Quais são as estruturas megalíticas mais antigas do mundo?

Stonehenge é, provavelmente, a estrutura megalítica mais famosa do mundo. No entanto, o monumento formado por grandes blocos de pedras de até 5 metros de altura, localizado na Inglaterra, não está entre os mais antigos já descobertos.

Pesquisadores estimam que existam 35 mil megálitos apenas na Europa, a maioria construídos entre o período Neolítico e a Idade do Bronze. As estruturas foram erguidas por povos antigos e funcionavam como templos, observatórios, túmulos e outros tipos de monumentos.

Entre as edificações descobertas, três delas são destacadas pelos especialistas como os monumentos megalíticos mais antigos do mundo. Conheça um pouco mais sobre eles, a seguir.

3. Megálito do Peru

quais são as estruturas megalíticas mais antigas do mundo?

A praça circular fica próxima à cidade de Cajamarca. (Fonte: Science Advances/Reprodução)

O megálito do Peru é mais antigo que as pirâmides do Egito e se ergueu alguns anos antes do famoso monumento britânico. Um estudo divulgado no início de 2024 sugere que a estrutura localizada no sítio arqueológico Callacpuma tenha sido construída nos Andes peruanos há 4.750 anos.

Também conhecida como “Stonehenge do Peru”, a estrutura representa uma praça circular com 18 m de diâmetro e paredes concêntricas formadas por pedras gigantes independentes. A idade dos elementos foi definida via datação por radiocarbono.

Construído no período pré-cerâmico, o monumento provavelmente era utilizado como espaço para a realização de cerimônias e rituais, tendo sido usado com mais frequência de 1800 a.C. a 900 a.C., e entre 900 a.C. a 200 a.C.

2. Nabta Playa

quais são as estruturas megalíticas mais antigas do mundo?

Sítio arqueológico de Nabta Playa. (Fonte: Wikimedia Commons)

Descoberto na década de 1970 durante uma expedição, o megálito de Nabta Playa é considerado o observatório astronômico mais antigo da Terra.

Com aproximadamente 7 mil anos e localizado no norte da África, a cerca de 1.100 km da Grande Pirâmide de Gizé, no Egito, o monumento pode ter sido construído por nômades que o utilizavam para acompanhar o movimento do Sol. O objetivo era prever a chegada das chuvas intensas.

Acredita-se que os nômades visitavam os círculos de pedra da Nabta Playa em épocas específicas para a realização de cultos e celebrar o solstício de verão.

1. Göbekli Tepe

quais são as estruturas megalíticas mais antigas do mundo?

Göbekli Tepe fica na atual Turquia. (Fonte: Getty Images)

A estrutura megalítica mais antiga do mundo fica na atual Turquia. Trata-se de Göbekli Tepe, cuja idade é estimada em 11.500 anos e conta com estruturas circulares nas quais ficam pilares enormes em formato de “T”, alguns deles esculpidos com figuras de animais.

Os padrões geométricos complexos levaram algumas pessoas a acreditar se tratar de um templo pertencente a uma civilização avançada ou de influência alienígena. Porém, os arqueólogos já eliminaram tais possibilidades.

É possível que o megálito de Göbekli Tepe tenha sido erguido por caçadores-coletores antes do surgimento da agricultura. Ainda não está claro o que esses grupos faziam no local, embora haja indícios de rituais.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World