Airfryers estão a ajudar a reduzir a conta da luz! Já fez a troca?

airfryers estão a ajudar a reduzir a conta da luz! já fez a troca?

A fritadeira sem óleo tornou-se num dos aparelhos de cozinha mais populares nos últimos anos, especialmente porque para além de fritos pode cozinhar muitos outros alimentos. De facto, de uma forma semelhante ao que se passa com um forno. Um dos grandes pontos de venda das também conhecidas por Air Fryers é que são bastante […]

A fritadeira sem óleo tornou-se num dos aparelhos de cozinha mais populares nos últimos anos, especialmente porque para além de fritos pode cozinhar muitos outros alimentos. De facto, de uma forma semelhante ao que se passa com um forno. Um dos grandes pontos de venda das também conhecidas por Air Fryers é que são bastante mais saudáveis. Mas na realidade são uma espécie de forno. Pelo menos na forma como trabalham. Mas entre Fritadeira sem óleo (Air Fryer) ou Forno qual gasta mais? A resposta mais rápida que lhe podemos dar é que as Airfryers estão a ajudar a reduzir a conta da luz.

Airfryers estão a ajudar a reduzir a conta da luz! Já fez a troca?

O funcionamento da Air Fryer é muito semelhante ao de um forno convencional. Dito isto, temos um elemento de aquecimento e, em seguida, uma ventoinha para mover rapidamente o ar quente em torno da comida. Os fornos de ventilação fazem o mesmo, mas como são maiores, o ar quente não se move tão rapidamente.

airfryers estão a ajudar a reduzir a conta da luz! já fez a troca?

Mas se quiser poupar energia, qual é a melhor escolha – uma fritadeira sem óleo ou um forno?

Que eletricidade utiliza uma fritadeira sem óleo?

Uma fritadeira normalmente utiliza entre 1,4 kWh e 1,8 kWh de eletricidade a cada hora que está ligada. Considerando que a maioria das receitas para uma fritadeira tem um tempo de cozedura de 15-20 minutos, isso significa que normalmente usaria entre 0,35 kWh e 0,6 kWh de eletricidade. As fritadeiras são rápidas e poderosas, por isso cozinham a comida rapidamente.

airfryers estão a ajudar a reduzir a conta da luz! já fez a troca?

Fritadeira sem óleo

Na realidade as fritadeiras de ar quente não utilizam muita eletricidade em comparação com outros dispositivos de cozedura, incluindo fornos. Normalmente, utilizam cerca de metade da energia de um forno convencional, e uma quantidade semelhante de energia atribuída a uma fritadeira sem óleo. Já se compararmos as Air Fryers com um micro-ondas utilizam o dobro da potência.

Uma fritadeira sem óleo utiliza menos eletricidade do que um forno?

Sim mas nem sempre. As fritadeiras tendem a usar entre 1400 e 1800 watts de potência, enquanto um forno utilizará entre 2000 e 5000 watts de potência. Mais especificamente a fritadeira de ar em média utiliza 1700 watts enquanto o forno em média utiliza 3000 watts. Assim a resposta curta é que as fritadeiras usam menos energia.

Ou seja, se estiver a comparar os alimentos que pode cozinhar em qualquer um dos dois, uma fritadeira será sempre a opção mais económica.

airfryers estão a ajudar a reduzir a conta da luz! já fez a troca?

Air Fryer

Isto não só porque a fritadeira usa menos energia enquanto está ligada, mas porque também cozinha os alimentos mais rápido. Assim não temos de a deixar ligada tanto tempo. Também não precisa de aquecimento.

No entanto, não são perfeitas para todas as situações, e se precisar de cozinhar vários pratos ou lotes maiores de alimentos. Nestes casos um forno pode usar menos eletricidade já que pode fazer tudo de uma vez, em vez de ter que usar uma fritadeira várias vezes.

O custo das airfryers vs forno

O custo de funcionamento de uma fritadeira, contra a de funcionamento de um forno, dependerá do que estiver a usar para cozinhar – mas, em geral, uma fritadeira de ar é mais rápida e utiliza menos energia.

airfryers estão a ajudar a reduzir a conta da luz! já fez a troca?

Vamos usar as batatas fritas como exemplo porque são um dos alimentos mais comuns.

A fritadeira de ar média utiliza 1700 watts de potência (ou 1,7 kilowatts).

Normalmente, só é necessário cozinhar batatas fritas durante cerca de 15 minutos, o que significa que só utilizamos um quarto dessa energia – 0,425 kilowatt-hora.

Assumindo um custo médio de eletricidade de 0,14 cêntimos por kWh. Isto significa que cozinhar uma porção de batatas fritas na fritadeira custa pouco menos de 6 cêntimos.

airfryers estão a ajudar a reduzir a conta da luz! já fez a troca?

Forno

O forno convencional utiliza cerca de 3000 watts de potência (ou 3 quilowatts).

Normalmente, as batatas fritas têm um tempo de cozedura de cerca de 20 minutos num forno, mas é quando se pré-aquece à temperatura certa. Vamos supor que precisa de ligar o forno durante 25 minutos.

Isto dá uma potência total usada para o forno de 1,25 kilowatt-hora, o que a este custo médio de 14 cêntimos por kilowatt hora, significa que a mesma porção de batatas fritas custa 17,5 cêntimos para cozinhar – quase o triplo do custo.

Vale a pena comprar uma fritadeira sem óleo?

As fritadeiras de ar valem definitivamente a pena comprar. Mas atenção. Olhe para o tipo de comida que gosta de comer e veja se uma fritadeira vai ser capaz de ajudar. Em alguns casos não.

Quanto a custos de eletricidade se utilizar uma fritadeira diariamente, pode poupar algures entre 10 a 15 Euros por ano nas faturas de eletricidade face ao forno.

Mas os benefícios não são apenas económicos. A comida cozinha mais rapidamente, o que pode economizar tempo valioso.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World