O que é o míssil Taurus, desejado pela Ucrânia

Míssil de cruzeiro Taurus KEPD-350 voa a mais de 1.000 km/h a uma altura de apenas 35 metros. É uma das armas mais modernas da Bundeswehr, e chanceler federal alemão reluta em repassá-lo à Ucrânia.

o que é o míssil taurus, desejado pela ucrânia

Míssil de cruzeiro Taurus tem sensores que lhe permitem penetrar em bunkers

O Taurus KEPD-350 é um míssil de cruzeiro lançado do ar, de origem teuto-sueca, fabricado pela empresa Taurus Systems e utilizado pelas Forças Armadas da Alemanha, da Espanha e da Coreia do Sul. A Taurus Systems é uma parceria entre a empresa alemã MBDA Deutschland (antiga LFK) e a sueca Saab Bofors Dynamics.

O Taurus KEPD-350 é um dos sistemas armamentícios mais modernos da Bundeswehr. O míssil guiado de 5 metros de comprimento e 1.360 kg é lançado por aviões de caça e, em seguida, acionado por um motor a jato, encontra ele mesmo seu alvo predeterminado no solo.

Com uma velocidade de até 1.170 km/h (ou seja, um pouco abaixo da velocidade do som), o Taurus voa a uma altitude de apenas cerca de 35 metros, o que o torna quase impossível de ser detectado pelo radar inimigo. Seu alcance é de até 500 quilômetros. Isso permite que os pilotos atinjam alvos a uma grande distância. Eles não precisam necessariamente entrar em espaço aéreo inimigo para lançar o Taurus.

O Taurus é usado contra qual tipo de alvo?

A Força Aérea Alemã fala em “alvos de alto valor” (high value target, na terminologia militar), como bunkers ou postos de comando a partir dos quais as tropas inimigas realizam operações. O Taurus é capaz de superar paredes grossas consecutivas de concreto reforçado. Para isso, o míssil sobe abruptamente pouco antes do alvo e o ataca de cima, num mergulho vertical com alta energia cinética.

o que é o míssil taurus, desejado pela ucrânia

O míssil sobe abruptamente pouco antes do alvo e o ataca de cima

Antes que a ogiva propriamente dita exploda, uma carga moldada explode e faz um buraco na parede do bunker. Por esse buraco penetra o chamado penetrador de metal, que pesa 400 quilos, e que usa sensores para medir a resistência que precisa superar. Isso permite ao Taurus penetrar em vários andares de um bunker antes que a ogiva exploda.

Como o Taurus chega ao seu alvo?

O Taurus usa quatro sistemas de navegação separados para manter o curso. O sistema GPS, baseado em satélite, é protegido contra tentativas de interferência. No que é conhecido como navegação de referência de terreno, o Taurus examina o solo e o compara com dados armazenados anteriormente.

Usando sensores de imagem, o Taurus também pode usar pontes, rios ou cruzamentos de estradas para se orientar. Além disso, o Taurus pode determinar a própria posição ao medir constantemente seu próprio avanço.

o que é o míssil taurus, desejado pela ucrânia

Jatos Eurofighter podem carregar até dois mísseis Taurus

Como a Ucrânia usaria o Taurus?

Os mísseis Taurus dariam à Ucrânia a possibilidade de atacar também posições russas muito atrás da linha de frente. Isso permitiria à Ucrânia destruir rotas de suprimentos e centros de comando dos invasores russos. Em especial, a Ucrânia poderia atingir alvos na Crimeia, o que seria crucial para recuperar seu território.

A Ucrânia já dispõe do Storm Shadow, do Reino Unido, e dos mísseis de cruzeiro Scalp, da França. Ambos são sistemas semelhantes ao Taurus, mas de menor alcance.

Por que o governo alemão reluta?

Com o Taurus, a Ucrânia poderia atacar alvos em território russo. O governo alemão quer evitar isso por temer uma nova escalada na guerra. Por isso sobretudo o chanceler federal Olaf Scholz tem freado o envio de mísseis Taurus

A Rússia repetidamente alertou contra o fornecimento de sistemas de armas como o Taurus ou o ATACMS, dos EUA, para a Ucrânia, apesar de estar, ela mesma, usando mísseis de longo alcance para atacar cidades ucranianas.

Entretanto, dentro dos partidos da coalizão de governo na Alemanha e também entre partes da oposição, há repetidos pedidos para que os mísseis de cruzeiro Taurus sejam enviados à Ucrânia em breve. O argumento é que somente com eles a Ucrânia teria uma chance de se defender dos russos. No entanto, especialistas concordam que esse sistema de armas não causaria uma reviravolta real no andamento da guerra.

Quanto tempo a Alemanha precisa para fornecer o Tautus?

Dos cerca de 600 Taurus no arsenal da Bundeswehr, entre 150 e 300 devem estar operacionais. Os demais teriam que primeiramente serem preparados. O preço unitário é de cerca de 1 milhão de euros.

No entanto, o Taurus teria primeiramente que ser adaptado aos caças da Força Aérea da Ucrânia. Os mísseis Taurus da Bundeswehr foram projetados para uso com os jatos Tornado e Eurofighter.

Autor: Peter Hille

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World