Zelensky diz que Trump não compreende Putin porque nunca lutou contra ele

zelensky diz que trump não compreende putin porque nunca lutou contra ele

Volodymyr Zelensky (Associated Press)

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, estará “contra os americanos” se decidir apoiar a Rússia em relação à Ucrânia, disse o presidente do país devastado pela guerra, Volodymyr Zelensky, no domingo.

Em entrevista à CNN, em Kiev, Zelensky disse que “não consegue compreender como é que Donald Trump pode estar do lado do presidente russo Vladimir Putin”.

“É inacreditável”, acrescentou.

Trump, que está à beira de se tornar o candidato presidencial republicano depois de vencer as primárias na Carolina do Sul, recusou-se no passado a dizer se quer que a Rússia ou a Ucrânia ganhem a guerra.

Zelensky disse acreditar que Trump – que também afirmou que acabaria com o conflito num dia, se fosse eleito – não compreendia os objetivos de Putin.

“Acho que Donald Trump não conhece Putin”, disse Zelensky. “Sei que ele o conheceu… mas nunca lutou com Putin. (O exército americano nunca lutou com o exército da Rússia. Nunca… eu tenho uma melhor compreensão”, argumentou.

“Acho que ele não entende que Putin nunca vai parar”, sublinhou.

Zelensky disse à CNN que a Rússia está a gastar “milhares de milhões” na divulgação de informações falsas sobre a guerra e que tem sido bem sucedida na utilização da desinformação como arma – e em influenciar o debate nos EUA.

“Fiquei surpreendido com o facto de eles serem fortes mesmo nos Estados Unidos, na UE (União Europeia), em todo o mundo. Eles investem muito dinheiro nisto”, apontou.

A inflação do número de vítimas ucranianas é apenas um exemplo de como a Rússia está a espalhar falsas narrativas, disse o presidente. No domingo, Zelensky revelou pela primeira vez o número de soldados ucranianos mortos no conflito até à data: 31.000.

Zelensky disse que era importante partilhar o número porque estão “fartos de mentiras”, acrescentando que até alguns políticos norte-americanos têm partilhado números muito imprecisos.

A CNN não pode verificar de forma independente os números, que surgiram no fim de semana em que a Ucrânia assinalou dois anos desde a invasão total da Rússia. As autoridades americanas estimam que cerca de 70.000 soldados foram mortos e quase o dobro do número de feridos.

“Milhões vão morrer”

A Ucrânia tem tido um início de ano difícil. Sofreu uma grande derrota no início deste mês, quando as tropas ucranianas se retiraram de Avdiivka, uma cidade do leste que mantiveram durante uma década.

Zelensky e outros responsáveis ucranianos e ocidentais afirmaram que Avdiivka foi perdida porque as tropas não tinham munições suficientes para a defender.

No entanto, apesar das terríveis consequências desta escassez, o Congresso dos EUA continua a bloquear o pacote de ajuda militar de 60 mil milhões de dólares do presidente Joe Biden para a Ucrânia.

Zelensky assumiu que, sem a ajuda dos EUA, a Ucrânia não só terá dificuldade em obter novos ganhos no campo de batalha, como também terá dificuldade em continuar a defender-se este ano.

“As pessoas estarão preparadas, mas as munições não estarão preparadas e as brigadas não estarão preparadas… não só para a nossa contraofensiva, como não estarão preparadas para se defenderem, para se manterem fortes. Vai ser muito difícil”, admitiu.

O momento é crucial, uma vez que Zelensky disse no domingo que a Rússia poderia tentar uma nova ofensiva já no final de maio.

Segundo Zelensky, o novo chefe do exército ucraniano, Oleksandr Syrskyi, está atualmente a elaborar duas versões de um plano sobre o que fazer a seguir. Se Kiev obtiver a ajuda dos EUA, poderá começar a fazer frente à Rússia. Caso contrário, terá de se concentrar apenas na defesa.

Zelensky contou que falou com o presidente da Câmara dos Representantes, Mike Johnson, sobre o pacote de ajuda e que se sentiu otimista após essa conversa.

“Ele disse que vai fazer tudo para apoiar a Ucrânia, que está do nosso lado e que compreende o quão heroico é o nosso povo, os nossos soldados e civis”, descreveu.

Zelensky acrescentou que, embora compreenda que os EUA estão a caminho das eleições, espera que seja possível chegar a um acordo.

“Se mudarem de ideias, é um grande problema para nós”, reconheceu.

“Pedi ao presidente Biden que me ajudasse a mim e ao povo ucraniano e que, por favor, se reunissem uns com os outros, democratas e republicanos, para chegarem a um acordo.”

Questionado por Collins sobre a afirmação do senador norte-americano JD Vance de que o resultado da guerra não se alterará mesmo que a Ucrânia receba o dinheiro, Zelensky disse que Vance “não compreende o que se está a passar” no terreno.

“Para o compreender, é preciso ir à linha da frente e ver o que se está a passar sem este apoio. E ele compreenderá que milhões de pessoas serão mortas”, acrescentou.

“Ele não o compreende, claro, Deus vos abençoe por não terem a guerra no vosso território.”

*Andy Carey, Madalena Araújo e Victoria Butenko contribuíram para este artigo

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World