Irlanda do Norte. Católicos ultrapassam protestantes pela primeira vez

irlanda do norte. católicos ultrapassam protestantes pela primeira vez

Os resultados dos censos de 2021 divulgados esta quinta-feira mostram que 45,7 por cento dos habitantes da Irlanda do Norte são de origem católica, enquanto 43,48 por cento têm origem protestante. Este é um marco demográfico num território que contou durante décadas com uma maioria protestante. Estes novos dados poderão ajudar a impulsionar o apoio à separação do Reino Unido e junção à República da Irlanda.

Pela primeira vez desde que há registos, a Irlanda do Norte tem mais habitantes católicos do que protestantes. Os resultados do censo de 2021 divulgados na quinta-feira mostraram que 45,7% dos habitantes são católicos ou de origem católica, em comparação com 43,48% de origem protestante.

No censos anterior, em 2011, registavam-se 45 por cento católicos e 48 por cento protestantes. A mudança demográfica já era expectável, mas poderá ajudar à causa dos irlandeses nacionalistas no país, que apoiam a integração da Irlanda do Norte na República da Irlanda. A Irlanda do Norte fica localizada a nordeste da ilha da Irlanda. Com a divisão administrativa da ilha em 1921 e criação da República da Irlanda -um país maioritariamente católico -, Belfast optou por permanecer no Reino Unido, já que grande parte da população era de origem protestante. Ainda assim, a Irlanda do Norte sempre contou com uma minoria de nacionalistas irlandeses, apoiantes de uma Irlanda independente e unida. Durante várias décadas do século XX, houve mesmo uma segregação informal entre as duas comunidades, com tendência para a discriminação contra os nacionalistas irlandeses e a minoria católica. As tensões acabaram por desencadear um conflito que ficou conhecido como os Troubles, que opôs unionistas britânicos e nacionalistas irlandeses. O conflito estendeu-se por três décadas, provocou mais de três mil mortos e acabou por culminar no Acordo de Sexta-feira Santa, em 1998. Os censos mais recentes tinham vindo a evidenciar uma tendência de inversão, muito devido às taxas de natalidade mais elevadas entre os católicos, que por norma costumam identificar-se como irlandeses. Por outro lado, os protestantes, agora em ligeira desvantagem, tendem a identificar-se como britânicos. Em declarações ao jornal The Guardian, o historiador Diarmaid Ferriter, especialista em história da Irlanda e professor de história moderna irlandesa no University College Dublin, salienta que está é uma mudança que já se esperava “há muito tempo”. “[Os protestantes] já testemunharam a perda da sua supremacia política. A perda de supremacia numérica é outro golpe”, destaca. No entanto, nesta altura, está tudo muito mais baralhado. “O contexto religioso e a identidade política já não se transferem automaticamente para os padrões de votação”, acrescenta o historiador.

Em termos políticos, o apoio aos nacionalistas e aos unionistas ronda os 40 por cento para cada um dos lados, com os restantes 20 por cento dos eleitores a não se identificarem com nenhuma das duas principais correntes.

Nas eleições locais, em maio, o partido nacionalista Sinn Féin – antiga ala política do IRA – ultrapassou pela primeira vez o Partido Democrático Unionista como o maior partido da Irlanda do Norte. As próximas eleições gerais no país estão marcadas para 2025.

Um inquérito à população sobre a identidade nacional no país mostra que continua a haver uma maioria da população a preferir ficar no Reino Unido devido aos benefícios fiscais e ao Sistema Nacional de Saúde britânico, por exemplo.

No entanto, os inquéritos mais recentes, realizados já depois do Brexit, mostram um decréscimo da identidade britânica entre os inquiridos. Há nesta altura 31,8 por cento que dizem sentir-se “apenas britânicos”, quando há dez anos eram 40 por cento.

Nos últimos anos, o acordo de saída do Reino Unido da União Europeia veio colocar barreiras comerciais entre a Irlanda do Norte e o resto do Reino Unido, o que tem levado a apelos crescentes para a realização de um referendo sobre a unidade das Irlandas.

De sublinhar que o Acordo de Sexta-feira Santa permite ao Governo da Irlanda do Norte a marcação de um referendo no país “se lhe parecer provável que uma maioria de eleitores expressará o desejo de que a Irlanda do Norte deixe de fazer parte do Reino Unido”.

News Related

OTHER NEWS

Inapa analisa compra de empresas de embalagem e comunicação visual

Inapa analisar a compra de empresas nos setores das embalagens e da comunicação visual, sobretudo fora de Portugal, que permitam “criar valor através do alargamento quer da presença geográfica, quer ... Read more »

Lula da Silva lidera contagem com 46,15% dos votos nas presidenciais brasileiras

Candidate for the presidency of Brazil Luiz Inacio Lula da Silva tours Sao Paulo São Paulo, 02 out 2022 (Lusa) – O ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, com ... Read more »

Mineiro Alves lidera comissão de acompanhamento do novo aeroporto

© Fornecido por ECO – Economia Online Já está definido o primeiro nome para o processo de escolha do novo aeroporto de Lisboa. Carlos Mineiro Alves vai ser o presidente ... Read more »

O momento com Goucha que mudou a vida de Zé Lopes

“Se escolhesse uma palavra para descrever este último ano, seria crescimento. A todos os níveis”, referiu Zé Lopes. Zé Lopes lembrou um dos seus momentos mais marcantes em televisão, nomeadamente ... Read more »

VÍDEO: confrontos graves entre adeptos do Boavista e Famalicão

VÍDEO: confrontos graves entre adeptos do Boavista e Famalicão Os minutos antes do início do jogo em Famalicão ficaram marcados por confrontos graves na cidade minhota, que deixaram um estabelecimento ... Read more »

CEO da Inapa: “Estamos a recusar encomendas muito grandes por falta de papel”

Diogo Rezende, CEO da Inapa “dificuldade para dar resposta a todas as solicitações dos clientes” e já falhou a resposta a algumas encomendas, sobretudo para “projetos específicos muito grandes”.Em entrevista ... Read more »

João Pedro Sousa: «O nosso trabalho foi emocional»

João Pedro Sousa: «O nosso trabalho foi emocional» João Pedro Sousa, treinador do Famalicão, na sala de imprensa, após vitória por 4-0 frente ao Boavista: «Uma vitória que os jogadores ... Read more »

José Ramalho e Fernando Pimenta campeões do mundo em maratonas K2

Os canoístas conquistaram a sétima medalha para Portugal nos Mundiais de maratonas, que terminaram em Ponte de Lima José Ramalho e Fernando Pimenta campeões do mundo em maratonas K2 Os ... Read more »

Líder do Madem-G15 pede vitória nas legislativas de 18 de dezembro na Guiné-Bissau

Campaign for Legislative Elections in Guinea-Bissau Bissau, 02 out 2022 (Lusa) – O coordenador nacional do Movimento para a Alternância Democrática da Guiné-Bissau (Madem-G15) afirmou hoje que a “hora da ... Read more »

Petit: «Parece que hoje não viemos ao jogo»

Petit: «Parece que hoje não viemos ao jogo» Petit, treinador do Boavista, na sala de imprensa, após derrota por 4-0 frente ao Famalicão: «O que se passou é que perdemos ... Read more »

Famalicão-Boavista, 4-0 (destaques)

Famalicão-Boavista, 4-0 (destaques) FIGURA: Puma Rodriguez (Famalicão) Estreia de sonho a titular de Puma Rodriguez. O avançado do Panamá marcou um golo e fez duas assistências. Depois de desperdiçar de ... Read more »

Apoiantes de Bolsonaro e Lula ficam juntos a ver resultados em Lisboa

Os apoiantes dos candidatos às presidenciais brasileiras Jair Bolsonaro e Lula da Silva acabaram hoje a noite juntos, perto das portas da Faculdade de Direito de Lisboa para verem a ... Read more »

Sporting prepara deslocação a Marselha ainda com cinco baixas

Sporting prepara deslocação a Marselha ainda com cinco baixas Ruben Amorim acelerou este domingo a preparação do Sporting para a deslocação a Marselha, jogo da terceira jornada da fase de ... Read more »

Crise/Energia: WindEurope avisa que plano da UE pode pôr em risco investimentos em renováveis

Parque eólico de Fulgatore, Itália (Foto: EDP Renováveis) A WindEurope alertou hoje para o risco de fuga de investimentos em energias renováveis da Europa para os Estados Unidos, devido ao ... Read more »

O cocktail de maçã e gengibre perfeito para os dias de outono

Só precisa de cinco ingredientes para o fazer. Entre os sabores mais característicos do outono estão, sem dúvida, a maçã e a canela. Fazem uma parelha perfeita em sobremesas, mas ... Read more »

Acidente em Lisboa faz sete feridos

Três dos feridos estão em estado grave. Acidente em Lisboa faz sete feridos Sete pessoas ficaram este domingo feridas, três das quais com gravidade, num acidente que ocorreu na zona ... Read more »

Brasil. Notícia retirada abre debate sobre 'censura' em dia eleitoral

A Associação Nacional de Jornais (ANJ) do Brasil criticou, este domingo, a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que ordenou a retirada de uma notícia sobre a preferência do líder ... Read more »

O 'chapéu' de Gustavo Assunção que fechou a goleada em Famalicão

Médio brasileiro entrou na segunda parte fixou o 4-0 final aos 85 minutos. O Famalicão regressou aos triunfos, este domingo, com uma goleada por 4-0 na receção ao Famalicão. Aos ... Read more »

O golo de Mbappé que garantiu a vitória do PSG ante o Nice

Craque francês saltou do banco para resolver. Kylian Mbappé saltou do banco de suplentes este sábado para resolver o jogo entre PSG e Nice. O craque francês entrou em campo ... Read more »

Observadores falam em votação "tranquila" no Brasil

Consideram que a votação foi “tranquila” e pedem aos políticos e à sociedade brasileira que aguardem os resultados com “calma e respeito”. Observadores falam em votação “tranquila” no Brasil Os ... Read more »

Florentino insiste com a Superliga: “Com as regras do futebol, só teríamos visto Nadal contra Federer três vezes”

Na assembleia geral de sócios do Real Madrid, o presidente do clube espanhol acusou a UEFA de “aumentar a quantidade de jogos entre equipas intranscendentes”, o que “acelera a decadência ... Read more »

Piloto Miguel Ramos vence título Pro-Am do GT World Challenge Europe

A prova final de três horas disputou-se em Barcelona. Imagem de Arquivo. O piloto português Miguel Ramos (McLaren) conquistou este domingo o título Pró-Am do GT World Challenge Europe, cuja ... Read more »

Miguel Oliveira vence Grande Prémio da Tailândia de MotoGP

Piloto português conquista assim a segunda vitória do ano. Miguel Oliveira vence Grande Prémio da Tailândia de MotoGP O piloto português Miguel Oliveira (KTM) venceu hoje o Grande Prémio da ... Read more »

United sofre goleada contra o City com Cristiano Ronaldo no banco

Ao intervalo, o Manchester United já perdia por 4-0. United sofre goleada contra o City com Cristiano Ronaldo no banco O Manchester United sofreu, este domingo, uma goleada no jogo ... Read more »

Marcelo envia condolências ao Presidente da Indonésia pela tragédia após jogo de futebol

O Presidente da República enviou uma mensagem de condolências ao seu homólogo. Marcelo envia condolências ao Presidente da Indonésia pela tragédia após jogo de futebol O Presidente da República, Marcelo ... Read more »

Eleições Brasil. Primeiros números oficiais dão liderança a Bolsonaro sem maioria absoluta

O candidato Jair Bolsonaro lidera a contagem parcial nas eleições presidenciais, com 48,37% dos votos, seguido de 41,37% de Lula da Silva, quando estão contados 1,08% dos votos válidos. Depois, ... Read more »

Famalicão goleia 'europeu' Boavista e soma ao 15.º lugar da I Liga

Vila Nova de Famalicão, Braga, 02 out 2022 (Lusa) – O Famalicão somou hoje o segundo triunfo na I Liga portuguesa de futebol, depois de três derrotas consecutivas, ao golear ... Read more »

Lideranças de Max Verstappen e da Red Bull ainda folgadas apesar dos contratempos em Singapura

Max Verstappen não conseguiu aproveitar o primeiro «match point» para o segundo título na Fórmula 1, mas saiu do GP de Singapura mantendo mais de 100 pontos de avanço no ... Read more »

Osasuna rouba os primeiros pontos ao campeão, em pleno Bernabéu

Osasuna rouba os primeiros pontos ao campeão, em pleno Bernabéu A pausa para as seleções também afetou o líder espanhol, que cedeu os primeiros pontos na Liga Santander. Em pleno ... Read more »

NATO promete à Rússia resposta "firme e unida" em caso de ataque

Jens Stoltenberg diz que a decisão para a adesão rápida da Ucrânia precisa de ser aceite por todos os membros da aliança. NATO promete à Rússia resposta “firme e unida” ... Read more »

Polícia brasileira regista 474 crimes eleitorais, mas votação decorre em clima tranquilo

Brazil prepares for a historic election day São Paulo, Brasil, 02 out 2022 (Lusa) – O Brasil registou 474 crimes eleitorais, segundo último boletim da Polícia Federal divulgado pelo Ministério ... Read more »

A reação de Ten Hag à derrota no dérbi: "Isto é inaceitável..."

Treinador neerlandês desiludido com o resultado no dérbi de Manchester. Erik ten Hag não escondeu a insatisfação, este domingo, após a derrota do Manchester United no reduto do rival Manchester ... Read more »

Clara de Sousa em contagem decrescente para os Globos de Ouro

“Vai ter momentos verdadeiramente únicos”, garantiu a apresentadora da cerimónia. Clara de Sousa já está em contagem decrescente para a gala dos Globos de Ouro, que irá acontecer esta noite. ... Read more »

Garantia para a Infância. O que é? Quem pode pedir? Quanto se recebe?

A Garantia para a Infância, prestação social de combate à pobreza extrema entre crianças e jovens, já começou a ser paga. A Garantia para a Infância, prestação social de combate ... Read more »

Abusos sexuais. Arquidiocese de Braga assume que falhou em proteger as vítimas

Em comunicado, a arquidiocese assumiu que a Igreja Católica falhou no dever de proteger os mais frágeis e vulneráveis, admite que recebeu em 2019 a primeira denúncia de uma vítima ... Read more »

Haaland marcou hat-trick, mas queria mais: «Na segunda parte perdemos»

Haaland marcou hat-trick, mas queria mais: «Na segunda parte perdemos» Erling Haaland fez um hat-trick na goleada do Manchester City ao vizinho do United (6-3), mas não ficou muito satisfeito ... Read more »

Brasil. Ameaças de golpe bolsonarista preocupam a Casa Branca

Ao contrário do que tem sucedido ao longo de várias décadas, a Casa Branca tem dado recentemente vários sinais de considerar mais preocupante um golpe de Estado da direita para ... Read more »

EDP Renováveis inicia construção de parque solar de 240 MW no Texas

Parque solar – EDPR North America Catllemen Solar Park, situado em Milam County, Texas (EUA) é o mais recente projeto de parque de energia solar da EDP Renewables North America ... Read more »

TCU: Auditoria em 540 urnas deve ser finalizada hoje; há 50% mais auditores

O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, disse na tarde deste domingo, 2, à CNN Brasil que a checagem de 540 urnas em auditoria da Corte ... Read more »

Alemanha: Hoffenheim, sem Quaresma, falha assalto ao pódio

Alemanha: Hoffenheim, sem Quaresma, falha assalto ao pódio O Hoffenheim falhou a possibilidade de ascender ao pódio da Liga alemã ao empatar com o Hertha de Berlim (1-1). No Estádio ... Read more »
Breaking thailand news, thai news, thailand news Verified News Story Network