Sabe que há uma rede Wi-Fi para dispositivos inteligentes?

sabe que há uma rede wi-fi para dispositivos inteligentes?

Embora o Wi-Fi 7, sendo o Wi-Fi mais recente e mais rápido, esteja a receber toda a atenção, saiba que há uma rede Wi-Fi para dispositivos inteligentes. Sabe que há uma rede Wi-Fi para dispositivos inteligentes? O Wi-Fi HaLow é uma especificação de tecnologia sem fios que se baseia no protocolo IEEE 802.11ah. Foi introduzido […]

Embora o Wi-Fi 7, sendo o Wi-Fi mais recente e mais rápido, esteja a receber toda a atenção, saiba que há uma rede Wi-Fi para dispositivos inteligentes.

Sabe que há uma rede Wi-Fi para dispositivos inteligentes?

O Wi-Fi HaLow é uma especificação de tecnologia sem fios que se baseia no protocolo IEEE 802.11ah. Foi introduzido pela primeira vez em 2016 e funciona em frequências sub-1GHz, ao contrário dos protocolos tradicionais Wi-Fi 5, Wi-Fi 6, Wi-Fi 6E e Wi-Fi 7, que utilizam frequências de 2,4GHz, 5GHz e 6GHz.

Como as frequências mais baixas podem percorrer distâncias maiores, o Wi-Fi HaLow pode fornecer conetividade até um quilómetro e ainda mais no caso de uma ligação em linha de vista. No entanto, a utilização de uma frequência mais baixa também significa que tem canais mais estreitos e uma largura de banda menor. Isto resulta em taxas de dados mais lentas. Ainda assim, pode fornecer velocidades de dados de 150 Kbps em distâncias mais longas e até 86,7 Mbps em distâncias mais curtas.

sabe que há uma rede wi-fi para dispositivos inteligentes?

Não é um substituto para as normas Wi-Fi tradicionais. Em vez disso, foi concebido para complementar os protocolos Wi-Fi existentes e oferecer conetividade a dispositivos a uma distância maior sem necessidade de extensores sem fios, vários pontos de acesso e ligações com fios complexas. Os dispositivos IoT, os projectos de cidades inteligentes e as redes em malha serão os que mais beneficiarão com esta norma.

Em que difere este sistema do Wi-Fi tradicional?

Os protocolos Wi-Fi tradicionais registaram os maiores avanços em termos de velocidade e latência sem fios. Mas o alcance do sinal foi prejudicado nessa corrida por velocidades. O Wi-Fi HaLow é uma tentativa de corrigir esta falha gritante no conjunto de capacidades do Wi-Fi, especialmente num mundo em que os dispositivos IoT estão a crescer exponencialmente e precisam de uma forma fiável de se manterem ligados uns aos outros e à Internet.

Assim, como mencionado, o Wi-Fi HaLow oferece um alcance de transmissão muito melhor do que o Wi-Fi convencional. Mas o mais importante é que a sua utilização de uma frequência mais baixa significa que é melhor a penetrar barreiras, como paredes, à semelhança da forma como o Wi-Fi de 2,4 GHz oferece um melhor alcance de sinal e penetração em paredes do que as bandas Wi-Fi de 5 GHz e 6 GHz.

sabe que há uma rede wi-fi para dispositivos inteligentes?

O HaLow também consome muito menos energia, uma vez que pode manter-se num estado de energia significativamente mais baixo graças aos vários modos de suspensão definidos na especificação 802.11ah. Assim, pode servir para dispositivos alimentados por bateria, como sensores, câmaras de segurança sem fios e outros, e ajudá-los a funcionar durante meses e até anos sem necessidade de substituição ou carregamento da bateria.

Outra vantagem do Wi-Fi HaLow em relação ao Wi-Fi tradicional é a sua capacidade de ligação a mais de 8000 dispositivos em simultâneo, em comparação com os 2007 dispositivos do Wi-Fi 6.

Como é que o irá beneficiar?

O Wi-Fi HaLow tem o potencial de beneficiar diversos casos de utilização. Mas os utilizadores domésticos regulares verão o maior impacto nos dispositivos domésticos inteligentes, IoT e sistemas de rede em malha. Com quase todos os dispositivos domésticos a tornarem-se inteligentes e a necessitarem de acesso sem fios para conetividade, a banda sem fios de 2,4 GHz é a que regista maior congestionamento, uma vez que só pode ter três canais não sobrepostos.

sabe que há uma rede wi-fi para dispositivos inteligentes?

Hand holding using mobile smartphone with wifi icon. Idea for business communication social network.

Mas o Wi-Fi HaLow funciona numa frequência completamente diferente do Wi-Fi convencional. Assim pode ter mais de 26 canais não sobrepostos. Como resultado, as hipóteses de interferência e congestionamento são quase insignificantes. Isto a menos que tenha milhares e milhares de dispositivos a competir pela conetividade.

Além disso, o seu alcance alargado permite-lhe servir dispositivos IoT e domésticos inteligentes a partir de um único ponto de acesso em grandes propriedades. Assim, por exemplo, pode ter um único router ou um sistema em malha a cobrir a sua residência principal. Isto para servir dispositivos de elevada largura de banda. Mas com o Wi-Fi HaLow também incluído na mistura, o mesmo router ou sistema em malha também pode abranger sensores, câmaras de segurança e outros dispositivos de largura de banda relativamente baixa no perímetro da propriedade, anexos, casas de hóspedes e outras partes da propriedade. Isto elimina a necessidade de ligar toda a propriedade ou instalar nós de rede ou extensores Wi-Fi adicionais para oferecer uma cobertura de sinal alargada.

Como pode obter o Wi-Fi HaLow?

Como qualquer nova geração Wi-Fi, precisa que o router sem fios e o dispositivo suportem o Wi-Fi HaLow para obter os seus benefícios. Infelizmente, a adoção do Wi-Fi HaLow tem sido lenta, mas com o crescente interesse, deveremos ver mais dispositivos com esta especificação Wi-Fi no futuro.

Infelizmente, o seu router ou dispositivo sem fios existente não poderá usufruir dos benefícios do HaLow. Isto através de uma atualização de firmware, uma vez que requer novo hardware. Isto é semelhante à forma como os routers ou dispositivos clientes Wi-Fi 6E não conseguem obter acesso Wi-Fi 7 com uma atualização de software.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World