Chega de “fomentar a desconfiança nas instituições e nos governantes” e o PS de vir com a “propaganda do costume, sem soluções para as pessoas”.

Bernardo Blanco, da IL, defendeu que a “necessidade e relevância dos projetos não deve ser manchada por este caso” e apelou a repensar a “quantidade de legislação que existe em Portugal”.

O deputado liberal salientou ainda que “a conduta do próximo Governo tem de ser muito diferente”, sustentando que “a dignidade das instituições políticas está muito descredibilizada juntos dos cidadãos”.

O PS, pela voz do deputado Carlos Pereira, destacou a importância destes investimentos para o crescimento económico do país.

O vice-presidente da bancada parlamentar acusou igualmente o líder do Chega de ter uma “estratégia hábil” que “é sempre a mesma”, independentemente do tema”, e que consiste em “arrastar toda a gente para a lama”.

“Mas depois há um problema que nós não conseguimos ultrapassar, é que na lama o senhor deputado André Ventura é melhor do que todos nós, não é possível ninguém competir consigo”, afirmou, expressão que lhe valeu um reparo do presidente da Assembleia da República, que considerou a linguagem “excessiva”.

A deputada Joana Mortágua, do BE, questionou “o súbito interesse” do Chega na proteção do ambiente e apontou que nasceu no dia em que o primeiro-ministro se demitiu, sustentando que “há pouco menos de um ano o Chega defendia furos de petróleo na costa”.

Apontando que o Chega é “apoiado, financiado e depende de famílias como os Mello, Champalimaud, ou César do Paço”, o deputado Bruno Dias, do PCP, salientou que “Portugal não pode estar a saque” e sugeriu que “quem faz tentativas de atirar lama para tudo o que mexe é certamente para iludir alguma má consciência quanto ao tema”.

A deputada única do PAN, Inês Sousa Real, defendeu que “há que passar das palavras aos atos, em vez de estar com promessas eleitorais”, enquanto Rui Tavares, do Livre, apontou que “não é só preciso que o hidrogénio seja verde, mas também transparente”.

OTHER NEWS

1 hour ago

Morehouse faculty votes to award Biden honorary degree ahead of commencement address, despite criticism over handling of war in Gaza

1 hour ago

Boater allegedly involved in teen's death had 'no knowledge' of accident: Lawyer

1 hour ago

Epic Games Store’s Mega Sale kicks off with a free Dragon Age: Inquisition download

1 hour ago

The era of globalisation is about to come screeching to a halt

1 hour ago

Amazon's 10 Hottest Summer Finds Include Platform Sandals and Anti-Chafe Balm Starting at $9

1 hour ago

Indiana judge rules tacos and burritos are, in fact, sandwiches

1 hour ago

United Airlines says FAA cleared it to start adding new aircraft, routes after safety review

1 hour ago

California firefighters rescue dog trapped for hours inside of a wall

1 hour ago

Gov. Greg Abbott pardons Daniel Perry, veteran who killed police brutality protester in 2020

1 hour ago

Army reservist's family describes struggle to get help before mass shooting in Maine

1 hour ago

Gov. Abbott pardons man convicted of killing BLM protester in Austin

1 hour ago

Audi A6 E-Tron: Everything We Know

1 hour ago

Five NHL Players Making Big Impacts In Their First Playoffs

1 hour ago

Autopsy released for teen who died after eating spicy chip

1 hour ago

Man hit by vehicle, killed in shopping center on Gessner Road, police say

1 hour ago

Video: Woman arrested after firing gun near daycare in NE Harris County, HCSO said

1 hour ago

Tunisian lawyers rally for freedom of speech

1 hour ago

Wembanyama headlines France's preliminary roster for Paris Olympics basketball tournament

1 hour ago

Amelia Isaac Jones Signs With Inspire Entertainment

1 hour ago

Here Are ‘Bridgerton’ Season 3’s Biggest Differences from the Book

1 hour ago

The top 50 baby names of the 1950s

1 hour ago

Additional Kennedy Expressway lane closures expected starting this weekend

1 hour ago

Bride, 88, finally gets to wear wedding dress, veil as she marries her first crush

1 hour ago

Dolton trustees appoint acting mayor amid political turmoil

1 hour ago

Massive Zara opens in renovated Lord & Taylor building at Westfield Old Orchard Mall

1 hour ago

‘Shōgun’ To Continue: FX & Hulu Eye Two More Seasons Of James Clavell Adaptation

1 hour ago

‘A Sudden Case Of Christmas’ Starring Danny DeVito & Andie MacDowell Acquired By Shout! Studios

1 hour ago

FX Will Submit ‘Shōgun’ In Drama Category For Emmys

1 hour ago

‘Rendez-Vous Avec Pol Pot’ Review: Rithy Panh’s Return To The Killing Fields Spotlights Importance Of Today’s Conflict Journalists – Cannes Film Festival

1 hour ago

‘Megalopolis’ Debuts At Cannes With 7-Minute Standing Ovation

1 hour ago

‘Megalopolis’ Review: Francis Ford Coppola’s Mad Modern Masterwork Reinvents The Possibilities Of Cinema – Cannes Film Festival

1 hour ago

Mica Miller: Death of pastor’s wife ruled suicide, but questions of abuse persist

1 hour ago

Kelowna Mission MLA Renee Merrifield steps down

1 hour ago

Taking your dog to the U.S.? New requirements go into effect Aug. 1

1 hour ago

Oil spill that shut Toronto subway line for almost a day not an isolated incident: TTC

1 hour ago

Hamilton to bolster cleanup outside encampments amid debris, waste complaints

1 hour ago

Scam caller posing as Sask. RCMP requesting gift cards: Craik RCMP

1 hour ago

David Eby says B.C. faces ‘starkest choice in generation’ amid unite-the-right talks

1 hour ago

Pickard to start in net for Game 5 of Oilers’ series vs. Canucks

1 hour ago

U.S. makes formal move to ease marijuana rules. What happens next?