Depressão ´Irene´ vai provocar ventos fortes e chuva no continente e na Madeira

depressão ´irene´ vai provocar ventos fortes e chuva no continente e na madeira

CARLOS M. ALMEIDA/LUSA

Lisboa, 14 jan 2024 (Lusa) – Uma nova depressão, a ´Irene´, vai condicionar o estado do tempo em Portugal continental e na Região Autónoma da Madeira, com ventos fortes, chuvas intensas e agitação marítima até ao final do dia 17, segundo o IPMA.

Num comunicado do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) a depressão, apesar de não afetar diretamente Portugal continental e o arquipélago da Madeira, “um sistema frontal associado à mesma irá condicionar o estado do tempo nestes territórios”.

A partir do final da tarde de terça-feira “a precipitação será persistente, podendo ser por vezes forte e acompanhada de trovoada até ao final do dia 17, em Portugal continental, em especial nas regiões Norte e Centro”, acrescenta na nota.

O vento irá intensificar-se a partir da manhã de terça-feira, soprando por vezes forte no litoral, com rajadas até 75 km/h, e nas terras altas, com rajadas até 85 km/h, podendo esta situação estender-se até ao final do dia 17, adianta ainda a nota, segundo a qual também haverá um aumento da agitação marítima na qurata-feira e ainda, na quinta-feira, dia 18, com ondas de sudoeste com 4 a 5 metros em toda a costa.

Por isso, o IPMA sublinha que “já foram emitidos avisos de precipitação, rajada máxima e agitação marítima, de nível Amarelo”.

Já no arquipélago da Madeira, ocorrerão, a partir de segunda-feira períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes, em especial nao sul e nas terras altas da ilha da Madeira, isto já na terça-feira.

O vento irá intensificar-se no dia 16, soprando de sudoeste forte, com rajadas até 85 km/h, sendo forte a muito forte nas terras altas, com rajadas até 100 km/h, adianta a nota.

O aumento da agitação marítima também será significativo, com ondas do quadrante oeste com 4 a 5 metros em ambos os dias.

Já foram emitidos avisos de precipitação, rajada máxima e agitação marítima de nível amarelo, para aquela região autónoma.

O arquipélago dos Açores não será diretamente afetado pela referida depressão.

ATR // CC

Lusa/Fim

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World