"Incomparável". Descoberta em Londres cama funerária em carvalho de alta qualidade da época romana

A seis metros abaixo do nível do solo moderno de Londres, foi descoberto um leito funerário completo com cerca de dois mil anos produzido em madeira pelos romanos.

Ao lado de cinco urnas de carvalho, os arqueólogos do Museu Arqueológico de Londres – MOLA, fizeram uma descoberta “rara” e “excecionalmente importante”: uma cama funerária completa em “madeira de carvalho de alta qualidade”, que representa a primeira descoberta deste género, até agora, em solo britânico.

O mobiliário funerário encontra-se “muito bem preservado, apresenta os pés esculpidos e juntas fixadas com pequenas estacas de madeira” descreve o MOLA.

“Esta é uma peça de marcenaria incrivelmente bem feita. É uma das peças de mobiliário mais sofisticadas recuperadas do tempo dos romanos, na Grã-Bretanha” afirma Michael Marshall, arqueólogo do MOLA.

Cama funerária romana – MOLA A cama foi desmontada antes de ser colocada na sepultura de um homem adulto que teria entre 20 a 30 anos. “É quase certo que era uma pessoa de alto status”, descreve Marshall. “O leito foi cuidadosamente desmontado e guardado, quase como se fosse uma mobília para uso na vida que viria a seguir”, isto porque, os romanos acreditavam na vida depois da morte, explica ainda o arqueólogo.

A coordenadora do projeto, Heather Knight, argumenta: “Sabemos que os romanos enterravam os seus mortos à beira das estradas, fora dos centros urbanos. Assim, não foi grande surpresa descobrir sepulturas neste local, que durante o período romano estaria localizado a 170 metros a oeste das muralhas da cidade e próximo à principal estrada romana de Watling Street. No entanto,

os níveis de preservação que encontramos – e particularmente a descoberta de uma vasta gama de achados de madeira – realmente surpreenderam-nos”.

Estudadas as peças encontradas, os arqueólogos apresentam a recosntituilão econstituição do leito em madeira – MOLA Embora a área cemiterial da Londres Romana, em redor deste achado, já estivesse identificada desde 1990, “a cama foi uma surpresa completa, porque nunca vimos nada parecido antes”, vinca Marshall.

A cama pode ter sido usada para transportar o indivíduo até à sepultura. “Não sabíamos que as pessoas eram enterradas neste tipo de leitos funerários romanos. Isso é algo para o qual não há evidências anteriores na Grã-Bretanha”, sublinha.

No mundo romano, existem relatos de indivíduos a serem transportadas em camas durante as procissões fúnebres, assim como também há representações em lápides, mas como os materiais perecíveis não se conservam, não é habitual encontrar-se em sítios arqueológicos. “Os móveis romanos de madeira só sobrevivem em circunstâncias excepcionais” enfatizou Michael Marshall. E no caso os restos de madeira da era romana na Grã-Bretanha – 43 / 410 d.C – “raramente sobrevivem até aos dias de hoje”.  Porém, como o cemitério, a seis metros de profundidade relativamente ao solo atual de Londres, fica ao lado do Rio Fleet, agora subterrâneo, as urnas e os restantes materiais em madeira acabaram por permanecer bem preservadas, mergulhadas no terreno húmido, como a lama e lodo. Lucerna com decoração de um gladiador derrotado

Na necrópole romana, perto dos restos mortais, foram encontrados objetos pessoais que acompanhariam os defuntos. Entre joias com contas de âmbar e azeviche e um frasco de vidro aparentemente ainda contendo resíduos, foi recuperado uma lucerna decorada com uma representação de um gladiador derrotado, “o que é uma coisa maravilhosa”, disse Marshall.

“Há algo no simbolismo do gladiador caído que faz sentido num contexto funerário. Um gladiador derrotado é alguém que está a morrer, obviamente – mas também a lutar contra a morte”, acrescenta. O arqueólogo acredita que esta lucerna se enquadra no período mais antigo da ocupação romana, que data entre 43 e 80 d.C.

Lucerna romana, frasco de vidro e contas de um enterro de cremação – MOLA “Portanto, estão a começar a surgir, a partir da análise desses enterros, evidências de que algumas escolhas, por vezes subtis, sobre como as pessoas lamentavam e enterravam os seus mortos”, remata Marshall.

Os trabalhos arqueológicos acontecem previamente às obras que irão transformar o local junto ao viaduto Holborn num espaço de escritórios de uma empresa de advogados Hogan Lovells. Penny Angell, sócia-gerente da empresa no Reino Unido, diz estar “fascinada em saber que faz parte desta descoberta arqueológica” e acrescenta estar prevista uma área de exposição dos artefactos que representam as vidas passadas desse local histórico.

Escavação das urnas romanas de madeira – MOLA

A investigação feita pelo MOLA permite não só recuperar materiais escondidos no lodo há pelo menos dois mil anos, como também registar com dados georreferênciados todas as evidências para a reconstituição do sítio arqueológico romano.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World