O que é fibromialgia? Conheça os sintomas dessa condição invisível

o que é fibromialgia? conheça os sintomas dessa condição invisível

Câncer silencioso pode causar dor nas costas

A fibromialgia é uma condição que causa dor por todo o corpo, também chamada de dor generalizada. A condição afeta principalmente mulheres e estima-se que mais de 4% da população global seja impactada por essa doença.

Pessoas com fibromialgia podem ser mais sensíveis à dor do que pessoas sem fibromialgia. Isso é chamado de processamento anormal da percepção da dor. A causa da fibromialgia não é conhecida, mas pode ser tratada e controlada.

No entanto, o diagnóstico ainda é desafiador, muitas vezes resultando em anos de busca por respostas.

Créditos: iStock/MarsBars

Quais os sintomas de fibromialgia?

Além da dor física e da sensibilidade em pontos específicos do corpo, os pacientes enfrentam uma série de sintomas, que incluem:

  • fadiga extrema
  • rigidez por todo o corpo
  • depressão e ansiedade
  • alterações na memória
  • dores de cabeça, incluindo enxaqueca
  • distúrbios do sono

A alteração do sono na fibromialgia é frequente, afetando quase 95% dos pacientes, segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR).

Outros sintomas menos comuns podem ainda incluir:

  • formigamento ou dormência nas mãos e pés
  • dor na face ou mandíbula, incluindo distúrbios da mandíbula conhecidos como síndrome da articulação temporomandibular (também conhecida como ATM)
  • Problemas digestivos, como dor abdominal, distensão abdominal, prisão de ventre e até síndrome do intestino irritável (também conhecida como SII)

Como é o diagnóstico?

A jornada de diagnóstico da fibromialgia muitas vezes é marcada por visitas repetidas a vários médicos e exames de sangue. Esses exames não servem para comprovar a fibromialgia, mas para afastar outras condições que podem causar sintomas semelhantes.

De acordo com a SBR, os critérios de diagnóstico da fibromialgia são:

  • dor por mais de três meses em todo o corpo
  • presença de pontos dolorosos na musculatura

Qual o tratamento para fibromialgia

Os médicos que possuem conhecimento especializado sobre fibromialgia são os reumatologistas.

Atualmente, o foco está em abordagens multidisciplinares, que incluem terapias físicas, medicamentos para alívio da dor e técnicas de gerenciamento do estresse.

As terapias físicas, como exercícios de baixo impacto e fisioterapia, podem ajudar a melhorar a função física e reduzir a dor.

Os médicos geralmente prescrevem medicamentos, como analgésicos, antidepressivos e medicamentos para dormir para aliviar os sintomas.

Além disso, a terapia cognitivo-comportamental e outras abordagens holísticas podem ser úteis no manejo da doença.

Quais são os fatores de risco para fibromialgia?

A causa da fibromialgia é desconhecida até hoje pela comunidade médica, mas há algumas pistas.

Acredita-se que o cérebro das pessoas com fibromialgia tenha uma espécie de “termostato” ou um “botão de volume” desregulado, que ativasse todo o sistema nervoso para fazer a pessoa sentir mais dor.

Desta maneira, nervos, medula e cérebro aumentam a intensidade de qualquer estímulo doloroso.

Também sabe-se que a fibromialgia pode aparecer depois de eventos estressantes ou traumáticos, como um trauma físico, psicológico ou mesmo uma infecção grave.

Lesões por estresse repetitivo em uma articulação, como flexão frequente do joelho, também pode desencadear a condição.

As mulheres têm duas vezes mais probabilidade de ter fibromialgia do que os homens.  História de família e obesidade também aumentam as chances.

O mais comum é que o quadro comece com uma dor localizada crônica, que progride para envolver todo o corpo.

Veja também: Como encontrar câmera escondida em casas de aluguel ou hotéis

Veja também: Faça isso para evitar que encaminhem seus áudios no WhatsApp

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World