Japão faz pouso na Lua: como estão os outros países na corrida espacial?

Quer se manter informado, ter acesso a mais de 60 colunistas e reportagens exclusivas?Assine o Estadão aqui!

A agência espacial japonesa, Jaxa, confirmou nesse sábado, 20, que a sua sonda Slim – módulo de pouso inteligente para investigar a Lua, na sigla em inglês -chegou com sucesso a planície lunar chamada Mar do Néctar, logo ao sul do Mar da Tranquilidade, onde a Apollo 11 pousou em 1969.

De acordo com a Jaxa, o módulo SLIM mostrou ser um projeto eficaz, que poderá pousar não apenas em pequenas áreas de interesse na Lua ainda inexploradas, mas também em outros planetas, como Marte.

japão faz pouso na lua: como estão os outros países na corrida espacial?

A sonda SLIM, que pousou som sucesso na lua, agora traz esperanças para missões de exploração espacial mais detalhadas sobre as condições de vida no satélite da Terra e até em Marte nos próximos anos. Foto: EFE/EPA/JAXA

A entrada do Japão no seleto grupo de países que tiveram sucesso em missões espaciais volta a colocar luz em programa de vários países e empresas privadas que também planejam missões lunares. Se o sucesso deles significa elogios científicos e diplomáticos internacionais e potenciais ganhos políticos internos, o fracasso pode gerar um constrangimento caro e público.

Como está a corrida espacial pela Lua?

Estados Unidos

Depois de 50 anos da missão que colocou os primeiros homens na Lua, a Nasa confirmou que planeja enviar astronautas para voar ao redor da Lua no próximo ano e pouso previsto para 2026. O cronograma era mais ousado, mas teve seu adiamento anunciado nesta semana por questões técnicas.

japão faz pouso na lua: como estão os outros países na corrida espacial?

Lançamento da missão Astrobotic’s Peregrine Mission One feito do Kennedy Space Center, nos Estados Unidos, em janeiro Foto: EFE/EPA/CRISTOBAL HERRERA-ULASHKEVICH

Entre os planos privados de exploração espacial, a empresa americana Astrobotic Technology disse que o seu módulo lunar irá em breve retomar seus testes depois de fracasso recente em uma missão falha da sonda Peregrine, que teve seu lançamento abortado por causa de um vazamento de combustível.

Mesmo assim, as chances americanas de voltarem ao espaço com mais sucesso e volume de passageiros comerciais seguem altas graças a empresas como a SpaceX e Blue Origin, que pretendem priorizar missões tripuladas.

A americana Intuitive Machines planeja lançar seu próprio módulo lunar no próximo mês.

    Índia

    O gigante asiático se tornou no ano passado o primeiro país a pousar uma nave espacial perto do pólo sul da Lua, onde os cientistas acreditam que crateras perpetuamente escurecidas podem conter água congelada. Se confirmada essa hipótese, isso poderia ajudar futuras missões.

    A Índia tem pressionado por um programa espacial desde a década de 1960 e pretende visitar a Estação Espacial Internacional no próximo ano, em colaboração com os Estados Unidos.

    Em 2019, uma falha de software fez com que um módulo de pouso indiano caísse durante sua descida lunar, o que gerou frustração enorme, além de prejuízo de mais de US$ 75 milhões ao programa. Agora, os cientistas indianos disseram que o próximo passo é uma missão lunar tripulada.

    China

    Já a China, que pousou na Lua em 2013 e, no ano passado, lançou uma tripulação de três pessoas para sua estação espacial em órbita, quer colocar astronautas na Lua antes do final da década. Em 2020, uma cápsula chinesa retornou da Lua à Terra com as primeiras amostras frescas de rocha lunar em mais de 40 anos.

    Com sua primeira missão espacial tripulada em 2003, a China se tornou o terceiro país, depois da URSS e dos Estados Unidos, a colocar uma pessoa no espaço. Com ambições espaciais intimamente ligadas à rivalidade com os Estados Unidos, as duas maiores economias do mundo competem pela influência diplomática, política e militar na Ásia e fora dela.

    A China construiu a sua própria estação espacial depois de ter sido excluída da Estação Espacial Internacional, em parte devido às objecções da Casa Branca sobre os laços íntimos do programa espacial chinês com os militares. Os dois países ainda competem nos planos para bases tripuladas permanentes na Lua, o que já gera discussões sobre questões sobre a competição e a cooperação na superfície lunar.

    Rússia

    Já os russos, os primeiros desbravadores do espaço, não colecionam bons históricos em suas ultimas tentativas de retorno. No ano passado, o Luna-25 falhou na sua tentativa de aterrar na mesma área da Lua que a Índia alcançou.

    Os soviéticos lançaram o primeiro satélite no espaço em 1957 e colocaram o primeiro ser humano no espaço em 1961, mas o programa da Rússia tem enfrentado dificuldades desde o colapso da União Soviética em 1991, em meio à corrupção generalizada e às sanções ocidentais. Apesar disso, o país anunciou que pretende realizar outra missão lunar em 2027. / ASSOCIATED PRESS

    OTHER NEWS

    30 minutes ago

    2025 four-star OL Michael Carroll includes Michigan in top 4

    30 minutes ago

    Liverpool fans say sad farewell to 'one of us' Klopp

    30 minutes ago

    Warriors' Stephen Curry Set to Join Elite Group of Scorers

    30 minutes ago

    Bennett Durando: Nuggets vs. Timberwolves: 5 themes to watch for in Game 7 of an odd NBA playoff series

    30 minutes ago

    Messi in starting lineup for Inter Miami's match against DC United

    30 minutes ago

    Piastri penalised for qualifying blue

    30 minutes ago

    Klitschko and Shevchenko laud 'historical' win for Ukrainian Usyk

    30 minutes ago

    Eagles RB Saquon Barkley 'Not a Difference Maker,' Says Insider

    31 minutes ago

    Hundreds of injured, abandoned wildlife being treated at Houston SPCA after storms

    34 minutes ago

    Australian Fashion Week 2024: Daily Mail's acid-tongued showbiz scribe ALI DAHER reveals most bizarre and deluded conversations he overheard at the runway shows

    34 minutes ago

    How to invest in the Ozempic weight loss boom and pile on the financial pounds: Share prices have already risen six-fold, but beware those celebrity endorsements…

    35 minutes ago

    Mariners coach cops two yellow cards in 10 seconds before making one-finger salute to TV cameras

    35 minutes ago

    Chicago mom left waiting hours for help after 911 call for home invasion: ‘We have no units to send you’

    36 minutes ago

    Treasurer Jim Chalmers claims opposition's budget response would punch multi-billion-dollar hole in budget

    37 minutes ago

    National weather forecast for Sunday May 19

    37 minutes ago

    'Real-life elements beyond genetics': An interview with Gila Green

    37 minutes ago

    Eddie Hearn reacts to Tyson Fury’s defeat by Oleksandr Usyk: ‘He was absolutely gone!’

    37 minutes ago

    Saints first-round pick working out at left tackle

    37 minutes ago

    Union shocked SFU ending English, interpretation and translation programs

    39 minutes ago

    Rishi Sunak set to sign off on £10 billion compensation scheme which will 'change the lives' of victims of the infected blood scandal

    39 minutes ago

    TOBIAS ELLWOOD: A chance to honour past heroes and show we can still stand up to tyranny

    39 minutes ago

    Revealed: The seven pensions savings habits that could add £35,000 to your retirement income… every year

    39 minutes ago

    MAIL ON SUNDAY COMMENT: Our enemies will be the first to notice a cut-price D-Day tribute

    39 minutes ago

    Newly trained dentists face being forced to work for the NHS in a bid to populate 'dental deserts' amid shortage of practitioners

    39 minutes ago

    Plant lovers urged to 'embrace' using moss in their gardens as Chelsea Flower Show designer claims plant has a 'sexy, sensual quality that is delightfully velvety to touch'

    39 minutes ago

    How to invest in the Ozempic weight loss boom and pile on the financial pounds: Share prices have already risen six-fold, but beware those celebrity endorsements…

    39 minutes ago

    Lord Ashcroft's former daughter-in-law Jasmine Hartin who shot and killed top cop in Belize 'by accident' during a drinking session before being spared jail finds love with an electrician

    39 minutes ago

    The truth about what happens if you drink more than 14 units of alcohol a week - and how much it shortens your life by (and it's shorter than you think)

    39 minutes ago

    Tory MPs demand review of Bank of England independence

    41 minutes ago

    Chelsea: Reece James will remind everyone how good he is next season, says Mauricio Pochettino

    41 minutes ago

    WNBA opens investigation into Aces players receiving $100,000 sponsorships

    41 minutes ago

    Mobile industry is quietly preparing for the biggest change to your smartphone in a decade — iSIM will hasten the end of SIM cards and allow networks to preload plans on devices

    41 minutes ago

    Chile loses equestrian berth after horse's death

    42 minutes ago

    Rudy Giuliani is served indictment papers at his own birthday party after mocking Arizona attorney general

    43 minutes ago

    China's April retail sales data 'a little bit of a blip,' economist says

    43 minutes ago

    Nadler questions Supreme Court ethics after Alito flag debacle: ‘None of them have clean hands’

    43 minutes ago

    Ex-Manly star Josh Schuster reveals he's the happiest he's been in a long while after losing his $3.2 million NRL contract

    43 minutes ago

    Anthony Edwards confident ahead of Game 7: 'We're a great team'

    43 minutes ago

    Scottie Scheffler finally hit the wall

    43 minutes ago

    Trapped cargo ship Dali will refloat to Baltimore Monday at high tide

    Kênh khám phá trải nghiệm của giới trẻ, thế giới du lịch