Governo pedirá para TCU reexaminar mudança orçamentária em abono salarial

Quer se manter informado, ter acesso a mais de 60 colunistas e reportagens exclusivas?Assine o Estadão aqui!

BRASÍLIA – O governo federal vai pedir ao Tribunal de Contas da União (TCU) um novo exame sobre a decisão tomada pela Corte que altera a sistemática orçamentária de pagamento do abono salarial, segundo apurou o Estadão/Broadcast.

Em acórdão do dia 27 de março, a Corte avaliou que incluir a dotação orçamentária do benefício apenas no Orçamento de dois anos à frente fere os princípios da legislação. A mudança pode trazer impacto bilionário aos cofres públicos da União.

Em março de 2021, o Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) alterou a sistemática de pagamento do abono salarial. Antes, uma parte das despesas eram previstas no ano subsequente ao que foi trabalhado pelo beneficiário e a outra, dois anos à frente. Com a mudança, todas as despesas com abono passaram a ser incluídas no orçamento do segundo ano.

De acordo com o TCU, essa nova interpretação permitiu que R$ 7,4 bilhões em despesas obrigatórias fossem suprimidas do Orçamento de 2021, “uma vez que os recursos seriam utilizados para o pagamento de parte do abono salarial referente ao ano-base de 2020, que, após a alteração, será feito integralmente em 2022?.

governo pedirá para tcu reexaminar mudança orçamentária em abono salarial

Sede do TCU; Foto: Dida Sampaio / Estadão

O entendimento dos técnicos da Corte, acompanhado pelos ministros, é no sentido de que as programações orçamentárias previstas para o pagamento do abono salarial estejam integralmente previstas na Lei Orçamentária Anual (LOA) do ano imediatamente subsequente ao ano-base trabalhado pelo beneficiário, independentemente de serem liquidadas e pagas naquele exercício ou em outros posteriores. O TCU argumenta que os gastos com o benefício são factíveis de serem estimados com antecedência.

A LOA de 2024 reservou R$ 27,8 bilhões para pagamento do abono, referente aos beneficiários que trabalharam no ano de 2022. O acórdão do TCU não especificou, no entanto, como seria o cronograma de ajuste dos gastos com o programa no orçamento. Ou seja, não foi esclarecido se a peça orçamentária deste ano deveria prever os benefícios de 2023 ou se a correção se daria integralmente apenas em 2025.

Na avaliação de integrantes do governo, a decisão do TCU pode ainda ser uma brecha para que o abono salarial seja reformulado, como parte da agenda de revisão de gastos abraçada pelo Ministério do Planejamento – apesar de reconhecerem uma grande resistência à proposta. Há um entendimento entre especialistas de que o programa social é ineficiente e mal focalizado.

O abono salarial é um benefício anual no valor máximo de um salário mínimo destinado aos trabalhadores que recebem até dois mínimos. É preciso, ainda, que os beneficiários tenham exercido atividade remunerada pelo menos durante 30 dias no ano do pagamento e estejam cadastrados há pelo menos cinco anos no Fundo de Participação PIS-Pasep ou no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World