Portugal avança no Mundial de futebol de praia com golo salvador de Léo Martins

O jogador luso-brasileiro, que também tinha inaugurado o marcador, assegurou o triunfo sofrido no jogo da terceira e última jornada do Grupo D. Portugal, campeão mundial em 2001, ainda não sabe quem vai enfrentar nos quartos de final.

portugal avança no mundial de futebol de praia com golo salvador de léo martins

Portugal-Omã

Um golo marcado por Léo Martins a nove segundos do fim lançou esta terça-feira, com dramatismo, a seleção portuguesa de futebol de praia para a vitória por 3-2 sobre Omã e os quartos de final do Mundial de 2024.

O jogador luso-brasileiro, que também tinha inaugurado o marcador, assegurou o triunfo sofrido no jogo da terceira e última jornada do Grupo D, e subiu ao topo da lista de melhores marcadores do torneio, que decorre no Dubai, com sete remates certeiros.

Portugal, campeão mundial em 2001 (ainda sem tutela da FIFA), 2015 e 2019, também ascendeu à liderança do agrupamento, mas deverá regressar ao segundo lugar, quando o Brasil defrontar o México, preparando-se para defrontar nos ‘quartos’ a Bielorrússia, virtual vencedora da ‘poule’ C.

Seleção espera resultado do Brasil para saber adversário

A equipa orientada pelo selecionador Mário Narciso, que antes tinha goleado o México, por 8-2, e perdido com o Brasil, por 3-2, após prolongamento, voltou a apurar-se para a fase a eliminar do Campeonato do Mundo, depois de ter falhado esse objetivo na edição anterior, realizada em 2021.

As duas equipas acusaram o caráter decisivo do encontro, mostrando-se preocupadas, acima de tudo, com a segurança defensiva, mas isso não impediu Bê Martins de acertar no poste da baliza adversária, no lance mais perigoso do primeiro período, que terminou sem golos.

Léo Martins desatou o nó

O impasse foi quebrado aos 16 minutos, pelo ‘inevitável’ Léo Martins, inaugurando o marcador com um desvio oportuno, após um pontapé de bicicleta falhado de Jordan, que, aos 20, acertou em cheio no gesto técnico mais representativo da modalidade, fixando o 2-0 no fim do segundo parcial.

O último período começou com o erro de Bê Martins, que resultou no golo de Abdullah Al Sauti, aos 25 minutos, e poderia ter terminado de forma infeliz para Portugal, quando uma falta de Jordan proporcionou o empate 2-2 a Khalid Al Oraimi, a 24 segundos do fim.

Quase no último suspiro da partida, um canto marcado com precisão por Bê Martins e o sentido de oportunidade de Léo Martins recolocaram a equipa das ‘quinas’ no comando do marcador, que o guarda-redes Pedro Mano — outro dos destaques de Portugal – segurou com uma boa defesa, na derradeira tentativa de Omã.

A seleção portuguesa, que conquistou também uma medalha de prata, em 2005, e três de bronze, em 2008, 2009 e 2011, volta a entrar em ação na quarta-feira, para disputar a partida dos quartos de final do Mundial de 2024, previsivelmente, com a Bielorrússia.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World